O último sêder de Yeshua!


"E a Pessach, a festa dos judeus, estava próxima (...) E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede (...) Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia." João 6:4;35;38-40

Por não concordarem com a contaminação do Templo pelos Saduceus (grupo político que usurpou o sacerdócio dos descendentes de Arão), e por considerar que, devido às contaminações, os sacrifícios do Templo não teriam mais valor diante de Deus, os essênios elaboraram um rito especial de Pessach, onde o cordeiro era substituído por um Matzá (pão sem fermento) denominado: Afikoman (significa 'o que vem' em grego - uma alusão direta ao Messias).

O mais interessante é que, por não terem mais o Templo, todos os judeus hoje seguem esse rito essênio para celebração da Pessach. Ao invés do cordeiro, usa-se o Afikoman.

Outro detalhe interessante é que os essênios passaram a comemorar a Pessach com um dia de antecedência. Este costume não é seguido hoje pelos judeus. Mesmo sem o Templo, ainda se comemora a Pessach na tarde de 14 de Aviv

Quando analisamos a narração da Pessach de Yeshua com seus discípulos, fica claro que, pelo menos naquele sêder, Yeshua celebrou a Pessach no dia anterior à data comum, como os essênios faziam, e também fez uso do Afikoman.

Analisando o rito de Pessach, celebrado hoje por todos os judeus, podemos aprender coisas valiosas a respeito do último sêder de Yeshua.

Ao partir o Afikoman e dar aos seus discípulos dizendo: este é o meu corpo partido por vós, Yeshua estava novamente avisando aos discípulos que Ele era o Messias, e que Ele deveria ser morto. O pão vivo que desceu do céu para dar vida a todos aqueles que nEle crêem.

Os evangelhos dizem que antes de comer, Yeshua deu 'Graças'. Os evangelhos não detalham exatamente como foi essa bênção sobre o Afikoman, mas todo o judeu sabe muito bem qual é essa oração. 

As palavras de Yeshua foram: "Baruch Atá Adonai, Elohênu Mélech haolam, hamôtsi lêchem min haárets", que significa exatamente: "Bendito sejas tu Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que tiras o pão da terra".

Esta bênção faz parte da tradição judaica deste os tempos anteriores a Yeshua. Ele declarou ser o Afikoman o seu corpo, e depois agradeceu ao Eterno que tira o "pão da terra". 

Seria que o Eterno tivesse incutido na tradição judaica uma menção à ressurreição de Yeshua? Menção esta que agora ganhou corpo e significado nas palavras de Yeshua?

Depois de partir o Afikoman, Ele tomou o cálice. No sêder de Pessach temos quatro cálices. Em Lucas 22:20 o evangelista registra que Yeshua tomou o cálice após "ter ceiado". Neste momento o cálice que é bebido é chamado de cálice da Salvação. 

Yeshua disse: este é o Cálice da Nova Aliança no meu sangue. E novamente, segundo a tradição, é pronunciada uma bênção específica: "Baruch Atá Adonai, Elohênu Mélech haolam, borê pri hagáfen", que significa exatamente: "Bendito sejas tu Adonai, nosso Deus, Rei do Universo, que criaste o fruto da vide".

Neste mesmo dia, segundo o relato do evangelista João, Yeshua ensinou: 

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5

É através do sangue de Yeshua, derramado no madeiro em nosso favor, que temos acesso ao Pai, podendo ser cheios de seu Espírito, frutificando ao Eterno bons frutos.

Yeshua usou dos elementos da Pessach para ensinar seus apóstolos sobre sua obra, sobre ser Ele aquele quem nos dá a Vida e a Ressurreição. 

A partir do sêder de Pessach, Yeshua instituiu outra celebração, a Ceia do Senhor.

A Ceia do Senhor não substituiu a celebração da Pessach, vemos que os apóstolos continuaram celebrando a Pessach no dia determinado na Torá (Atos 20:6), e a Ceia do Senhor sempre que se reuniam.

Mas o que Yeshua fez foi elevar ainda mais o simbolismo e ensino da Pessach. 

A Pessach fala da libertação de Israel do Egito, ao mesmo tempo em que fala da libertação que Yeshua nos deu do pecado, e da libertação que ele nos dará da morte, através da ressurreição de todos os que nEle crêem.

Por isso Paulo ensina que as Pessach é "sombra das coisas futuras" (Colossenses 2:17). A Pessach não fala apenas do passado. É muito importante lembrarmos as coisas que o Eterno tem feito, e instituído como sinal para nossas vidas. Mas Pessach também aponta para o futuro, para a redenção final que Yeshua trará na sua vinda.

Que o Eterno nos abençoe.

#ChagSameach #Pessach
#Páscoa #Torá #Yeshua
#Redenção #Messias

Comentários

  1. Sabe de onde saiu esse peixe ? Chag sameach pessach

    ResponderExcluir
  2. Este peixe é conhecido como "sinal de Jonas", um típico sinal farisaico que aponta para a fé na ressurreição. Foi extensamente usado pelos primeiros discipulos de Yeshua. Chag sameach!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário