Torá e Fé

Muito se fala da fé de Abraão, e de fato lhe faz jus o título de "pai da fé". Ele creu no Único Deus numa terra de muitos deuses (Ur dos caldeus). No tempo em que as nações estavam entregues à idolatria, ele se levantou como um arauto, anunciando a fé no Deus Criador e a sua Justiça.

 

Mas pouco se fala dos efeitos da fé de Abraão em sua vida prática. E ninguém menos que o próprio Eterno dá testemunho a respeito disso:

 

"porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos (mitsvotai), os meus estatutos (chukitai) e as minhas leis (toratai)".Gênesis 26:5

 

O texto em hebraico trás algumas nuance que nos dão um bom panorama sobre como a fé de Abraão afetou sua vida prática. O texto diz que Abraão guardou as mitsvot, os chukot (lê-se 'ch' com som de 'rr') e a torah do Eterno.

 

Mitsvot são mandamentos morais, racionais e lógicos. São aqueles mandamentos do Eterno que facilmente podemos identificar como moralmente corretos e benéficos, como por exemplo: "Não assassinarás", "Não furtarás".

 

Chukot são diferentes, são mandamentos que na maioria das vezes não conseguimos compreender na totalidade o porquê o Eterno nos ordena. São chamados de mandamentos "suprarracionais", por estarem acima de nossa capacidade de compreensão. Um bom exemplo deste tipo de mandamento são as leis dietéticas de Leviticos 11.

 

Torah, ao contrário da tradução convencional, não significa exatamente lei, mas instrução. É o ensino do Eterno a nós através dos diversos tipos de mandamentos, que nos capacitam a ter uma compreensão maior do mundo atual e do mundo vindouro.

 

Em outras palavras o Eterno está dizendo a Isaque, que seu pai Abraão viveu uma vida de fidelidade ao Eterno, buscou obedecer a Vontade de Deus em tudo o que havia sido ordenado, sejam através de mandamentos morais e inteligíveis, sejam mandamentos suprarracionais, sejam ensinos.  

 

Essa é a realidade que se espera de todo aquele que deseja servir ao Eterno, uma vida de fidelidade a Deus em tudo o que Ele tem nos ordenado. Não existe fé sem fidelidade.

 

Outro detalhe interessante que aprendemos neste texto é sobre a Torah. Sabemos que a Torah consiste nos cinco primeiros livros da bíblia escritos por Moisés. E sabemos que Moisés os escreveu muitos anos após Abraão ter vivido.

 

Como o Eterno diz que Abraão guardou sua Torah (Toratai), se a Torah não havia ainda sido escrita?

 

A Torah (instrução) do Eterno sempre existiu, e foi sendo revelada a Abraão conforme ele crescia no conhecimento do Eterno, e conforme ele foi tendo entendimento, foi aplicando em sua vida a Torah. Coube a Moisés, muitos anos mais tarde, registrá-la como ordenança aos filhos de Israel.

 

Da mesma forma, quando os gentios começaram a se converter a Deus, através do Evangelho (boa notícia) da morte e ressurreição de Yeshua, alguns fariseus desejaram impor aos gentios a guarda da Torah, mas a resposta dos apóstolos foi baseada na experiência de Abraão: Conforme os gentios fossem conhecendo a Torá, com entendimento e fé, teriam a liberdade de aplicar os mandamentos em suas vidas:

 

"Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus. Pelo contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue. Pois, desde os tempos antigos, Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os sábados".  Atos 15:19-21

 

Esse é o ponto que precisamos entender. Nossa fé deve levar-nos a um relacionamento cada vez mais próximo com o Eterno, e quanto mais perto de Deus, mais aprendemos através de sua Torah sobre a sua vontade para nossas vidas, e por meio da fé devemos aplicar esses mandamentos em nossa vida prática.

 

Se a nossa vida se basear na negação da Torah, estaremos errando, sendo iníquos e pecadores. Se nossa vida se basear apenas em procurar fazer o que a Torah diz, podemos cair no erro de tornar-nos religiosos. Mas se andarmos em sinceridade com o Eterno, abertos a sua instrução, e fizermos tudo por fé e entendimento, conforme aprendermos com sua Palavra, então nós andaremos na fé de Abraão, e poderemos ser chamados também de seus filhos.

 

"Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão". Gálatas 3:7.

 

Que o Eterno nos abençoe.

 

Comentários