Símbolos que apontam para o Messias.

Em Êxodo 25 entramos os mandamentos referentes à construção do Mishkan (Tabernáculo). O propósito para a criação deste santuário é explícito no verso 8:

 

"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles." Êxodo 25:8.

 

Porém, no texto em hebraico encontramos a palavra "betocham" que tem o sentido de "dentro" deles, e não meramente "no meio" ou "entre" como sugere a tradução.

 

O propósito da construção do Mishkan era que o Eterno habitasse dentro de cada israelita, e não que habitasse no Tabernáculo.

 

As vezes ouvimos muitos pastores dizendo "Deus não habita mais em Templos feitos por mãos humanas". Na verdade, o que Estevão disse em seu discurso foi:

 

"Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens" Atos 7:48a

 

O Eterno nunca habitou nem no Tabernáculo, nem no Templo.

 

Claro que ali houve a manifestação de sua presença, sua Shekinah, mas isso é muito distante de ter o local como habitação do Eterno. Como Salomão mesmo orou:

 

"Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado." 1 Reis 8:27

 

Desde o início o desejo do Eterno sempre foi habitar no coração dos homens. É isso que nos relata a Torá em Êxodo 25:8.

 

Mas, porque o Eterno ordena a construção do Mishkan para habitar no coração dos israelitas?

 

A razão é a necessidade do homem em aprender através de símbolos.

 

O Eterno nos conhece, e sabe de nossas limitações e fraquezas. A construção do Tabernáculo, e tudo o que ali acontecia, todos aqueles símbolos e testemunhos, levavam o israelita a conhecer e refletir mais sobre o Eterno.

 

Nenhum detalhe do Tabernáculo era sem significado. Tudo ali ensinava o israelita sobre o Teshuvah (voltar-se a Deus).

 

Ao olharmos para a Torá, suas festas, o Shabat, a Santa Ceia do Senhor, tudo deve nos levar a um conhecimento mais profundo do Eterno, sua vontade, e conseqüentemente, levar-nos a aproximação a Ele.

 

Por isso que Paulo diz: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." Colossenses 2:16-17

 

Perceba que Paulo diz que as festas e o Shabat são "sombras" (ou imagens) do corpo do Messias. Muito distante de condenar, Paulo está enaltecendo essas coisas, das quais ninguém podia julgar os gentios por praticá-las.

 

Nada que o Eterno faz é sem razão, e a motivação principal é dar-nos da sua instrução, para fazer em nós sua morada.

 

Que estejamos com o coração aberto para as coisas do Eterno.

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