A blasfêmia contra o Espírito!

"Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus... Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro." Mateus 12:28;31-32
Este texto de Mateus 12 é preocupante para qualquer um que teme a Deus. Talvez essas sejam as palavras mais duras de Jesus, pois fala sobre um tipo de pecado que nunca será perdoado "nem neste mundo, nem no vindouro".
Normalmente se diz no meio cristão que não há “pecadinho” nem “pecadão”; bom, não nego que todo o tipo de pecado é um problema, mas esse texto nos mostra sim que há pecados mais graves que outros, e este em especial é gravíssimo.
Muitas teorias têm sido levantadas sobre o que é a blasfêmia contra o Espírito, mas apesar de todas as “explicações” o contexto é muito claro, e está diretamente ligado ao que Jesus estava fazendo, e ao que os fariseus estavam falando.
Jesus veio para desfazer as obras de Satanás, trazendo cura e libertação, trazendo o conhecimento da Lei e manifestando a Graça de Deus em nosso meio, sendo ungido pelo Espírito de Adonai.
Ele mesmo afirma que expulsava demônios pelo Espírito de Deus, e todo o povo se maravilhava e adorava à Deus por isso.
Mas aqueles fariseus, movidos por inveja, ao verem o povo maravilhado pela obra de Jesus, tentaram desqualificar a obra de Jesus, atribuindo aquela obra a demônios.
Quão grave pecado!
Ao rejeitar os sinais e a maravilhosa ação do Espírito Santo, operado por intermédio de Jesus, atribuindo essas mesmas obras ao inimigo, aqueles fariseus rejeitaram o Messias, o Pai e a oportunidade de arrependimento.
O que vamos ver é que a blasfêmia contra o Espírito consiste em denegrir a ação de Deus em nossas vidas, rejeitando a sua Obra em nosso favor. Mas por que alguém cairia em tão perverso pecado?
O que vemos neste relato é que a blasfêmia daqueles fariseus contra o Espírito de Deus foi o último estágio de uma série de pecados.
Antes de cometerem essa blasfêmia, aqueles fariseus haviam colocado os preceitos religiosos acima da misericórdia de Deus. Agiram com legalismo Demonstraram que, para eles, a Lei não tinha o viés de instruir e apresentar a Deus, mas sim de julgar e condenar os atos alheios.
"Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado." Mateus 12:1-2
A religiosidade é mestra em deturpar o ensino, substituindo-o por dogmas. Aqueles fariseus demonstraram sua religiosidade ao colocar o dogma acima do principal da Lei, o AMOR! Jesus combateu o ensino deles dizendo:
"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes." Mateus 12:7
Mesmo sendo alertados, rejeitaram a verdade e usaram de sagacidade para tentar desqualificar o ensino de Jesus.
"E eis que estava ali um homem que tinha uma das mãos atrofiadas; e eles, para poderem acusar a Jesus, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?" Mateus 12:10
Em nenhum momento a Lei de Deus proibia curar no dia de sábado, quem afirmava isso eram os líderes religiosos, que por não entenderem o sábado, criaram dogmas pesados, que transformavam o dia de descanso e deleite em um peso.
Jesus novamente os faz lembrar do principal da Lei, e diz:
"E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados." Mateus 12:11-12
Ainda motivados pela resistência em reconhecer seus erros, entregaram seus corações ao ódio e desejaram matar o Messias.
"Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem." Mateus 12:14
Saindo Jesus do meio deles, operou ainda muitos sinais e maravilhas, cumprindo as profecias e mostrando ser Ele o Messias:
"Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos, e advertiu-lhes que não o dessem a conhecer; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem se ouvirá pelas ruas a sua voz. Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo; e no seu nome os gentios esperarão." Mateus 12:15-21
Mesmo diante de grandes evidências de que estavam errados e de que Jesus é o Messias, aqueles homens mantiveram seus corações endurecidos, e então blasfemaram contra o Espírito, pecando gravemente.
“Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.” Mateus 12:24
Tiago nos ensina que de Deus vem todo o dom perfeito, tudo o que é bom, todos os sentimentos corretos e íntegros, pois Ele é o Pai das luzes:
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17
Paulo corrobora com este ensino, mostrando que todos os “frutos do Espírito” são perfeitos, e concernentes com a Lei de Deus:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23
Ao nos criar, Adonai “soprou” sobre nós seu Espírito, nos fazendo conforme sua Imagem e Semelhança:
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” ... “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 1:27; 2:7
No hebraico a palavra “Ruach” que é traduzido por Espírito significa “sopro”, neste texto então, o que a Torá está nos ensinando é que Adonai deu-nos do seu Espírito (Ruach) dando-nos do “fôlego da vida”, nos fazendo “alma vivente”. Portanto todos os homens possuem uma flâmula de Deus, que dentro de nós clama por Adonai. Esta mesma flâmula nos leva a reconhecer e distinguir os caminhos bons e maus, e desejar as coisas excelentes.
Paulo nos faz recordar disso ao ensinar que:
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10
Adonai nos criou de maneira peculiar, colocando em nós seu Espírito, para que vivêssemos em boas obras, andando corretamente, conforme o ensino correto da Lei, manifestando os frutos do Espírito de Adonai.
Blasfemar contra o Espírito, denegrindo aquilo de mais legitimo temos de Adonai, que segundo as palavras do Messias é quem nos conduz em “toda a Verdade”, é o ato mais vil de um coração que caminha para a destruição.
Devemos estar atentos para com aquilo que há em nosso coração!
Deus age de várias maneiras, de várias formas, chamando o homem ao arrependimento, oferecendo seu perdão. Mas se o homem rejeita ao ponto de blasfemar contra o Espírito, já não lhe resta esperança.
Mas este pecado também pode ser cometido por aqueles que um dia se arrependeram de seus pecados. Caso aquele que tenha experimentado das benesses do Espírito de Deus, tenha conhecido e vivenciado o poder restaurador de Adonai, e depois tenha rejeitado a Deus, a Salvação conquistada por Jesus na cruz, não há como ser restaurado, pois isso também é uma blasfêmia contra o Espírito.
"Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério." Hebreus 6:4-6
Por isso, todos nós devemos fugir da religiosidade que nos cega, devemos estar atentos à exortação de Deus, mantendo o coração sempre arrependido e disposto à obediência. Devemos manter a humildade e a misericórdia em nossos corações e ter o temor de Deus, glorificando-O por todas as suas excelentes Obras.

Que Deus nos abençoe!

Comentários