Caminho mais curto?

"E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito." Êxodo 13:17-18

O povo de Israel foi liberto do Egito por uma mão poderosa do Eterno, com muitos sinais e maravilhas. As obras do Eterno foram conhecidas de todos os povos em redor que, segundo as palavras da Torá, derreteram seus ânimos diante dos filhos de Israel.

Sabemos que Israel foi liberto do Egito para tomar posse da terra de Canaã, prometida a Abraão, Isaque e Jacó.

No entanto, a Torá diz que o Eterno não conduziu seu povo diretamente para a terra de Canaã, mas que os fez rodear pelo deserto do sinai.

A pergunta que fazemos é: porque o Eterno não levou seu povo diretamente para a terra da promessa? Porque levá-los pelo caminho oposto?

Aqui aprendemos com a Torá a maneira como o Eterno age em nossas vidas, não apenas para nos dar a promessa, mas primeiro, para nos tornar aptos a receber a promessa.

A Torá diz que o Eterno não conduziu Israel diretamente para a terra de Canaã para que, ao ver a guerra, não desejassem retornar para o Egito.

A conquista da promessa demandaria de Israel empenho em lutar, dedicação em guerrear. A vitória já era certa, pois o Eterno estava com seu povo, mas isso quer dizer que não haveriam lutas.

E para que Israel tivesse a disposição necessária para tomar posse da promessa, era necessário que Israel tivesse experiências com o Eterno.
Israel tinha que passar por outras etapas, a fim de estarem preparados para conquistarem a terra prometida.

As experiências começaram a acontecer logo na seqüência deste texto, no capítulo 14 ocorre a abertura do Mar de Suf. No capítulo 16 Israel conhece o 'Man', e se alimentam com pão que desce do céu. No capítulo 17 Israel bebe da água que brota da rocha.

São várias experiências que tinham o objetivo de levar Israel a entender que sua sobrevivência, e sua vitória, dependeriam exclusivamente de estarem próximos do Eterno.
Nas nossas vidas não é diferente.

Muitas vezes questionamos a Deus o porquê passamos pelos 'desertos' da vida. Mas é justamente em meio ao deserto que temos a oportunidade de termos experiências com o Eterno.

E essas experiências nos amadurecem, e nos fortalecem, a fim de que possamos alcançar a promessa final.

Por isso que apóstolo Tiago nos ensina:

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." Tiago 1:2-4

Lembre-se, o Eterno não tem para você o caminho mais curto, mas tem o melhor caminho.

O Eterno nos abençoe.

#Parasha #Beshalách
#Torá #Deserto #provações




Comentários