Dê a outra face.

Existe um ensino de Yeshua (Jesus) que é muito conhecido, mas pouco compreendido. Trata-se de quando Ele disse para dar a outra face a quem te fere.

Já vi muitos se basearem neste texto para dizer que não devemos resistir às injustiças, como se Deus quisesse de nós sermos apenas "cordeiros mudos para o matadouro".

Quando olhamos para as Escrituras vamos ver muitos casos em que homens de Deus se levantaram e lutaram contra injustiças. Um caso bastante interessante é o de Finéias (Pinchas) que estudamos na parashá passada.

O que poucos sabem sobre esta passagem é que Yeshua estava citando o profeta Jeremias, no seu livro de Lamentações:

"Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta." Lamentações 3:30.

Yeshua é um rabino por excelência, e assim como todo rabino, suas citações não são meras citações. A maneira que os rabinos ensinam é, através de uma citação, resgatar um ensino que existe naquele trecho, para aplicá-lo ou aprofundá-lo.

Assim, se Yeshua estava citando Jeremias, para entendermos melhor o que ele estava dizendo, nós precisamos inicialmente resgatar de Jeremias todo o ensino contido naquela passagem citada.

Lamentações capítulo 3 é um capítulo muito especial.

Jeremias foi, talvez, o mais desafortunado profeta do Tanach (antigo testamento). Isso fica explícito no capítulo 3 de Lamentações.

A razão da infelicidade do profeta é que ele viu com seus olhos o resultado das profecias que ele profetizou.

Durante todo o seu ministério ele acusou os pecados de Judá, chamou Israel ao arrependimento. Mas Judá não atendeu ao seu clamor, e Babilônia invadiu Jerusalém, derrubou seus muros, destruiu o Templo, e levou cativos seus habitantes.

Tudo o que Jeremias profetizou aconteceu, e ele viu com seus olhos a destruição da cidade amada por Deus.

No capítulo três, Jeremias ainda narra como fora perseguido, ultrajado e humilhado pela liderança de Judá.

Os primeiros versos do capítulo 3 narram para nós um cenário perturbador. Como pode o homem de Deus ter sofrido tanto?

Como um homem que dedicou sua vida ao Todo Poderoso, que falava em Nome do Senhor dos Exércitos, padecer tantas injustiças, e ainda assistir a destruição de Jerusalém?

O próprio Jeremias, no capítulo três vai falar sobre as misericórdias do Senhor, que se renovam a cada manhã. Não obstante a toda a dificuldade aparente, sua esperança estava no Eterno, que trará a resposta final a toda a injustiça.

Para Jeremias fica claro que havia um único caminho tanto para ele como para os judeus:

"De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o Senhor. Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo:
Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste." Lamentações 3:39-42.

Todo aquele sofrimento estava sendo causado pelo Eterno em resposta aos pecados de Israel. Quando o entristecer vem de Deus há oportunidade de arrependimento e transformação:

"Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta. Pois o Senhor não rejeitará para sempre." Lamentações 3:30,31.

Yeshua resgata este ensino de Jeremias para aplicar àquela geração dizendo:

"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas." Mateus 5:39-41.

Nos dias de Yeshua, Israel estava debaixo da dominação romana. Por decreto do imperador, o soldado romano poderia forçar um judeu a caminhar até uma milha carregando seus equipamentos, e também tinha a liberdade de confiscar a capa de um judeu caso estivesse necessitado.

Yeshua resgata à memória daquela geração que a dominação romana sobre eles era juízo do Eterno sobre os pecados de Israel.

Ao invés de se amotinarem, como faziam alguns grupos, aquela geração tinha que resolver o problema que os haviam colocado naquela situação, deviam aceitar a repreensão do Senhor arrependendo de seus pecados.

Mas e para nós? O que as palavras de Jeremias e de Yeshua tem a nos ensinar?

Passamos por diversos tipos de sofrimento nesta vida, e uma boa parcela destes sofrimentos se deve às conseqüências de nossos próprios pecados.

Devemos entender que nada nos acontece em vão, e se oposição, dor e sofrimento tem nos abatido, o Eterno está vendo, e Ele é o único que tem o poder de transformar o momento de luta em vitória, como está escrito:

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28.

O que devemos aprender é que, ao invés de murmurar da nossa situação, devemos buscar arrependimento daquilo que é necessário arrependimento, e buscar justiça daquele que é Juíz de toda a terra:

"A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor." Lamentações 3:24-26.

Confie no Eterno! Coloque sua vida e suas tribulações nas mãos do Senhor, confie que tudo está no controle dEle, e siga em frente.

Haverão momentos em que deveremos enfrentar nossos inimigos, haverão momentos em que deveremos impor a justiça, haverão momentos em que deveremos nos calar e aguardar, mas em todos os momentos devemos estar confiantes no Eterno e na sua Salvação.

Que o Eterno nos abençoe!
#DeAOutraFace #Tribulação
#Arrependimento #Sofrimento
#Confiança #Deus #Fé
#Yeshua #Salvação

Comentários