Deus não muda!

A parashá Balak (Números 22:2-25:9) relata a história do profeta Balaão, que fora contratado por Balaque para amaldiçoar o povo de Israel, porém, Deus o faz abençoar o povo.

Desde o inicio, quando os enviados do rei Balaque chegaram até Balaão, Deus diz que ele não poderia amaldiçoar Israel, pois era um povo abençoado.

Mas, o que mais chama a atenção na narrativa que segue é a insistência, tanto de Balaão como de Balaque, em ver se, talvez, Deus mudasse de idéia.

Primeiro Balaão, quando recebe a segunda comitiva enviada por Balaque, e já tendo a resposta do Eterno da primeira vez, consulta a Deus novamente se subiria ou não à Balaque.

Deus concede que ele vá, mas ordena que fale apenas aquilo que o Eterno colocar em sua boca. Mas vemos que o Anjo do Senhor tentou matá-lo no caminho, justamente porque ele estava fazendo algo contrário a vontade do Eterno.

Depois, quando Balaque fica irado com Balaão por abençoar Israel, ao invés de amaldiçoar, ele leva Balaão a outro local, para que de lá ele amaldiçoasse a Israel. Então encontramos a seguinte palavra de Adonai:

"Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23:19.

Essa passagem nos ensina um princípio fundamental que as Escrituras nos revelam acerca do nosso Deus, Ele não muda!

Temos na Bíblia vários relatos em que o Eterno anunciou um juízo e arrependeu-se depois, mas essa mudança não é fruto de alguma mudança em Deus, mas sim no homem.

Balaque queria de toda a forma que Deus mudasse sua decisão e amaldiçoasse a Israel, mas Deus manteve sua bênção. Mas, no inicio do capítulo 25, vemos o relato de uma praga que matou vinte e quatro mil Israelitas.

Deus mudou de idéia e decidiu amaldiçoar seu povo? Não! Israel mudou, pecou em prostituição e idolatria com as midianitas, e então provocaram a ira do Eterno.

Outra passagem nos ensina mais um pouco sobre isso. Rute era uma moabita, e estava debaixo de maldição por isso, pois está escrito:

"Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor eternamente." Deuteronômio 23:3.

Porém ela tomou uma decisão radical em sua vida, e disse a Noemi sua sogra:

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;" Rute 1:16.

Rute mudou sua condição, e ao invés de maldição recebeu uma grande bênção, foi reconhecida como justa em Israel, foi bisavó do rei Davi, e é contada na genealogia do Messias.

Deus não muda suas posições e decisões, quem muda somos nós. Por isso o profeta Ezequiel nos ensinou:

"Desviando-se o justo da sua justiça, e praticando iniqüidade, morrerá nela. E, convertendo-se o ímpio da sua impiedade, e praticando juízo e justiça, ele viverá por eles." Ezequiel 33:18,19.

Se você sente que não é abençoado por Deus, não adianta nada você querer que Deus mude, Ele não vai mudar. Quem tem que mudar é você!

É justamente por isso que quando Yeshua iniciou seu ministério, sua mensagem inicial foi:

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mateus 4:17.

Somos nós quem temos que nos arrepender de nossos pecados, de nossas desobediências a Deus, e nos sujeitar em obediência ao Eterno, crendo em seu Filho Yeshua.

Só assim teremos a maldição retirada de sobre nossos ombros, e seremos agraciados pelo Eterno. Pois Ele não muda, e nunca haverá encantamentos que mudará a nossa sorte.

Que o Eterno nos abençoe!

#Parashá #Balak #Balaque
#Balaão #DeusNãoMuda
#Bênção #Maldição
#arrependimento #Yeshua

Comentários