Local de adoração.

A Torá afirma em várias passagens, principalmente no livro de Deuteronômio, que o Eterno escolheria um lugar para ali fazer habitar o seu nome. Naquele local escolhido, Israel deveria levar seus sacrifícios, seus dízimos, e ali celebrar as festas ordenadas pela Torá.

 

"Então haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor." Deuteronômio 12:11

 

Quando Israel entrou na terra prometida, o Tabernáculo foi montado em Gilgal, território da tribo de Manasses.

 

Com Davi venho a conquista da cidade de Jerusalém, e a ordem para que o Tabernáculo fosse fixado ali. Houve vários sinais de que o monte Moriá, em Jerusalém, era o lugar que o Eterno havia escolhido para estabelecer seu Nome.

 

Salomão, filho de Davi, constrói o Templo no local designado pelo Eterno. Ao orar consagrando a Deus aquele Templo, a Shekinah do Eterno se manifesta ungindo aquele local.

 

Desde então, Jerusalém é conhecida como a cidade sagrada, o local de adoração para os judeus, o único local do mundo onde o Templo deve ser reconstruído.

 

Muitos anos depois de Davi, Yeshua estava falando com uma mulher samaritana, quando esta o questiona sobre o local correto de adoração.

 

Os samaritanos eram um povo dissidente dos judeus, e na tradição deles, o local correto para adoração continuaria sendo Gilgal.

 

Para os samaritanos, Davi era um impostor, e a mudança do tabernáculo de Gilgal para Jerusalém fora um erro. Por isso a mulher samaritana questiona a Yeshua sobre qual monte era o correto para a adoração.

 

Neste momento que Yeshua diz:

 

"Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4:21-23.

 

Mas será que Yeshua estava contradizendo aquilo que a Torá disse, sobre a importância de Jerusalém como a cidade escolhida pelo Eterno para fazer habitar ali o seu nome?Com certeza não. Yeshua não apenas conhecia a Torá, como veio para estabelecer a Torá. Ele mesmo disse:

 

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:17-18.

 

Vamos nos atentar melhor ao que Yeshua esta dizendo à mulher samaritana.

 

"Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus".

 

Aqui Yeshua está ratificando que é através dos judeus que vem a Salvação. Neste aspecto, não está apenas inserido a pessoa do Salvador, que descende de Judá, mas também está incluso a aliança, a Tanach (Antigo Testamento), as festas e o Templo.

 

Lembremos que Paulo mesmo diz que todas essas coisas são sombras do Messias. Todas elas apontam para a Salvação que é mediante o Messias.

 

Neste sentido, apesar dos samaritanos estarem buscando e adorando de alguma forma a Deus, estavam fazendo sem entendimento.

 

Outro ponto é que adoração, para o judeu, consiste acima de tudo em serviço. E a melhor forma de prestar serviço a Deus é obedecendo aos mandamentos do Eterno.

 

A fórmula que Yeshua usa para a verdadeira adoração também nos dá muitas pistas para entender mais profundamente o que Ele disse: "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade".

 

"Espírito", ou "ruach", em hebraico denota a essência, enquanto que "verdade", ou "emet", denota compromisso, e está ligado também ao andar fidedignamente a aquilo que se conhece.

 

Ou seja, os verdadeiros adoradores, segundo Yeshua, são aqueles que adoram o Pai de forma consciente, buscando-o e guardando os seus mandamentos conforme adquirem conhecimento deles.

 

Não há outra forma de adorar ao Pai. Salomão escreveu em seus Provérbios: "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." Provérbios 28:9.

 

Assim, o que Yeshua estava dizendo não era que Jerusalém não seria mais o local sagrado, escolhido pelo Eterno para fazer ali habitar seu nome. De fato, Yeshua estava alertando, como fizera em outros momentos, que o Templo seria destruído, devido a rebeldia do seu povo.Mas que a essência do que era a verdadeira adoração seria alcançada pelos verdadeiros adoradores, mesmo que estes estivessem dispersos por outros lugares, pois, afinal, a terra e sua plenitude são do Eterno, como disse Davi:

 

"Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?" Salmos 139:7.

 

E Jerusalém? E o Templo? Os profetas desde Moisés já haviam anunciado que Israel seria disperso entre as nações, até que chegasse o tempo da restauração de todas as coisas, incluindo a restauração de Jerusalém e do Templo.

 

Quando questionado sobre isso, Yeshua não negou que haveria restauração para Jerusalém ou para o Templo, mas disse:

 

"Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder." Atos 1:6-7.

 

Desde 1948 Israel voltou a existir como nação, e desde 1967 Jerusalém é a capital de Israel. O Eterno está restaurando todas as coisas, cabe a você restaurar também sua adoração ao Eterno, em espírito e em verdade.

 

Que o Eterno nos abençoe.

#Torá #Yeshua #Adoração #MulherSamaritana #Jerusalém

Comentários