O Reino dos Céus

"Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." Mateus 11:11-15

 

 

Todas as vezes que Jesus usou esta expressão: "quem tem ouvidos para ouvir, ouça" indica que Jesus passou uma mensagem em oculto.

 

Não era em todos os momentos que Jesus falava abertamente, devido à oposição de seus inimigos, para que seus acusadores não torcessem suas palavras.

 

Este texto de Mateus 11 é uma dessas falas de Jesus.

 

Os discípulos de João haviam sidos enviados até Jesus com uma pergunta: "Jesus, tú és aquele que haveria de vir ou havemos de esperar outro?".

 

Após responder aos discípulos de João, e estes saírem para levar a resposta, Jesus começou a indagar aos seus seguidores sobre quem era João o batista.

 

Durante todo o seu ministério, João declarou que; o que viria após ele traria consigo o Reino dos Céus, portanto todos deveriam se arrepender de seus pecados, e voltar a praticar a justiça.

 

Quando João viu a Jesus ele disse: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"!

 

Para quem conhecia as profecias, o Messias viria para redimir o povo de Israel através de seus sofrimentos, e restaurar a nação de Israel, trazendo o Reino de Deus ao seu povo.

 

É muito importante entendermos que os profetas sempre declararam que o Reino de Deus viria a Israel.

 

Israel é a nação sacerdotal, povo escolhido, propriedade peculiar. As alianças e promessas foram feitas à Israel, e por meio de Israel o Nome do Senhor seria conhecida em toda a terra. E segundo Paulo, os decretos de Deus são irrevogáveis (Rm 11:29).

 

Assim, a expectativa messiânica concernente ao Reino de Deus na terra passava pela restauração do reino de Israel. Essa expectativa era viva no coração e na mente dos apóstolos de Jesus, como vemos no livro de Atos:

 

"Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?" Atos 1:6

 

"E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas, conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

Atos 15:15-18

 

Quando Jesus afirma que "dentre os nascidos de mulher, o maior deles é João", Jesus está afirmando que de todos os profetas, João foi o mais importante, pelo simples motivo de que João fora aquele que anunciara a vinda do Reino; Jesus.

 

Quando Jesus começou seu ministério ele disse: "E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 3:2

 

Jesus é aquele que veio para implantar o Reino dos Céus!

 

Através de sua morte, a expiação do pecado foi realizada, e após a sua ressurreição, o Espírito de Adonai foi derramado sobre os homens que nEle creram.

 

Assim, por meio de Jesus Cristo, o Reino de Deus é implantado no interior daquele que crê em Cristo, implantando no coração do crente a Lei de Deus, conduzindo o homem fiel à santificação, transformando-os em embaixadores do Reino.

 

Por isso Jesus disse que "o menor do Reino será maior que João", pois o "menor do Reino" tem experimentado em sua vida aquilo que ninguém antes de João experimentara: o Espírito Santo habitando no crente.

 

Mas Jesus também lança um alerta dizendo:

 

"desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele".

 

Desde os dias de João, o Reino dos Céus tem sido perseguido, ultrajado e violentado.

 

Jesus foi rejeitado pela liderança da nação que deveria receber o reino, os primeiros discípulos foram perseguidos e mortos, homens profanos infiltraram na igreja para ensinar heresias, e até hoje pessoas são perseguidas e mortas por causa da sua fé no Messias de Israel.

 

Paulo mesmo destaca:

 

"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." 2 Timóteo 3:12

 

Mas porque diante deste cenário Jesus diz: "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João"?

 

Tanto a Torá como os Profetas anunciaram aquilo que João apontou. A Torá anunciou sobre a vinda do Reino, e os profetas apontaram para o Messias de Israel.

 

O que Jesus está destacando é que Ele é o Messias anunciado por João, pelos Profetas e pela Torá.

 

E é justamente por causa disto que o Reino tem sido perseguido. Aqueles que fazem parte do Reino dos Céus andam na Lei deste reino, e sua esperança está no que foi anunciado pelos Profetas sobre o Reino.

 

E por causa da Justiça do Reino é que os súditos do Reino são perseguidos, como Jesus mesmo havia dito anteriormente:

 

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da JUSTIÇA, porque deles é o reino dos céus;" Mateus 5:10

 

Mas não podemos nos esquecer de outra grande violência que tem sido feita contra o Reino.

 

É fato que a liderança de Israel do primeiro século rejeitou ao Messias, e por isso Jerusalém foi tomada em 70d.C. e os judeus foram dispersos.

 

Mas logo nos primeiros séculos, surgiu no meio da igreja pessoas que disseminaram o anti-semitismo, acusando Israel de terem assassinado a Jesus, e provocando uma ruptura entre Israel e a Igreja.

 

Na história vamos ver vários momentos em que os que se diziam "cristãos" perseguiram e mataram judeus.

 

O anti-semitismo é uma grande violência para o Reino, pois as profecias apontam que a implantação do Reino passa pela Restauração de Israel.

 

Jesus é o Messias, e é Ele quem implantará o Reino, e Ele disse que isso acontecerá quando ouvir Israel clamar:

 

"Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor." Mateus 23:39

 

Mas o que fazer diante deste cenário que Jesus alertou?

 

Devemos voltar para o texto que Jesus estava citando, em Malaquias, e ver ali o que Adonai tem orientado para nós:

 

"Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos." Malaquias 4:4

"Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve." Malaquias 3:18

 

Se nós temos crido no Messias de Israel e recebido do seu Espírito, devemos agir como embaixadores do Reino, aplicando em nossas vidas as Leis do Reino.

 

Sabendo que um dia a Justiça imperará, e a Torá sairá de Sião para toda a terra. Como está escrito:

 

"E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor." Isaías 2:3

 

E oremos por Israel, para que os judeus conheçam ao seu Messias, e que venha o tão esperado Reino.



#ReinoDosCéus 

#ReinoDeCristo 

#Justiça 

#Yeshua 

#Restauração

Comentários