Yeshua na Torá.

Yeshua na Torá.

"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" João 5:46-47.

Segundo as palavras de Yeshua, as bases para crermos nEle estão principalmente na Torá. "se não credes nos seus escritos (Torá), como crereis nas minhas palavras?".

Claro que os evangelhos são muito relevantes, pois narram a história e as obras de Yeshua, narram sua morte e sua ressurreição. Mas já reparou o quanto os evangelhos citam passagens do Tanach (Antigo Testamento)?

O trabalho dos evangelistas não foi apenas narrar a vida de Yeshua, mas principalmente atestar que ele era o Messias prometido a Israel.

Por isso, as bases para nossa fé em Yeshua estão principalmente na Torá, conforme as palavras do próprio Messias.

Mas o que a Torá tem a nos dizer sobre Yeshua? Vamos começar pelos primeiros versos da Torá.

O primeiro verso da Torá diz: "No princípio criou Deus o céu e a terra." Gênesis 1:1.

Mas no original hebraico o texto diz o seguinte: "Bereshit bara Elohim et ha'shamaim veet ha'aretz" (בראשית ברא אלהים את השמים ואת הארץ).

São sete palavras neste verso, sendo três palavras iniciais dizendo "No início criou Deus"; a palavra central, que é a preposição "et", e que faz a ligação com as três palavras finais dizendo "os céus e a terra".

O "et" é a ligação entre o Eterno Criador, com o objeto da criação, os céus e a terra.

Interessante que a preposição "et"(את) é formada pelas letras alef e tav, respectivamente a primeira e a última letra do alfabeto hebraico, representando toda a língua hebraica. Em Apocalipse 22:13 Yeshua diz: “Eu sou o Alef e o Tav”.

Os rabinos dizem que, antes de criar todas as coisas, o Eterno teve de gerar a língua hebraica. Esta língua já existia em sua mente, a mente Eterna do Eterno Deus, portanto a língua é Eterna em Deus.

Mas houve a necessidade de essa língua ser posta para fora, pronunciada, pois foi por meio de sua Palavra que todas as coisas foram criadas.

Vemos em todos os versos que narram a criação: "disse Deus...", e assim as coisas foram criadas. Todas as coisas foram criadas pela Palavra do Eterno, conforme a vontade do Eterno.

E não apenas isso, o capítulo 3 de Gênesis diz:

"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia;" Gênesis 3:8a.

O que o texto diz é exatamente isso: a voz do Eterno, sua Palavra, passeava pelo jardim, pela viração do dia, e esta Palavra do Eterno mantinha comunhão com o homem antes do pecado.

Agora vejamos como o evangelista João começa apresentando Yeshua:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." João 1:1-4.

Mas as revelações da Torá não param por aqui. Ainda no texto de Gênesis encontramos o seguinte texto:

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;" Gênesis 1:26a.

Segundo a Torá, o homem foi criado à imagem e à semelhança do Eterno. Porém como é possível o homem ser à imagem e semelhança do Eterno, infinito e espiritual?

Na tradição judaica existe o ensino de um “Adão Celestial”, aquele que representa plenamente o Pai diante da criação. Sendo ele a Imagem Espiritual de Deus, ao mesmo tempo que possui um corpo glorioso.

Adão teria sido criado com um corpo à imagem deste "Adão Celestial", o primogênito de toda a criação, um corpo revestido de uma glória, e à semelhança do Eterno, com capacidade de criar, raciocinar, discernir e escolher.

Assim, enquanto a "imagem" refere-se à Imagem do "Adão Celestial", a "semelhança" refere-se a aspectos imateriais da constituição do homem, sua racionalidade e moralidade.

Esse ensino judaico nos ajuda a entender as palavras de Paulo quando escreveu:

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29.

Porém, após o pecado, a Torá relata que o homem se viu nu: "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus;" Gênesis 3:7.

O pecado levou-os a perderem a glória inicial de seus corpos, o que fez com que o Eterno tivesse de criar no homem um revestimento especial, do qual ele não tinha antes.

"E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." Gênesis 3:21.

É comum crer que neste verso o Eterno teria feito roupas de peles de animais para cobrir a nudez do homem, mas não é isso que o texto diz no original.

No original, a palavra designada para "peles" é específica para pele humana. Ou seja, ao perder a glória inicial dos seus corpos, devido ao pecado, o Eterno teve de dar ao homem o revestimento de pele, conforme temos hoje em nossos corpos.

O corpo que o homem tinha antes, à imagem do Messias glorioso, agora estava desprovido de qualquer glória, contaminado pelo pecado.

Isso nos leva a refletir mais profundamente sobre outro texto de Paulo acerca de Yeshua:

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também no Messias Yeshua, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8.

Mesmo Yeshua tendo um corpo Glorioso, que serviu de modelo para a criação do primeiro homem, e sendo Ele o representante do Eterno diante de toda a criação, tendo toda a criação sujeita a seus pés, mesmo assim Ele esvaziou-se de toda a sua glória, para assumir um corpo semelhante ao de Adão após a queda, unicamente para resgatar os homens, filhos de Adão, e restaurá-los para a glória outrora perdida.

"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante." 1 Corintios 15:45.

Mas ainda há uma última revelação que a Torá faz a respeito de Yeshua, que sinto a necessidade de compartilhar aqui.

O momento mais crítico da história de Israel aconteceu no evento do bezerro de ouro, narrado em Êxodo 32.

Israel acabara de celebrar uma aliança com o Eterno, onde prometera guardar seus mandamentos. Porém esqueceram-se rapidamente desta aliança, e fizeram um bezerro de ouro, e passaram a adorá-lo.

Diante de tão grave pecado, o Eterno propõe aniquilar todo aquele povo, e fazer de Moisés uma grande nação. Moisés intercede pelo povo, destrói o bezerro de ouro, ordena a morte dos que haviam se entregado a aquela infâmia.

Após ter feito justiça contra os idólatras, Moisés diz:

"E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado." Êxodo 32:30.

Ao subir até o Eterno, Moisés faz a seguinte oração:

"Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito." Êxodo 32:31-32.

O que Moisés estava propondo ao Eterno era exatamente receber a condenação do pecado do povo de Israel, ou seja, ser condenado no lugar dos pecadores.

Mas a resposta do Eterno é surpreendente:

"Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o MEU ANJO irá adiante de ti; porém no dia da MINHA VISITAÇÃO visitarei neles o seu pecado." Êxodo 32:33-34.

O Eterno diz que enviaria seu Anjo adiante, para no dia da visitação, visitar o pecado do povo.

O Eterno não aceitou Moisés como alguém apto para fazer a expiação dos pecados de Israel, mas prometeu que o Anjo do Eterno seria enviado para isso.

E isto cumpriu-se na pessoa de Yeshua de forma surpreendente, quando o evangelista registra:

"Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da TUA VISITAÇÃO." Lucas 19:42-44.

Yeshua é o Anjo (mensageiro) do Eterno que foi enviado para expiar os pecados de seu povo Israel, porém isto estava encoberto aos olhos de Jerusalém, e devido a este endurecimento, dias difÍceis viriam sobre seu povo.

Mesmo assim Yeshua fez a expiação pelos pecados de Israel, e não só de Israel, mas de todos os homens.

O que aprendemos sobre Yeshua na Torá?

Aprendemos que Ele é o princípio de toda a criação, e a finalidade de tudo o que foi criado. Ele é o elo que conecta a criação ao Criador, sendo o único representante do Pai para nós.

Não há outro, não há ninguém além dEle, que nos conecta a Deus, que nos revela a Vontade do Pai, que nos ensina seus mandamentos. Apenas Yeshua é o Senhor sobre toda a criação.

Aprendemos que fomos criados para termos intimidade com Ele, que fomos feitos à sua imagem, e predestinados para sermos desta forma. E mesmo o pecado tendo nos afastado deste propósito, Ele se submeteu a vir até nós, assumir a nossa natureza fraca e debilitada, para restaurar-nos a glória que Ele deseja nos dar.

Aprendemos que Ele é aquele enviado para receber em si a condenação de nossos pecados. Ele, e mais ninguém, pôde fazer a perfeita expiação pelos nossos pecados.

Yeshua é o Filho de Deus, nosso Senhor, e nosso Salvador.

Que o Eterno nos abençoe.


#Salvador

Comentários