Experiência do batismo no Espírito Santo.


"Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo." Atos, 8:14-15

Após a morte de Estevão, uma grande perseguição se abateu sobre os discípulos na Judéia. Com isso, muitos, principalmente os helenistas da igreja, tiveram que fugir da Judéia para outras regiões.

Felipe, que era um dos sete diáconos escolhidos em Atos 7, foi para Samária, e ali anunciava que Yeshua (Jesus) era o Messias.

Até este momento os gentios ainda não haviam recebido a pregação do evangelho de Yeshua. Os discípulos só foram entender que os gentios também poderiam receber a pregação do Evangelho a partir de Atos 10 com a conversão de Cornélio.

Mas os Samaritanos eram considerados como um povo mestiço, e ainda tinham vários pontos em desacordo com os judeus principalmente nas questões relacionadas ao Templo e a escolha de Davi.

Para os samaritanos o local de culto deveria ser no monte Geresim, e Davi na verdade era um impostor, que levou o Tabernáculo para Jerusalém contra a vontade de Deus.

Quando então vemos Felipe pregando aos samaritanos, e estes crendo em Yeshua, duas coisas estão acontecendo aqui.

Os samaritanos estão se reconectando à Jerusalém e à casa de Davi, pois Yeshua é filho de Davi. E por conseqüência está havendo, em Yeshua, a reconciliação das casas de Israel e Judá, que desde os dias de Roboão estavam separadas.

Por isso, ao receber a notícia de que os samaritanos estavam recebendo a Yeshua, a igreja de Jerusalém tratou de enviar imediatamente Pedro e João para lá.

Era de fato um momento histórico e profético. Mas há outro detalhe que nos chama muito a atenção nesta narrativa.

A principal preocupação dos apóstolos ao chegar em Samária foi levá-los à experiência de receber o Espírito de Deus.

Em todo o livro de Atos vamos perceber a importância e a preocupação dos apóstolos em que os crentes recebessem o Espírito Santo.

E é notório que esta experiência era notável na vida daqueles que O recebiam, pois sempre é procedida da expressão: "os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus" Atos 10:46.

Não quero aqui entrar na descrição de como é essa experiência, ou quais as evidências, ou coisas deste tipo, afinal, experiência é sempre algo que deve ser experimentado, e não racionalizado.

Mas desejo incentivá-lo a buscar essa experiência. Os apóstolos a tinham como essencial para os crentes, afinal, faz parte da promessa de Deus a todos, como diz o profeta:

"Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito." Joel 2:28-29.

E, rabino Shaul ensina aos efésios:

"no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória." Efésios 1:13-14.

Portanto, precisamos desejar essa experiência, devemos ansiar por este enchimento do Espírito de Deus, e buscar com toda nossa vontade, lembrando-nos das palavras de Yeshua:

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" Lucas 11:13.

E se você já vivenciou esta experiência, lembre-se que em diversos momentos os apóstolos clamaram, e foram renovados nesta unção.

Precisamos ser cheios do Espírito de Deus, pois só assim seremos de fato capacitados à servir ao Eterno, produzindo em nossas vidas os seus frutos.

O Eterno nos abençoe!

#EspiritoSanto #CheiodoEspirito
#BatismoNoEspirito #Esperiência
#Promessa #Yeshua

Comentários

Postar um comentário