Deus fez pessoas para a Salvação e outras para condenação?


“Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso?
E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?” Romanos 9:20-24.
O calvinismo tem usado o texto acima para sustentar a doutrina da "eleição incondicional". Segundo a qual Deus teria escolhido apenas algumas pessoas para salvação eterna, e destinado todo o resto ao castigo eterno.
Mas será que era exatamente isso que Paulo tinha em mente quando escreveu essas palavras?
Devemos antes de tudo entender que Paulo era um rabino fariseu, ensinando a respeito do propósito de Adonai para com seu povo Israel, mesmo diante da rejeição de Israel ao Messias Jesus.
Isso é muito relevante, pois quando um rabino deseja trazer a seus discípulos verdades das Escrituras, ele costuma citar ou o início de um texto apenas, ou citar apenas a ideia central que o texto aponta.
E em Romanos 9 encontramos muitas citações. Tentar entender o que Paulo diz sem considerar as citações de Paulo é cair em erros.
Antes de dizer que Adonai, em sua soberania, construiu vasos para honra e vasos para desonra, Paulo afirmou:
“Porque diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia.” Romanos 9:15-16
Paulo cita a Torá, no momento em que Adonai aparece a Moisés após o pecado do bezerro de ouro.
Neste ponto Moisés havia se oferecido como propiciação pelo pecado do povo, mas Adonai rejeita essa idéia, e anuncia que enviaria seu "Anjo", e no tempo determinado visitaria o pecado de seu povo.
O contexto em que Paulo cita a Torá é que Adonai julga usar de misericórdia a quem ele julgar justo usar de misericórdia.
Paulo já havia sustentado essa premissa ao dizer que Adonai encerrou a todos debaixo do pecado, para com todos usar de Misericórdia.
O principal ponto de Paulo com o judaísmo de sua época era justamente a justificação pela graça e não pelo esforço pessoal em obedecer a Torá, o que incidia principalmente sobre os gentios crentes como um grande problema, visto que os gentios que criam em Jesus ainda mau conheciam a Torá.
Impor a obediência à Torá como necessária a Salvação era o grande problema que Paulo combateu desde o concílio em Jerusalém.
E aqui em Romanos 9 Paulo está a lidar com o pior problema que Israel como nação estava enfrentando: a rejeição ao Messias.
Por isso Paulo reforça, que não depende do que quer, ou do esforço individual, mas de Adonai conceder ou não a sua Misericórdia.
E é neste contexto que rabino Shaul diz que Adonai fez vasos para honra e vasos para desonra.
Como um bom rabino, Paulo (Shaul) resgata na mente de seus ouvintes, a doutrina estabelecida através do profeta Jeremias:
A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo:
“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas.
Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação, e acerca dum reino, para arrancar, para derribar e para destruir, e se aquela nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que intentava fazer-lhe.
E se em qualquer tempo eu falar acerca duma nação e acerca dum reino, para edificar e para plantar, se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que lhe intentava fazer.
Ora pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o senhor: Eis que estou forjando mal contra vós, e projeto um plano contra vós; convertei-vos pois agora cada um do seu mau caminho, e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.” Jeremias 18:1-11
A admoestação de Paulo com relação a Israel era: Não pode Adonai da mesma massa (nação de Israel) fazer vasos para uso honroso e vasos para uso desonroso?
Da mesma forma como lá em Jeremias Adonai estava construindo sobre Israel planos de paz e bênção, mas devido à rebeldia de Israel, Adonai agora estava arquitetando o mau contra seu povo, agora, nos dias de Paulo, Adonai estava levantando vasos de honra (judeus crentes no Messias) e vasos para desonra (judeus descrentes).
Nada tem a ver com Salvação pessoal, mas no que Adonai estava arquitetando sobre seu povo.
O próprio Paulo, sendo um judeu crente, teve sua memória abençoada, e até hoje é reconhecido como um grande servo de Adonai.
Ao mesmo tempo, grandes figuras do judaísmo do primeiro século, como os sacerdotes Anás, Caifas, Hananias, são exemplos de pessoas que não serviram a Adonai, mesmo nas literaturas judaicas. Eles são até hoje vistos como vasos de desonra.
Paulo não está dizendo que Adonai constituiu pessoas para honra e pessoas para desonra, mas que, conforme o seu juízo soberano, usa de Misericórdia com aqueles a quem julga merecedores de Misericórdia, e endurece e entrega a obstinação a quem julga necessário fazer.
Mas não pense que, ao endurecer corações, ou construir planos de mau e destruição sobre os rebeldes, Adonai está destinando essas pessoas ao inferno. Não, ao contrário disso, Adonai está dando talvez a última chance de arrependimento, como disse a Jeremias:
“Ora pois, fala agora aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, dizendo: Assim diz o senhor: Eis que estou forjando mal contra vós, e projeto um plano contra vós; convertei-vos pois agora cada um do seu mau caminho, e emendai os vossos caminhos e as vossas ações.” Jeremias, 18:11
Que possamos banir de nosso coração toda a rebeldia, e sujeitemo-nos a Adonai, para alcançar dele a Misericórdia, e sermos construídos vasos de honra ao seu glorioso Nome.


Comentários