Servos Inúteis

"Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo:

- 'Venha agora e sente-se para comer'? 

Pelo contrário, não dirá: 

- 'Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber'?

Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado?

Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que lhes for ordenado, devem dizer: 

- 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever' ". Lucas 17:7-10

Lendo o texto acima, temos a sensação de que Yeshua foi muito duro em seu discurso. Mas devemos entender o contexto histórico e cultural que Yeshua viveu.

A relação utilizada por Yeshua para exemplificar seu ensino é a relação de trabalho entre um servo e seu senhor. Naquele tempo, essa era a relação de trabalho mais comum. 

O servo trabalhava para o seu senhor na sua casa, e vivia exclusivamente para servir ao seu senhor. Em contrapartida, seu senhor dava-lhe moradia e sustento, além de um salário.

No exemplo que Yeshua deu, ele estava dizendo que nenhum "empregador" iria favorecer um "empregado", apenas por este fazer o que era sua obrigação fazer. Da mesma forma não deveríamos esperar nenhum tipo de favorecimento por fazer aquilo que é nossa obrigação fazer como discípulos de Yeshua.

Mas o que desencadeou este assunto? Qual é essa obrigação que Yeshua está falando neste exemplo? 

O que desencadeou esta resposta de Yeshua foi uma exclamação de seus discípulos feita nos versículos anteriores:

"E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.
Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé." Lucas 17:4,5

A obrigação da qual Yeshua está a referir-se, é o perdoar um irmão todas as vezes que este pecar contra nós.

Quando Yeshua disse sobre esta obrigação, seus discípulos se sentiram incapazes de tanto, como se Yeshua estava ordenando algo muito além de suas forças. Realizar tal tarefa não seria algo fácil.

Para demonstrar o quão básico deveria ser o perdoar na vida de seus discípulos, e, para impedir que, ao concederem um perdão, se sentissem pessoas melhores que outras, Yeshua compara o perdoar às atividades rotineiras de um servo.

E, de fato, é impressionante como temos a capacidade de nos sentirmos superiores, pelo simples fato de perdoar alguém que nos pediu perdão.

Vamos perceber nas palavras de Yeshua, inclusive em outras passagens, que a questão do perdão não é uma opção para quem é discípulo de Yeshua. Todos que amam e seguem a Yeshua tem como mandamento perdoar os inimigos, perdoar os que nos ofendem, perdoar até outros irmãos que nos criam embaraços.

E, ao perdoar alguém por ter-nos ofendido, não podemos deixar crescer em nosso coração nenhum sentimento de superioridade, pelo contrário, devemos recitar a nós mesmos as palavras de Yeshua: "somos servos inúteis; apenas cumprimos nosso dever".

A realidade para tal posicionamento é que, todo o discípulo de Yeshua foi alvo de um perdão muito maior. Yeshua morreu na cruz pelos nossos pecados, e nos concedeu gratuitamente seu perdão. E da mesma forma como temos recebido dele o perdão, devemos também conceder o perdão a todos os que nos ofendem.

Perdoar alguém não é um ato elevado, de bravura e resignação. Não, perdoar é nossa obrigação, e ao fazermos não temos mérito algum.

Acredito que diante dessas palavras todos nós sentimos como os apóstolos: "Senhor, aumenta-nos a fé!"; mas reflitamos sinceramente se as palavras de Yeshua são realmente tão duras assim. 

Considere por um instante o quanto temos pecado contra o Eterno diariamente, o quanto temos afrontado sua Santidade com palavras e pensamentos, e, o como Ele tem nos tratado, dando-nos a cada dia a vida, o respirar, e a possibilidade de arrependimento. 

Como temos tido a oportunidade de conhecer sua Palavra, e recebidos de seu Espírito, agraciados com seu cuidado e sua presença em nossas vidas, não obstante todos nossos pecados.

Se nós temos recebido do Eterno, Santo, Bendito Seja Ele, tal tratamento, como tratar diferentemente nossos semelhantes, falhos e fracos como nós?

Por isso, perdoem todos aqueles que têm sido problema na sua vida, e ao perdoar alguém por suas ofensas, diga apenas consigo mesmo: "sou um servo inútil, pois fiz apenas a minha obrigação."

O Eterno nos abençoe!

Comentários