A responsabilidade do discípulo.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:17-21.

No trecho da segunda carta aos Coríntios, transcrita acima, Paulo estava concluindo seu discurso, elencando um aspecto importantíssimo da nossa fé em Yeshua (Jesus): o Ser uma Nova Criatura.

Paulo vai dizer que, aquele que de fato está no Messias é uma Nova Criatura, que as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.

Paulo não está dizendo que o discípulo de Yeshua não erra mais, ou que está imune ao pecado. O que Paulo está dizendo é que o discípulo de Yeshua vive sob uma nova perspectiva, uma nova esperança, com outros valores e outros princípios daqueles que outrora tinha.

E tudo isso provém da reconciliação que temos com Pai através do sacrifício de Yeshua. Reconciliação esta que, uma vez alcançados por ela, nos tornamos mensageiros da mesma.

Somos, portanto, constituídos embaixadores do Messias na terra, como se o próprio Eterno, através de nós, chamasse o mundo ao arrependimento, e a experimentar a mesma reconciliação.

Isto nos leva a dois pontos principais. Primeiro que o discípulo é aquele que está sujeito à disciplina do Messias. Ou seja, o verdadeiro discípulo não vive por si, mas tem como parâmetro os princípios e valores dados pelo Messias. Yeshua disse:

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos." João 8:31.

Não tem como ser discípulo de Yeshua e não estar sujeito à disciplina do Messias. Pode até ser que a pessoa seja simpatizante do Messias, goste de algumas coisas que o Messias ensinou, diga bem do Messias para outros, mas essa pessoa só será discípula do Messias se guardar a disciplina de Yeshua.

Segundo que todo o discípulo é constituído testemunha do Messias diante do mundo. E aqui está um ponto de grande relevância.

Se você se diz discípulo de Yeshua, como está o seu testemunho acerca do Messias? Será que sua vida, suas expressões, seus princípios, valores e esperança refletem a Pessoa e a Obra do Messias?

Na Torá o Eterno deu um importante mandamento:

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." Êxodo 20:16.

Este mandamento pode ser entendido como não testemunhar, perante juízo, de forma falsa, e de forma a comprometer o seu próximo. Mas este mandamento também pode ser entendido como não testemunhar falsamente contra o seu próximo.

Se alguém se diz discípulo de Yeshua e não vive debaixo da disciplina de Yeshua, pelo contrário, defende valores diferentes daqueles dados pelo Eterno nas Escrituras, este alguém está dando uma falsa mensagem a respeito do que é a fé no Messias, afastando o próximo (incrédulo) da Verdade que poderia salvá-lo.

A grande verdade nestes versos de Paulo aos corintos é que: ser discípulo de Yeshua é um grande privilégio, mas também uma grande responsabilidade.

Esta verdade tão profunda, e tão urgente, é, na verdade, um chamado a nós, para que nós, de fato, estejamos reconciliados com o Eterno através da fé no Messias.

Infelizmente, uma importante porção dos crentes não vive a expressão desta reconciliação.

Se sua esperança, suas convicções, suas expectativas, seus valores e princípios são os mesmos que os homens naturais têm, esta mensagem é para você.

Yeshua, em seu discurso no Sermão do Monte, elenca alguns pontos em que os crentes se assemelham aos incrédulos:

"Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?" Mateus 5:46,47.

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." Mateus 6:7,8.

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;" Mateus 6:31,32.

Por isso Paulo roga aos corintos: "Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus". É urgente que estejamos de fato reconciliados com o Pai através do Messias, para de fato sermos seus discípulos, e de fato testemunharmos francamente a respeito da Salvação que há nEle.

O mundo necessita urgentemente deste testemunho, que só quem está reconciliado com o Pai é capaz de dar.

Que o Eterno nos abençoe!

#NovaCriatura #Discípulo #Testemunha
#Arrependimento #Reconciliação
#Salvação

Comentários