O
anti-semitismo é caracterizado pela rejeição à Israel como o povo eleito de
Deus.
Desde os
primeiros séculos a comunidade dos discípulos de Jesus tem sido influenciada
por esse pensamento.
As
explicações para a origem do anti-semitismo são várias, desde a alegação de que
a inimizade partiu dos judeus, até a alegação de uma compreensão mais
"profunda" da revelação de Deus.
A verdade é
que o cristianismo (como instituição) nasceu baseado na tese de que seria a
substituição de Israel no plano divino.
Esta premissa
conduziu o cristianismo à deturpação dos ensinos apostólicos, do ensino de
Jesus, do ensino dos profetas, e a rejeição à Torá.
Já no século
II comunidades cristãs começaram a realizar reuniões aos domingos para fazer
oposição ao Shabat judaico. O papa Victor II mudou a data da celebração da
Páscoa cristã com o mesmo propósito de rivalizar e suplantar a celebração da
Pessach judaica. No século IV João Crisóstomo escreveu suas seis homilias
incentivando cristãos a queimarem as sinagogas dos judeus.
"Nós
observamos o dia exato, sem tirar nem por. Pois na Ásia grandes luminares
também caíram no sono [morreram], do qual devem despertar novamente no dia da
volta do Senhor, quando ele virá em toda sua glória do céu e irá procurar por
todos os santos. Dentre eles estão Filipe, um dos doze apóstolos e que dormiu
em Hierápolis, suas duas filhas virgens e idosas, e outra filha, que viveu no
Espírito Santo e que agora descansa em Éfeso. E, adicionalmente, João, que foi
tanto uma testemunha quanto um
professor, que se deitou no peito do Senhor e, sendo um padre, vestiu a placa
sacerdotal. Ele também caiu no sono em Éfeso. E Policarpo, que foi bispo e
mártir; e Tráseas, bispo e mártir de Eumênia, que dormiu em Esmirna. Por
precisaria eu mencionar o bispo e mártir Sagaris, que se deitou em Laodiceia,
ou o abençoado Papírio ou Melito, que viviam juntos no Espírito Santo, que
repousa em Sardes, esperando o episcopado do céu, quando ele se levantará dos
mortos? Todos estes observavam o décimo-quarto dia da Páscoa judaica de acordo
com o evangelho, não desviando em nenhum aspecto, mas segundo a regra de fé. E
eu também, Polícrates, o menos importante de todos, faço de acordo com a
tradição de meus pais, alguns dos quais eu segui muito de perto. Pois sete
deles foram bispos e eu sou o oitavo. E meus parentes sempre observaram o dia
que as pessoas separavam o fermento. Eu, portanto, irmãos, que vivi sessenta e
cinco anos no Senhor e encontrei com irmãos em todo o mundo, e que já li todas
as escrituras, não me assusto fácil com palavras terríveis. Pois os que são
maiores que eu disseram 'Nós devemos obedecer a Deus ao invés dos homens...' Eu
poderia mencionar bispos que estavam presentes, que eu mesmo convoquei a seu
pedido, cujos nomes eu deveria escrever e que certamente seriam uma multidão. E
eles, admirando minha pequeneza, consentiram com esta carta, sabendo que eu não
porto esses cabelos brancos em vão e sempre governei minha vida pelo Senhor
Jesus." - Polícrates de Éfeso
A
historiografia eclesiástica passou a desprezar as comunidades judaicas que
criam em Jesus como o Messias de Israel, de forma que não encontramos na
historiografia eclesiástica nenhuma informação sobre os Ebionitas e os
Nazarenos, a não ser as acusações que os padres católicos levantaram contra
essas comunidades.
Não
diferente, em nenhum dos concílios realizados pela igreja católica, foram
convocados bispos judeus de comunidades que criam em Jesus.
Contudo,
sabemos historicamente, graças à arqueologia, que tais comunidades existiram e
eram expressivas até o século V, entre essas descobertas temos as ruínas da
sinagoga de Carfanaum e da sinagoga de Hebrom, ambas com inscrições e selos
característicos que comprovam serem comunidades messiânicas.
O distanciamento
de Israel conduziu a igreja a um período de escuridão espiritual, e até hoje
boa parte do mundo cristão insiste em manter o anti-semitismo.
Precisamos
urgentemente resgatar o ensino apostólico sobre a relação entre a Igreja e
Israel:
Pergunto, pois: Acaso
Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita,
descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.
Deus não rejeitou
o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a
Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?
"Senhor,
mataram os teus profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou,
e agora estão procurando matar-me".
E qual foi a
resposta divina?
"Reservei
para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal".
Assim, hoje também
há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais
pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.
Que dizer então?
Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os
demais foram endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu um espírito de
atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de
hoje".
E Davi diz:
"Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e
retribuição para eles. Escurençam-se os seus olhos, para que não consigam ver,
e suas costas fiquem encurvadas para sempre".
Novamente
pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao
contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para
provocar ciúme em Israel.
Mas se a
transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza
para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!
Estou falando a
vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu
ministério, na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu
próprio povo e salvar alguns deles.
Pois se a rejeição
deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre
os mortos[Ressurreição]?
Se é santa a parte
da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a
raiz é santa, os ramos também o serão.
Se alguns ramos
foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e
agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira, não se glorie contra
esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz
a você.
Então você dirá:
"Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado".
Está certo. Eles,
porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se
orgulhe, mas tema.
Pois se Deus não
poupou os ramos naturais, também não poupará você.
Portanto,
considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que
caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De
outra forma, você também será cortado.
E quanto a eles,
se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de
enxertá-los outra vez.
Afinal de contas,
se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural,
foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos
naturais em sua própria oliveira?
Irmãos, não quero
que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel
experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos
gentios.
E assim todo o
Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que
desviará de Jacó a impiedade.
E esta é a minha
aliança com eles quando eu remover os seus pecados".
Quanto ao
evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são
amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são
irrevogáveis.
Assim como vocês,
que antes eram desobedientes a Deus, mas agora receberam misericórdia, graças à
desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim
de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com
vocês.
Pois Deus colocou
todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos.
Ó profundidade da
riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus
juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem
conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem
primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele
e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.
Romanos
11 - NVI
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