Bereshit!

Essa semana nós recomeçamos a leitura da Torá com a primeira porção chamada de Bereshit (Genesis 1:1 até 6:8).

Esta porção recebe este nome por causa da primeira palavra que aparece na Torá em hebraico "Bereshit". Esta palavra significa exatamente "No princípio".

É muito interessante que o foco da Torá, e do próprio plano de redenção que temos em Yeshua, é fazer-nos retornar ao que éramos "no princípio".

O princípio consiste naquilo que perdemos por causa do pecado: a centralidade do homem na vontade divina. 

Esse clamor pela restauração do que éramos no princípio pode ser encontrado na oração do profeta Jeremias:

"Faze-nos voltar a ti, Senhor, e voltaremos; renova os nossos dias como dantes." Lamentações 5:21

"Bereshit" nos recorda que não somos fruto de um acaso, mas sim criados por uma vontade soberana. O Eterno nos criou por uma vontade deliberada, com um propósito definido: Fazer-nos conforme a sua imagem e semelhança (Genesis 1:26).

Será que conseguimos de fato compreender a profundidade dessas palavras?

O Eterno, aquele que é insondável, que é atemporal, que detém todo o poder, que é Santo e totalmente pleno em tudo, desejou nos trazer a existência, seguindo como molde sua própria imagem e semelhança.

Isso só pode ser explicado de uma única forma: Deus nos ama.

Este amor rompeu todas as barreiras quando, para resgatar o homem que criara, Deus entregou seu próprio Filho para se fazer homem, e morrer na cruz em nosso lugar. 

O objetivo da morte e ressurreição de Yeshua é justamente fazer-nos voltar ao princípio. Por isso Davi profetizou:

"Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca da tua força. Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos.
Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu Ungido (Messias). O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono." Salmos 132:8-11

Por isso que quando Yeshua começou seu ministério ele disse: 

"E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 3:2.

No hebraico, a palavra que aparece para "arrependimento" é Teshuva, que tem um sentido muito mais amplo e alinhado com o propósito da redenção.

Teshuva significa: "retornar para Deus".

Se o nosso princípio está em Deus, o Teshuva é um convite para retornarmos ao princípio.

Bereshit não é apenas um relato da criação, é um convite para reconhecermos o que perdemos, e desejarmos o retorno.

E por que perdemos? Bereshit nos relata que, pelo desejo de obter um "conhecimento" independente daquele vindo da parte de Deus, Adam desobedeceu a Deus, comendo do fruto proibido.

O comer do fruto proibido está intimamente atrelado ao desejo de independência de Deus. E esse pecado toda a humanidade tem cometido desde Adam. Nosso ímpeto de viver segundo nosso conceito particular de "bem" e "mal", "certo" e "errado", desprezando os mandamentos do Eterno que nos foram dados para definir o pecado.

Fazer o "Teshuva" (retornar a Deus) consiste principalmente em submeter-se novamente à Deus, e à sua instrução, como era no princípio. Abandonar a independência, e nos posicionarmos em submissão a Deus e obediência aos seus mandamentos.

Como Paulo disse:

"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam (Teshuva); porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos." Atos 17:30,31.

Por isso, esteja atento ao chamado de Deus, faça o "Teshuva", mirando no princípio que perdemos por causa de nossos pecados e nosso desejo de independência.

O Eterno nos abençoe!

#Parashá #Bereshit
#Yeshua #Redenção
#Voltar #Arrependimento
#Evangelho #Torá


Comentários