Salvação e Vida Eterna.


Certa vez Yeshua foi questionado por um jovem: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? " Lucas 18:18.

A resposta de Yeshua foi simples e direta: "Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’" Lucas 18:20.

O jovem ainda retrucou: "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência" (Lucas 18:21). No que Yeshua disse: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me" Lucas 18:22.

Aquele jovem sai da presença de Yeshua envergonhado, pois tinha muitos bens, e não conseguiu se desprender das riquezas deste mundo para seguir a Yeshua.

De fato ele gabou-se de obedecer aos mandamentos desde a juventude, mas a resposta de Yeshua demonstrou que ele não estava de fato guardando a Torá, pois a Torá ordena:

"Pois nunca deixará de haver pobre na terra; pelo que te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra." Deuteronômio 15:11.

Porém, anos após este acontecimento, rabino Shaul (apóstolo Paulo),escrevendo sua carta aos Efésios, afirma categoricamente: "Porque pela GRAÇA sois salvos, por MEIO DA FÉ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. NÃO VEM DAS OBRAS, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8,9.

Será que há uma divergência entre as opiniões de Yeshua e Shaul? Yeshua afirmou que para entrar na Vida Eterna, aquele jovem deveria pautar sua vida de acordo com os mandamentos da Torá. Já Shaul afirma que a Salvação é pela GRAÇA, sendo um dom do Eterno, e não conquistada por esforço humano.

Eu digo para você que não há qualquer contradição nestes dois discursos. O problema está em como temos entendido o que é Salvação, e o que é Vida Eterna.

O jovem perguntou para Yeshua sobre como entrar na Vida Eterna, e precisamos entender bem essa pergunta.

A preocupação daquele jovem era entrar no Reino de Deus. E a resposta de Yeshua foi concernente a isso. Entrar no Reino de Deus consiste em fazer parte do Reino sobre o qual Yeshua é o Rei, e sobre o qual a Torá é a Lei.

Basta olharmos os profetas e veremos que no Reino Eterno, todas as pessoas conhecerão e obedecerão a Torá. Jeremias diz que não haverá nenhuma necessidade de ensinar cada um a seu irmão dizendo: conheça a Deus, pois todos conhecerão o Eterno. Diz ainda que a Torá será escrita no coração e na mente de todos os que fazem parte da Nova Aliança.

Portanto, para fazer parte do Reino do Eterno, é necessário aceitar e procurar obedecer as Leis do Reino. A resposta de Yeshua foi: Se você quer fazer parte do Reino Vindouro, obedeça aos mandamentos.

Ninguém que despreza a Torá, que vive em iniqüidade (anomia = viver sem lei) terá parte no mundo vindouro. O próprio rabino Shaul alertou sobre isso:

"Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." 1 Coríntios 6:10.

Por isso, para todos os que desejam servir ao Eterno, a Torá deve ter um papel de muita relevância, pois e ela quem instrui o servo de Deus quanto à vida em conformidade com as Leis do Reino de Deus.

Já a Salvação é outra coisa. A Salvação é fruto da Graça do Eterno.

Quando erramos contra Deus, desobedecendo a seus mandamentos, nos distanciamos de Deus, e nos fazemos culpados. Mas a Graça do Eterno nos perdoa, e nos coloca de volta no caminho em direção ao Reino Eterno.

Salvação está ligada ao perdão, ligada à expiação do pecado, ligada a ação sobrenatural do Eterno em nós, nos concedendo aquilo que precisamos para vivermos em conformidade com sua Torá.

Todos nós necessitamos de Salvação, pois todos nós cometemos pecados. Por isso Yeshua veio! Para nos resgatar de nossos pecados, nos permitindo ter esperança, desde que nos arrependamos e desejamos viver em comunhão com Ele.

Uma vez salvos, caminhamos rumo à Vida Eterna, através da obediência aos mandamentos do Eterno, sendo bênção, sal e luz em meio a nossa geração.

Assim, a Salvação é a Graça de Deus que perdoa nossos pecados e nos coloca no caminho. Sendo salvos, perseveramos no caminho, rumo à recompensa: a Vida Eterna.

Que o Eterno nos abençoe.

Comentários

  1. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
    Efésios 2:8,9
    Sabendo-se, que Jesus, em Mateus 25:31 a 44, nos revelou a Salvação Pelas Boas Obras e a Condenação pela falta delas, e que em Efésios 2:10, o verso seguinte ao colocado acima, Paulo exalta as boas obras, e no verso em Efésios 2:8-9 não fala de boas obras, mas das obras, das ordenanças antigas vividas pelos judeus até João Batista, tal como as obras dos sacrifícios de animais nos templos, a obrigatoriedade da Circuncisão, a lei da morte a pedradas e por aí afora, OBRAS ESSAS QUE NÃO TIVERAM LUGAR NO EVANGELHO, pois vigoraram somente até João Batista (Lucas 16:16)
    Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário