Deus cuida de nós.

A porção de leitura da Torá desta semana começa com o capítulo 26 de Deuteronômio, onde fala a respeito do que cada israelita teria de fazer após entrarem na terra prometida e tomarem posse dela. 

Eles deveriam se estabelecer na terra, plantar e colher seus frutos. E então, quando tivessem terminado de recolher o fruto da terra, deveriam ir ao local designado por Deus, onde estaria o tabernáculo, e fazer um cerimonial bastante peculiar.

O cerimonial consistia em recolher os primeiros frutos da terra em um cesto, e levar este cesto diante do sacerdote, e diante do Eterno proferir essas palavras:

"O meu pai era um arameu errante. Ele desceu ao Egito com pouca gente e ali viveu e se tornou uma grande nação, poderosa e numerosa. Mas os egípcios nos maltrataram e nos oprimiram, sujeitando-nos a trabalhos forçados. Então clamamos ao Senhor, ao Deus dos nossos antepassados, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu o nosso sofrimento, a nossa fadiga e a opressão que sofríamos. Por isso o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa e braço forte, com feitos temíveis e com sinais e maravilhas. Ele nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra onde manam leite e mel. E agora trago os primeiros frutos do solo que tu, ó Senhor, me deste." Deuteronômio 26:5-10

Este cerimonial acontecia durante a festa de Shavuot, quando os israelitas iam a Jerusalém para celebrar a festa da colheita. No momento de maior abastança em Israel, cada judeu era convocado a lembrar suas origens, e que tudo o que tinham era fruto do amor de Deus por eles.

Este é um ensino muito valioso para nós.

Normalmente, quando conquistamos algo, somos levados a acreditar que nossa força, determinação e perseverança que nos levou àquela conquista. Não é isso que a Torá nos ensina.

Tudo vem de Deus, e deve ser consagrado a Deus. É Ele quem nos dá a saúde, a vida, as condições para prosperarmos. Sem a permissão do Eterno nada podemos fazer.

Da mesma forma, devemos estar atentos às palavras de Yeshua: 

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?" Mateus 6:31.

Veja, foi mandamento do Eterno que Israel se apossasse da terra, e que trabalhasse a terra plantando. Portanto, o que as Escrituras quer nos ensinar, não é que devemos esperar simplesmente que as coisas aconteçam. 

O que a Torá ensina é que, se formos obedientes aos seus mandamentos, e colocarmos Ele em primeiro lugar em nossas vidas, Ele abençoará o nosso trabalho, e nos dará o sustento necessário.

Portanto, não precisamos estar ansiosos, como se não tivéssemos Deus cuidando de nós. Infelizmente alguns vivem sua vida dessa forma. Ter a convicção de que o Eterno irá prosperar o trabalho de nossas mãos também é um aspecto importante de nossa fé.

"Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:32,33.

A parte final desta porção fundamenta este ensino de Yeshua. O capítulo 28 de Deuteronômio nos adverte que, se formos obedientes ao Eterno, as benção virão e nos alcançarão, porém, se formos desobedientes, as maldições virão sobre nós, e nos alcançarão.

Por isso, o mais importante é buscar em primeiro lugar o Reino do Eterno e a sua Justiça (prática de suas leis), e ter a confiança que o Eterno cuidará de nós, prosperando o nosso trabalho. 

Que possamos ser encorajados com esta palavra, e que o Eterno nos abençoe.

#Parasha #KiTavo
#Cuidado #Prosperidade
#Fé


Comentários