Luz ou trevas?



Um ponto crítico para qualquer que começa a estudar as Escrituras é quando nos deparamos com a condenação Eterna.

Encontramos principalmente no Novo Testamento muitos textos que falam abertamente sobre a condenação eterna. O próprio Yeshua disse por mais de uma vez:

"e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes". Mateus 13:42.

Este ponto é bastante crítico pois, para nós, parece ser um tanto quanto exagerado uma condenação eterna.

Ficar por toda a eternidade sofrendo, rangendo os dentes, em amargura e dor sem fim, pode até parecer justo para facínoras como Hitler, Stalin e outros. Mas parece um peso exagerado para simples pecadores.

Mas, será que essa nossa perspectiva sobre este tema está correta?

Primeiro, precisamos entender melhor sobre a eternidade.

Como já foi falado em um artigo anterior, o tempo é caracterizado por mudança. Na física estabelecemos a relação intrínseca entre tempo, espaço e velocidade. ( leia o artigo na íntegra aqui: https://www.facebook.com/fesalvacaoeobras/posts/1475379449207030 ).

O tempo é marcado por um início e um fim, e neste intervalo há mudanças.

Assim é nossa vida. Nascemos um determinado dia, e um dia morreremos, e durante este intervalo mudamos nossas concepções, formas de pensar, de ver o mundo a nossa volta.

Mas quando falamos em eternidade, falamos de um período que não tem início nem fim, não pode ser medido, não pode ser subtraído nem adicionado. Assim, uma característica da eternidade é que nela não há mudança.

Segundo ponto importante é entendermos o que leva o homem à condenação eterna.

Yeshua é enfático em seu discurso a Nicodemos:

"E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas". João 3:19-20.

O homem é condenado por Deus não meramente pelos seus pecados, mas por preferir as trevas.

O Salmista disse:

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho". Salmos 119:105.

E João complementou:

"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai". João 1:4-5;14

Yeshua é a Torá que se fez carne, e Ele é a Luz enviada por Deus a nós, para perdoar nossos pecados e escrever a sua Lei em nossos corações.

Assim, aquele que ama a Deus irá se aproximar de Yeshua e de sua Torá, atraindo para si a redenção.

Ao passo que aquele que ama o pecado, e os prazeres contrários à Torá, irá se afastar de Yeshua, atraindo sobre si a condenação.

Assim temos o seguinte quadro:

Nós estamos vivendo no tempo, onde há possibilidade de mudanças, que acontecem mediante nossas decisões e atitudes.

Yeshua se revelou a nós, trazendo sua redenção e sua Torá (ensino, instrução, mandamentos).

Podemos aproximar de Yeshua, recebendo sua Palavra, caminhando em direção à Luz.

Podemos nos afastar de Yeshua, desprezando sua redenção, ignorando sua Torá.

Quando o nosso tempo acabar, as possibilidades de mudanças também acabaram, e somos selados naquilo que escolhemos.

Assim, a condenação eterna não é um simples castigo por pecados cometidos, mas o resultado de uma sucessão desastrosa de escolhas.

Infelizmente muitos têm preferido as trevas. Por isso o escritor da carta aos hebreus nos exorta:

"Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações". Hebreus 4:7b.

Que o Eterno nos abençoe com sua gloriosa luz, e possamos caminhar em direção a esta Luz, com decisões de obediência à sua Torá!

Comentários