Zelo do Senhor

A parashá Pinchas (Números 25:10-29:40) começa contando a história de Finéias (Pinchas em hebraico) de como ele conseguiu uma aliança de paz com o Eterno.

Os moabitas e midianitas haviam se unido para destruir Israel, mas não com exércitos. Inicialmente contrataram Balaão para amaldiçoar a Israel, porém, não puderam.

Sob orientação de Balaão, os moabitas e midiantas enviaram ao acampamento dos israelitas suas mais belas mulheres, e seduziram os homens de Israel à prostituição e à idolatria.

Com o pecado de Israel uma grave peste começou a atacar o acampamento de Israel. O Eterno ordenou que todos os príncipes envolvidos naquele pecado deveriam ser enforcados.

No meio da peste, quando as pessoas estavam chorando e clamando a Deus pelo fim da praga, Zinri, um dos príncipes da tribo de Simeão, diante de Moisés e de todo o povo, une-se à Cosbi, filha de um dos príncipes dos midianitas, e leva-a para dentro de sua tenda.

Naquele momento, Pinchas (Finéias) toma uma lança, entra na tenda de Zinri, e atravessa ele e Cosbi em um único golpe na altura do estômago. Ambos morrem na hora, e a praga cessa em todo o acampamento.

Diante a atitude de coragem e justiça, o Eterno diz a Moisés que dava sua aliança de paz a Finéias, e que nunca faltaria descendentes entre os sacerdotes de Israel.

O grande exemplo de Finéias para nós é a coragem e o zelo pelo Eterno.

Não vivemos dias diferentes de Finéias.

O diabo tem tentado os crentes em diversas áreas em nossa geração, principalmente na área sexual. Não por menos, temos vivido períodos de grandes pragas que assolam a nossa geração. Não apenas pragas físicas, com diversos tipos de doenças, mas também ideológicas, que afastam as pessoas da realidade e da verdade por meio de sofismas.

A atitude extrema de Finéias foi motivada pelo zelo às coisas do Eterno. Com certeza Deus não pede de nós que tenhamos a mesma atitude de Finéias, afinal, aquela situação foi muito específica.

Mas o Eterno pede de nós, em nosso tempo, que tenhamos o mesmo zelo pela santidade, assim como Finéias demonstrou ter.

Infelizmente, vivemos dias em que os crentes têm sido omissos com relação ao pecado. Temos vivido dias em que se tornou comum vermos vários pecados sendo praticados por vários líderes. E o escândalo tem se tornado uma marca desta geração de crentes.

Não podemos assistir a isso sem denunciar o pecado e chamar as pessoas ao arrependimento.

Se nós dissemos que cremos em Yeshua (Jesus) então é necessário termos zêlo pelo Senhor, pelo Nome do Eterno que carregamos em nosso testemunho. É necessário pautarmos nossas vidas, nossas atitudes com a Palavra de Deus.

Vivemos dias em que é urgente um grande arrependimento.

Se a igreja está doente, qual será a esperança do mundo? A cura para a doença do mundo começa com a cura da igreja. É através dos justos que o Nome do Eterno será conhecido em nossa geração. Assim como hoje conhecemos o zelo do Senhor no testemunho de Finéias.

Que o Eterno levante muitos Finéias sobre a nossa geração, a fim de despertar a igreja para o arrependimento.

#Parashá #Pinchas
#Arrependimento #Justiça
#Zelo #Fidelidade

Comentários