A Torá de Yeshua

O sermão do monte (Mateus capítulos 5, 6 e 7) é sem dúvida uma porção muito importante para entendermos a doutrina de Yeshua (Jesus). É uma exposição clara e objetiva que Yeshua faz de sua doutrina, onde ele aborda vários aspectos da prática da justiça e de como entender (interpretar) a Torá.

Infelizmente, alguns vêem nas palavras de Yeshua, principalmente no capítulo 5, uma sinalização de uma mudança na Torá feita pelo Messias. Nada é mais tão longe da realidade.

Não podemos esquecer que, antes de Yeshua tratar do "ouviste o que foi dito aos antigos, eu, porém vos digo", Yeshua foi categórico ao afirmar:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." Mateus 5:17-20.

Devemos entender que no capítulo 5 de Mateus, Yeshua não vai substituir os mandamentos da Torá, mas irá tratar da interpretação, do ensino que era comum sobre vários aspectos da Torá. Isto fica claro quando ele diz:

"Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo." Mateus 5:43.

Não existe nenhum mandamento da Torá ordenando odiar o inimigo, portanto, Yeshua não está tratando do mandamento em si, mas do ensino desenvolvido a partir da Torá.

O que vamos ver no ensino de Yeshua é que, em todos os aspectos, Yeshua reafirma a Torá colocando seu ensino em um nível prático e mais profundo.

Analisemos o ensino de Yeshua sobre o adultério:

"Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus 5:27,28.

A Torá é clara em classificar o adultério como pecado. A prática do adultério é um pecado grave na Torá, digno de morte. Mas Yeshua aprofunda este mandamento, anelando-o a outro mandamento:

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo." Êxodo 20:17.

Assim, Yeshua ensina sobre a Torá que o problema não está apenas no ato do adultério em si, mas principalmente no alimentar um desejo pecaminoso. A cobiça é igualmente classificada como pecado na Torá.

O legalista pode dizer, não cometi adultério. Mas ainda assim estará em pecado por nutrir um desejo maligno no seu coração. Ao passo que o piedoso dificilmente cometerá adultério, pois antes de haver a possibilidade do ato, ele já luta contra os seus desejos pecaminosos.

É este o ensino de Yeshua:

"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." Mateus 5:29,30.

Yeshua está tratando não do mandamento do adultério em si, mas de um princípio mais importante, o lidar com a origem do pecado, os desejos pecaminosos e as inclinações carnais.

Este princípio pode ser estendido para todos os demais mandamentos. Afinal, esta é a indicação de outra passagem da Torá demasiadamente importante: o Shemah!

"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;" Deuteronômio 6:6.

O local do mandamento é no coração. Devemos estar atentos à obediência no nosso íntimo, lidando com nossas inclinações, sendo vigilantes quanto ao que nossos desejos estão comprometendo, e não apenas à satisfação legal de um ou outro mandamento.

Por isso, devemos estudar a Torá sob o ensino de Yeshua, buscando em Deus, através da ação do Espírito Santo em nossas vidas, ter a Torá escrita em nossos corações.

Se nós amamos a Yeshua, estaremos atentos aos princípios que Ele nos legou.

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21.

Que o Eterno nos abençoe!

#SermaoDoMonte #Torá #ToráDeYeshua
#PrincipiosDosMandamentos #Evangelho
#EspiritoSanto

Comentários