Porquê do sofrimento?

Não há respostas fáceis quando o assunto é o sofrimento. 

Por mais que possamos estar "habituados" a ver situações que produzem tristezas, nunca estaremos insensíveis quanto ao tema.

E não são poucas as vezes que nos perguntamos o porquê do sofrimento e da tristeza.

Certa vez me propus a pesquisar na Bíblia a razão objetiva para os sofrimentos humanos, conhecia a história de Jó, um homem que sofreu terríveis perdas, mas que no final, manteve-se fiel a Deus, e teve toda sua vida restaurada.

Passei a estudar o livro de Jó, li por várias vezes seguidas, analisei os discursos de cada personagem, e, ao chegar ao final do livro, não obtive uma resposta objetiva para o sofrimento de Jó.

Mas me surpreendi com a resposta de Deus para o tema.

Jó perdeu tudo o que tinha: família, bens, amigos, saúde. Apesar de manter sua confiança em Deus, confessando-o como seu Redentor, afirmava que Deus o estava castigando sem motivos.

Apesar de seus amigos o acusarem de vários pecados, ninguém dava a Jó uma razão plausível para que aquela tribulação o alcançasse.

Então se levanta Eliú, um jovem que estava acompanhando a discussão entre Jó e seus amigos. 

Eliú repreende a Jó, não o acusando de pecados, como faziam seus amigos, mas por não confiar que, apesar da situação, sua vida estava nas mãos do Eterno para lhe fazer o bem.

Eliú diz:

"Por que razão contendes com ele, sendo que não responde acerca de todos os seus feitos? Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba. Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. Também na sua cama é castigado com dores; e com incessante contenda nos seus ossos; de modo que a sua vida abomina até o pão, e a sua alma a comida apetitosa. Desaparece a sua carne a olhos vistos, e os seus ossos, que não se viam, agora aparecem. E a sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos que trazem a morte. Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares, para declarar ao homem a sua retidão, então terá misericórdia dele, e lhe dirá: Livra-o, para que não desça à cova; já achei resgate. Sua carne se reverdecerá mais do que era na mocidade, e tornará aos dias da sua juventude. Deveras orará a Deus, o qual se agradará dele, e verá a sua face com júbilo, e restituirá ao homem a sua justiça." Jó 33:13-26

Nas palavras de Eliú Deus permite, e usa o sofrimento, para despertar o homem de sua condição, levando-o ao conhecimento do Eterno.

Aquele que, em seu sofrimento reconhece a Deus, confiando em seu governo, será iluminado com a luz dos viventes.

Não temos que rebelar contra Deus pelas adversidades que nos acomete, mas devemos confiar que nossas vidas estão nas mãos do Todo Poderoso, e que Ele tem o poder de transformar até a mais dura perda em um ganho Eterno.

Não importa o tamanho do seu sofrimento, Deus está no controle, e Ele tem o Bem para realizar na sua vida, apenas confie.

O Eterno nos abençoe!

#Resposta #Sofrimento
#Confiança #Fé
#DeusNoControle

Comentários