Tempo da visitação

É na parashá "Ki Tisa" que encontramos o momento mais emblemático da história de Israel, o episódio do bezerro de ouro. 

Para entender melhor sobre este episódio, é necessária uma contextualização.

Israel fora libertado por Deus da escravidão do Egito, conduzido pelo deserto até o monte Sinai. Neste monte o Eterno propõe sua Aliança a Israel: 

"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha." Êxodo 19:5.

Israel a uma voz responde: "Tudo o que o Senhor tem falado, faremos." Êxodo 19:8b. Com essa resposta, após três dias de purificação, Israel encontrou-se com seu Deus.

Ao som de shofares, com línguas de fogo, e um monte todo fumegante, Israel ouviu o Eterno pronunciando suas dez palavras. "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura." Êxodo 20:2-4. 

Moisés celebrou a Aliança, e subiu ao monte Sinai para receber do Eterno novas instruções a respeito do Tabernáculo e do culto que Israel prestaria.

Enquanto Moisés estava no monte Sina, o povo, vendo o monte ainda queimando, acreditaram que Moisés havia morrido na presença de Deus, e, resolveram fazer para si outro deus.

Assim, Israel quebrou a aliança que acabara de fazer com Deus. Podemos identificar que a razão desta quebra da aliança se deu principalmente por Israel não conhecer a Deus.

Não obstante tudo o que haviam presenciado, e como o Eterno cuidara daquela geração naqueles últimos dias, eles ainda olhavam para tudo o que Deus estava fazendo por eles com medo, e não reconheceram seu amor.

Temeram que Moisés não suportara a presença de Deus, sendo destruído no monte Sinai. Tiveram medo de servir a um Deus tão poderoso. E por medo, resolveram fazer um deus que talvez não os castigasse tão severamente.

Por desconhecer a Deus, quebraram a Aliança, e se tornaram culpados diante do único Deus que há. E, se não fosse a intercessão de Moisés, teriam sido destruídos pelo seu pecado.

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos." Oséias 4:6.

A razão pela qual somos tão destruídos pelo pecado é a falta de conhecimento do nosso Deus. Falta de reconhecer seu amor e seu cuidado. Sua lei nos foi dada não para nos limitar, mas para nos proteger. 

Mas, diante da situação em que Israel se encontrava naquele momento, Moisés vai ter com Deus para fazer expiação pelo povo, e toma uma atitude corajosa:

"Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito." Êxodo 32:31-32.

Deus não aceitou o sacrifício de Moisés para expiar o pecado de seu povo, mas faz uma revelação importantíssima:

"Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. Vai, pois, agora, conduze este povo para onde te tenho dito; eis que o meu anjo irá adiante de ti; porém no dia da minha visitação visitarei neles o seu pecado." Êxodo 32:33-34.

A expressão "eis que meu anjo irá adiante de ti" está relacionada à posição de Moisés em se colocar como expiação do pecado de Israel. E o Eterno revela que haveria um dia de visitação, onde mediante este anjo, o Eterno visitaria o seu pecado.

O resultado desta profecia encontramos nas palavras de Yeshua (Jesus): 

"E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." Lucas 19:41-44.

Yeshua é o anjo (enviado) de Deus para prover a expiação dos pecados da nação de Israel. O dia da visitação veio, mas a nação não estava aberta para receber o Messias. Por não reconhecer o tempo da visitação, Israel sofreu quase de dois mil anos de diáspora.

O que isso tudo tem a nos ensinar?

Primeiro ponto: Conheça a Deus! Ter o conhecimento correto a respeito de seu Amor, sua Graça e sua Justiça, nos fará obedecê-lo, não por medo, mas por reconhecer seu amor.

Segundo: reconheça o tempo da sua visitação. O Eterno, através de seu Espírito, nos visita, convencendo-nos de nossos pecados. Este é o momento exato que devemos nos arrepender e render ao Senhorio de Yeshua.

Que o Eterno nos abençoe.

#Parasha #KiTisá
#Bezerro #Pecado #Aliança
#Expiação #Visitação #Yeshua
#Arrependimento #Salvação

Comentários