Ser misericordioso para alcançar misericórdia.

Uma verdade relevante em toda a Escritura é a Graça do Eterno. No hebraico é a expressão CHESSED (lê-se RRRessed - arranhando bem a garganta).

Apesar de sermos pecadores, o Senhor não nos trata conforme a nossa iniqüidade, mas com paciência nos tem suportado, oferecendo a nós o seu perdão dia após dia. 

Um dia, no entanto, ele trará juízo sobre toda a impiedade humana, e a aqueles que rejeitarem sua paz sofrerão o castigo de seus pecados.

Porém, desde o pecado de Adão até hoje, a oferta de paz por parte do Eterno tem sido anunciada a todos os homens, e ainda mais notório se fez seu amor ao revelar-se-nos através de Yeshua (Jesus) e seu sacrifício.

Assim, Deus é misericordioso. Porém, uma verdade não muito distante desta é que, a aqueles que aceitam sua oferta de paz, é ordenado a serem como Ele, exercendo a misericórdia.

"Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês". Mateus 5:48.

E o exercer misericórdia vai muito além de perdoar a aqueles que nos tem ofendido. E, como nos ensinou Yeshua em seu sermão, o ser perdoado está relacionado à capacidade de perdoar.

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14,15.

Mas o exercício da misericórdia está também em olhar para o próximo com beneficência e justiça, ou seja, buscar fazer o bem, colocando as coisas no seu devido lugar. 

Assim, ajudar financeiramente a quem de fato é necessitado, ofertar ajuda a quem é desamparado, falar o bem a respeito das pessoas evitando falar o mau, estabelecer leis justas; essas são maneiras eficazes de demonstrar a misericórdia.

Fazer essas coisas a nossos amigos é uma tarefa fácil, mas Yeshua nos provoca a mostrar resultados melhores do que este. Yeshua nos ordena a demonstrar a misericórdia a nossos inimigos:

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:44-48

O ensino de Yeshua está em total consonância com a Torá, que também ensina:

"Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás. Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo." Êxodo 23:4,5.

No entanto, este ensino não deve ser confundido com uma propagação da injustiça. Se alguém calunia você, procura o teu mau, e usa da sua benevolência para tramar contra você, esta não é uma causa justa. (recomenda-se a leitura do Salmos 109).

Mas se este que quer o teu mau, está em algum momento correndo riscos, e necessita da sua ajuda para sobrevivência, apesar de todo o mau que tramou contra você, é seu dever ajudá-lo, desde que a sua causa seja justa.

O Eterno nos convida a ajudar sempre a quem está necessitado, independente de quem seja, mas na causa que seja justa.

É um mandamento do Eterno a todos os seus servos exercer a misericórdia. Não obedecer a este princípio pode incorrer em juízo da parte de Deus. Visto que ter misericórdia está intimamente ligado ao reconhecer de que também precisamos de misericórdia.

Como apóstolo Tiago nos alertou:

"Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo." Tiago 2:13.

Que o Eterno nos capacite a sermos cada dia mais parecidos com Ele. O Eterno nos abençoe.

#Misericórdia #Perdão
#Graça #Salvação




Comentários