Expiação!


A porção desta semana, que inicia em Êxodo 30:11, começa já falando de expiação. Porém, fala de expiação de uma maneira bastante diferente. 

"E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do Senhor, para fazer expiação por vossas almas." Êxodo 30:16

Quando fosse realizado a contagem do povo de Israel, a contagem se daria por meio do pagamento de meio Siclo de prata. Siclo era a moeda usada no santuário. Um Siclo equivalia a 12 gramas de prata, meio siclo 6 gramas.

A contagem seria feito dos israelitas que tivesse de vinte anos para cima, e não era contado os levitas. 

Para que não houvesse praga entre o povo, e para que houvesse expiação das almas dos contados, era dado meio Siclo de prata. Todo o dinheiro arrecadado era entregue ao santuário como "memória dos filhos de Israel diante do Senhor".

Parece estranho que "dinheiro" fosse usado como oferta para expiação dos israelitas. Mas, se entendermos que um dos significados para "Kaparah" (expiação) é "substituição", conseguiremos entender melhor o texto. 

Aqui não há uma expiação pelos pecados de Israel, mas a substituição dos israelitas por um valor, que serviria para a manutenção do Templo. 

A vida (alma) de cada israelita contado, seria substituido pela moeda de meio Siclo, destinada ao Templo.

Há muitas aplicações que podemos aprender aqui.

Todos nós, discípulos de Yeshua, temos como mandamentos do Mestre para nós o "Ir por todo o mundo, e pregar o evagelho a toda a criatura" Marcos 16:15.

Porém, não são todos que tem condições de "ir por todo o mundo". Uma das formas de cumprir esta mitsvah (mandamento) é financiando quem pode. 

Não por menos, a igreja do primeiro século era quem mais entendia este princípio. Encontramos Paulo agradecendo aos Filipenses a ajuda financeira recebida, e em Corintios Paulo orientando acerca da coleta para os pobres de Jerusalém.

Mas a substituição, como sentido de expiação, é mais profundo do que isso. Nesta mesma porção temos o relato mais trágico da Torá, o pecado do bezerro de ouro. 

Este terrível pecado quase colocou em cheque todo o projeto do Eterno para seu povo, se não fosse a intercessão de Moisés.

"Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus e disse: Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente.
Então o Senhor arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo." Êxodo 32:9-14

Moisés desce até o povo, quebra as duas tábuas que recebera do Eterno do monte. Destrói o bezerro de ouro, e ordena a execução de todos os idolatras.

Após isso, ele se volta para o povo e diz:

"E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado." Êxodo 32:30

Moisés foi até o Eterno, e fez uma oração muito ousada: 

"Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito." Êxodo 32:31,32.

Moisés implorou pelo perdão do povo, e se colocou em substituição, para receber a pena do pecado do povo, ter o nome riscado do livro da vida. 

O Eterno não aceita a oferta de Moisés para ser o sacrifício substitutivo pelo pecado de Israel. Moisés não estaria qualificado para tanto. 

A expiação pelo pecado não poderia ser obtida por meio de moedas, nem por meio de outro justo homem, e nem mesmo por meio de animais. 

Isto poderia ter sido uma péssima notícia, pois como o Eterno mesmo disse em resposta a Moisés "Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro" (Êxodo 32:33).

Se não haveria substitutos, não haveria expiação, e não haveria perdão dos pecados. 

Mas o Eterno conclui dizendo:

"Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o MEU ANJO IRÁ ADIANTE DE TI; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado." Êxodo 32:34

O Eterno iria enviar o seu Anjo, para fazer o que Moisés se dispôs a fazer, prover a expiação, a substituição, e receber a culpa pelos pecados do povo. 

Somente este Anjo estaria realmente capacitado para tal obra.

Mas as mensagens sobre expiação nesta porção não param por aqui. No capítulo seguinte Moisés pede para ver a face do Eterno. O Eterno diz que não poderia ver sua face, mas consente em que veja sua glória.

O que acontece então é algo maravilhoso. Moisés é posto numa fenda na rocha, e ouve e vê a gloria do Eterno.

"Passando, pois, Adonai perante ele, clamou: Adonai, Adonai Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração." Êxodo 34:6,7

Se notar bem na descrição do que está registrado, irá perceber que é Adonai quem clama a Adonai, e proclama os seus atributos. Quem é este Adonai que clama a Adonai?

O Anjo anunciado pelo Eterno, é o Anjo sobre o qual está o Nome do Eterno: 

"Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o MEU NOME está nele." Êxodo 23:21.

Quem é este Anjo sobre quem está o Nome do Eterno, que iria adiante de Moisés para fazer a expiação do pecado de seu povo no "tempo da visitação", e que proclama os atributos do Eterno como aquele que é grande em "CHESSED VE EMET" (graça e verdade)? Que anuncia que o Eterno é quem perdoa a Iniquidade, a Transgressão e o Pecado, ao mesmo tempo que não tem o culpado por inocente?

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." João 1:14.

"E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." João 5:22-24.

"Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." Lucas 19:42-44.

Yeshua é este Anjo (mensageiro ou enviado) do Eterno. Ele fez a mais perfeita expiação pelos pecados não apenas de Israel, mas de todo o mundo. 

Os Evangelhos deixam claro a identidade deste Anjo, que não é ninguém menos que o Filho de Deus. Somente Ele está habilitado a dar-nos o perdão de nossos pecados.

O Eterno nos abençoe.

Comentários