Urim e Tumim

A parashá Tetsavê (Êxodo 27:20-30:10) começa falando a respeito das luzes da Menorá, fala sobre as vestes de Arão, o Sumo Sacerdote, e sobre sua consagração, e termina falando a respeito do altar de incenso e novamente as luzes da Menorá. 

Há pontos muito relevantes em toda esta parashá. O peitoral que o Sumo Sacerdote é muito interessante. 

Neste peitoral estava o nome de cada tribo de Israel talhado em pedras preciosas, juntamente com o Urim e Tumim.

O Urim e Tumim eram pedras usadas em situações muito particulares, quando era necessária uma resposta objetiva do Eterno, para um caso objetivo, do qual não tenha sido possível estabelecer um julgamento apenas pela Torá.

Não sabemos exatamente como eram usadas estas pedras, mas a tradição atesta que a sua consulta era por meio de "sorte".

Saul tentou consultar a Deus pelo Urim em 1 Samuel 28, porém sem resposta.

Davi usou o Urim para consultar ao Senhor quando Ziclage foi tomada em 1 Samuel 30:7. 

Quando Israel retornou do cativeiro babilônico, alguns sacerdotes não haviam conseguido provar sua ascendência aaronica. O governador então os impediu de comer das coisas sagradas até que houvesse um sacerdote para consultar o Urim em Neemias 7:65.

Estes textos mostram como, em diversos momentos, o Urim e Tumim foram usados para uma tomada de decisão. E, dali foram obtidas respostas importantes.

Mas a posição do Urim e Tumim no peitoral de Arão também carrega significados que falam a nós. O peitoral era a peça que ficava mais próxima do coração de Arão.

E sobre o coração de Arão, além do Urim, ficava o nome de cada tribo de Israel, gravado em pedras preciosas.

Nossas decisões devem, acima de tudo, ser dirigidas por Deus. Hoje, através do seu Espírito, Deus fala diretamente aos nossos corações. Por isso o Urim e Tumim ficavam sobre o coração de Arão.

Devemos colocar todas as decisões diante do Eterno, e seguir suas direções que virão, seja pela revelação através da sua Palavra, seja através de uma revelação especial (que obviamente nunca contrariará aquilo que já está em sua Palavra).

Mas em nossas decisões devem pesar também o amor pelo povo de Deus. Arão, como Sumo Sacerdote de Israel, tinha o nome de cada tribo de Israel gravado em seu peito, e em pedras preciosas.

Devemos considerar preciosas as vidas de todos aqueles pelos quais Yeshua derramou seu sangue no madeiro. Portanto, nossas decisões devem também ser pautadas em amor por aqueles que estão próximos a nós, e que possivelmente receberão as conseqüências de nossas decisões.

Por isso Paulo ensina aos colossenses:

"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos." Colossenses 3:14,15

Portanto, é importante estarmos revestidos do amor a Deus e ao próximo, e que estejamos sempre buscando em Deus e em sua Palavra a orientação para nossas vidas. 

Que o Eterno nos abençoe!

#Parashá #Tetsavê
#Urim #Tumim #Decisão
#Amor #Coração


Comentários