Coração endurecido.

Em Êxodo 7:3-4 encontramos o seguinte texto:

 

"Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos."

 

Este texto remete a algo que o Eterno fez com Faraó que deve servir de alerta para todos os homens. O texto diz que, pelo menos por algum tempo, o Eterno deu a Faraó a capacidade de resistir aos seus juízos, não obstante todos os prejuízos que viesse a sofrer.

 

Este "endurecimento" seria necessário, pois, como veremos nos próximos capítulos, seria humanamente impossível Faraó resistir a tantos juízos.

 

Podemos observar quantos que, por passarem por alguma aflição, um acidente, ou algo que demonstre a efemeridade da nossa vida, quebranta-se buscando a Deus, pedindo orações, sem que, contudo, isso se consolide em conversão a Deus de fato.

 

Se Faraó não fosse endurecido naquele momento, provavelmente, diante das primeiras pragas e pestilências, ele deixaria o povo de Israel sair, e então, depois de libertado o povo de Israel, os egípcios o questionariam, acusariam de não ter recorrido a todos os deuses egípcios, de ter sido fraco.

 

Talvez o próprio Faraó mantivesse em seu coração a pergunta: e se eu tivesse resistido um pouco mais?

 

Lembremos que a ação do Eterno nas dez pragas não era apenas para libertar Israel, mas principalmente para mostrar os seus juízos sobre todos os deuses do Egito.

 

Faraó deveria agüentar firme todas as pragas, para que todos os juízos do Eterno fossem feitos, e então todo o Egito, e toda a terra soubessem que apenas o Eterno é Deus.

 

Mas havia ainda outro motivo para tal determinação de endurecer o coração de Faraó, e este motivo era o próprio coração de Faraó.

 

O Eterno declara sobre Faraó:

 

"Disse o Senhor a Moisés: O coração do faraó está obstinado; ele não quer deixar o povo ir." Êxodo 7:14

 

Antes mesmo de ter seu coração endurecido pelo Eterno, Faraó já estava obstinado em não deixar Israel partir. O que o Eterno fez foi conceder a Faraó o que ele desejava.

 

Aqui está um grande alerta para todos.

 

O Eterno enviou seu Filho Yeshua para resolver o problema dos nossos pecados. Em Yeshua temos acesso ao perdão e à reconciliação com Deus. Desde então o Eterno tem chamado a todos ao arrependimento de seus pecados.

 

Yeshua também nos ensina que o Espírito vem para convencer-nos de nossos pecados, da justiça de Deus, e de seu juízo.

 

Infelizmente, muitos têm recusado arrepender-se, e continuam desprezando a vontade de Deus. E mesmo diante da perspectiva da morte, ou do julgamento vindouro, os homens desejam resistir ao chamado de Deus.

 

Mas quando o homem se recusa a quebrantar-se, o Eterno pode endurecer-lhe o coração, para manifestar nele seus juízos.

 

Muito longe de isso ser um castigo da parte do Eterno, devemos entender como a última maneira que o Eterno usa com alguns para demonstrar a sua Misericórdia.

 

Faraó teve seu coração endurecido, e sofreu dez pragas, para que soubesse de maneira inequívoca quem era o verdadeiro Deus. Nabucodonozor teve seu coração transformado como de um animal, pastou e viveu como animal por sete anos. Não houve oportunidade mais tácita para estes homens se arrependerem e voltarem para Deus.

 

Diante disto, se torna ainda mais relevante o texto que diz:

 

"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." Hebreus 3:15

 

Se você ainda tem mantido reservas para com Deus, entregue-se à Ele, arrependa-se de seus pecados e aproxime-se de sua Palavra. O tempo da restauração é HOJE!

 

Que o Eterno nos abençoe.

Comentários