Toda a terra está cheia de sua Glória!

"E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; a terra toda está cheia da sua glória." Isaías 6:3

A maior declaração de Santidade do Eterno está na visão do profeta Isaías, que viu Adonai assentado sobre um alto e sublime trono.

Nesta visão maravilhosa os serafins proclamam que "toda a terra está cheia de sua glória".

Infelizmente, nossa percepção sobre a palavra "glória" nos impede de compreender esta passagem de forma mais profunda.

Quando falamos em "glória", nossa mente é remetida a imagens de resplendor, de uma forte luz emanada, ou de uma exultação.

No entanto, a palavra no hebraico para glória é "kavod", que significa "peso". Neste sentido, além daquilo que nossa imaginação nos aponta, a palavra "glória" está a referir-se à importância, relevância, honra elevada, dignidade, soberania.

Além disto, é consenso entre os rabinos que, quando as Escrituras falam da Glória de Deus, está a falar de sua Essência, Sua Soberana Vontade.

Com isso, a declaração dos Serafins está a dizer que, toda a terra está sujeita à Vontade Soberana do Eterno.

Devemos entender isso em dois aspectos. Primeiro, que tudo que existe foi criado pela sua Vontade. No relato da criação em Gênesis encontramos a expressão: "E viu Deus que era bom". Essa palavra "bom" refere-se a conformidade do que foi feito com a Vontade daquele que criou.

Portanto, se tudo o que existe foi criado perfeitamente dentro da Vontade do Eterno, esta criação é também reflexo de sua "Kavod" (glória).

Segundo que, todas as coisas estão debaixo do domínio de sua Vontade.

Mas como aceitar que todas as coisas estão sob o domínio de sua Vontade se os homens não cumprem esta Vontade?

A verdade é que mesmo que o homem desobedeça ao Eterno, ele não consegue fugir do alcance da Vontade do Eterno. E essa Vontade consiste em retribuir os homens conforme suas obras.

A Torá nos ensina que o Eterno propõe a nós dois caminhos, o caminho da bênção e o caminho da maldição. Ambos os caminhos são propostos pelo Eterno, e fazem parte de sua Vontade.

O caminho da bênção é trilhado por aqueles que obedecem a Deus, e o caminho da maldição é trilhado por aqueles que desobedecem aos mandamentos do Eterno.

Por isso o Eterno alerta:

"O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência," Deuteronômio 30:19.

Aqui há um mistério que precisa ser compreendido. O Eterno diz que "HOJE" põe testemunhas sobre sua determinação entre a bênção e a maldição, e em outro momento diz:

"Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Quem dera que HOJE ouvísseis a sua voz: Não endureçais o vosso coração" Salmos 95:7-8a.

Por quê o Eterno fala tanto a respeito deste momento "hoje"?

O "hoje" denota aquilo que é atual, o que faz parte daquilo que é. "Ontem" remete-se ao passado, a aquilo que foi. Mas "hoje" é aquilo que ainda não passou.

Por isso em Deuteronômio 30 o Eterno fala "hoje", porque se acaso você estiver hoje em desobediência, você pode arrepender-se de seus pecados, e mudar seu estado para o estado de obediência e vida.

Do mesmo modo que, se você que está em obediência, mudar e passar a viver em desobediência, você estará caindo em maldição e morte.

Por isso encontramos o Eterno declarando ao profeta Ezequiel:

"Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou viverá.
Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá." Ezequiel 18:21-24

A Graça de Deus, através de Yeshua, pode perdoar seus pecados, e te colocar em posição de obediência, se de fato desejar viver em obediência. Mas se você insistir em viver em rebeldia ao Eterno, Ele é soberano, e a Vontade dEle será executada em sua vida, pois "toda a terra está cheia da sua Glória".


Que o Eterno encontre em nós hoje, um coração quebrantado e fiel à Ele.


Comentários