Qual a motivação da obediência?

Em Levíticos 11 a Torá trás orientações sobre determinados tipos de animais, cujas carnes não devemos usar como alimento.
O intrigante é que Adonai não dá nenhuma explicação sobre o porquê desta proibição.
E mais intrigante ainda é que, a condenação para quem comesse este tipo de carne era apenas ficar impuro até à tarde.
Não era necessário nenhum tipo de sacrifício ou cerimonial de purificação para quem comesse carne de porco por exemplo.
Os rabinos classificam este mandamento de Levíticos 11, e outros que da mesma forma não entendemos o porquê da proibição, como mandamentos suprarracionais, ou seja, são mandamentos que estão acima da nossa capacidade de compreensão.
Com estes mandamentos suprarracionais aprendemos um grande princípio da Torá.
É muito fácil para nós obedecermos ao mandamento "não assassinarás". Pois facilmente compreendemos que tirar a vida de outra pessoa não é algo bom.
Também não temos muitas dificuldades em compreender que a mentira é má, ou que a cobiça é prejudicial.
No século 19 surgiu o niilismo positivo, um pensamento propagado pelo filósofo ateu Friedrich Nietzsche.
Segundo este pensamento, considerando que Deus não existe, e por consequência nenhum padrão de bem ou mau, os homens devem procurar realizar o bem unicamente pelas consequências benéficas que as boas práticas trazem.
Este pensamento ateísta confirma que é muito fácil para nós compreendermos os benefícios advindos da prática de certos aspectos da Torá. Mesmo para aqueles que sequer creem em Deus.
Mas a obediência aos mandamentos suprarracionais exige de nós algo muito superior à simples compreensão do mandamento e seu efeito prático.
Com isso quero dizer que, ao obedecermos a vários mandamentos da Torá, podemos estar obedecendo apenas aquilo que racionalmente estamos aprovando.
Mas a obediência aos mandamentos suprarracionais exige que nossa razão se submeta àquilo que não compreendemos. É exigido maior fé na autoridade das Escrituras, já que a nossa razão não a alcança.
Com isso aprendemos um grande princípio da Torá.
A verdadeira obediência é aquela que nasce de um coração sujeito à Adonai. Por isso devemos estar atentos se nossa obediência tem sido fruto de um coração sujeito a Deus.
Adonai está atento ao nosso coração, por isso Ele mesmo ordena:

"Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz." Deuteronômio 10:16

Nunca foi de sacrifícios que Deus se agradou, mas um coração contrito e quebrantado Adonai nunca desprezará.
Por isso o sábio disse:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

Que o Eterno nos abençoe e transforme nossos corações.


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