Parecidos com Yeshua

O capítulo 41 de Gênesis marca uma grande virada na vida de José.

 

Até o capítulo 41 vemos José sendo injustiçado, traído, difamado, ameaçado e subjugado. Mas a partir do capítulo 41 vemos José subitamente sendo exaltado, elevado, honrado e agraciado.

 

Mas essa mudança abrupta na narrativa da vida de José tem um grande motivo, que muitas vezes passa despercebida em nossa leitura.

 

Não vemos, antes de Gênesis 41, José queixando-se de suas mazelas. Pelo contrário, mesmo nas situações mais críticas, José manteve-se fiel a Deus, e procurava com suas ações mudar a realidade a sua volta.

 

Foi assim que, enquanto escravo na casa de Potifar, seu trabalho prosperava de tal modo a ser elevado como chefe na casa de Potifar.

 

"Adonai estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que Adonai estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía." Gênesis 39:2-4

 

Enquanto na prisão, seu trabalho prosperou de forma que foi elevado a chefe na prisão.

 

"mas Adonai estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque Adonai estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava." Gênesis 39:21-23

 

Independente das circunstâncias, José não perdia tempo reclamando dos problemas, ou lamentando a má sorte. Ele agia para que a situação a sua volta fosse o melhor possível.

 

José continuou sendo escravo, ele continuou preso, mas isso não o inibiu de procurar fazer o seu melhor, sempre confiando em Deus, e fazendo o que era certo.

 

Diante de todas as provas que o Eterno lhe proporcionou, José deixou-se ser transformado e aprimorado. Tudo o que ele tinha vivido até aquele momento era para prepará-lo para o que estava por vir.

 

E o ponto máximo na vida de José não foi governar o Egito durante os sete anos de prosperidade, ou durante os sete anos de fome. Não. O ponto mais alto na vida de José foi trazer reconciliação na casa de seu pai Jacó.

 

Não é a toa que José é tido como uma figura do Messias.

 

De forma ainda mais intensa do que José, Yeshua foi também rejeitado, maltratado, humilhado, vituperado. Mas de sua boca não ouviu murmurações.

 

Yeshua foi rejeitado pelo seu povo, e foi elevado a Rei pelos gentios. Mas o ponto mais alto do ministério de Yeshua ainda está por vir, quando ele irá congregar todos da casa de Israel, e estabelecerá seu reino a todas as nações.

 

O profeta Daniel diz sobre o Messias:

 

"Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo." Daniel 9:24

 

Essa profecia será cumprida quando Yeshua se reconciliar com seus irmãos judeus, assim como José reconciliou-se com seus irmãos, e trouxe a casa de Jacó uma poderosa salvação.

 

Vemos na vida de José muitos exemplos. Exemplo de perseverança, de humildade, de autocontrole, de perdão e de reconciliação.

 

Sem dúvida são características muito parecidas com as de Yeshua, e este é o nosso propósito de vida, sermos cada dia mais parecidos com Yeshua.

 

Que o Eterno nos abençoe, e nos faça cada dia mais parecidos com nosso Senhor Yeshua.

Comentários