A fé e a Torá

A fé é a base do nosso relacionamento com Deus. Isso fica evidente nas palavras do escritor da carta aos Hebreus quando diz:

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11:6.

Assim, todo o nosso relacionamento com Deus acontece pautado no princípio da fé.

Já foi falado em muitos de nossos artigos que a palavra fé em hebraico é "emunah", e que seu significado vai além de um simples crer.

O significado de Emunah liga Fé à Fidelidade, de maneira que é impossível dizer ter fé sem que esta fé seja demonstrada em atitudes de fidelidade.

O correto entendimento do princípio desta fé deve mudar todo o nosso pensamento a respeito do que deve ser a vida do discípulo de Yeshua (Jesus), e, principalmente, o papel da Torá em todo este contexto.

Na carta aos Efésios, no capítulo 5, versos 1 a 20, o apóstolo Paulo vai traduzir este princípio de forma clara e bastante didática.

Destaco abaixo alguns trechos do texto que passaremos a estudar.

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados" Efésios 5:1a

Paulo começa o seu discurso resgatando um dos princípios mais repetidos no livro de Levíticos: "Sede santos porque Deus é Santo".

Nosso padrão e objetivo é seguir o exemplo que o Eterno nos dá. Devemos imitá-lo, trazer para nós seus princípios e valores.

"Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus." Efésios 5:3-5

Depois de colocar o padrão de vida do crente (imitar à Deus), Paulo vai listar tudo aquilo que é condenado pela Torá.

São práticas que não combinam com a vida de quem teme à Deus, pois representa o oposto dos valores dados pelo Eterno na sua Torá.

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." Efésios 5:6

Não devemos nos deixar ser enganados. A exemplo do que aconteceu com a geração de Noé, e com Sodoma e Gomorra, o Eterno trará juízo a todos os que praticam a iniqüidade.

"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" ... "aprovando o que é agradável ao Senhor. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." Efésios 5:8,10

Aqui Paulo resgata qual deve ser o estilo de vida do crente. Fomos resgatados das trevas do pecado para viver na Luz que é a Torá.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119:105

Portanto, devemos viver de maneira a condenar a iniqüidade. Não há como haver comunhão entre a luz e as trevas.

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." Efésios 5:15-17.

Não devemos andar conforme a loucura da impiedade que há no tempo presente, mas vivermos pela sabedoria que vem do alto. A Torá foi-nos dada justamente para dar-nos essa sabedoria.

"Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida." Deuteronômio 4:5,6

Diante do exposto por Paulo devemos concluir que, a nossa fé em Yeshua deve nos levar à buscar na Torá o padrão de vida que o Eterno tem desenhado para todo aquele que o teme.

É por causa de nossa fé em Yeshua que devemos lutar contra o pecado que se manifesta tão perto, procurando aplicar em nossas práticas aquilo que é aprovado pela Torá.

E, através de uma vida pautada na Torá, testemunhar por meio de nossas ações, a justiça que vem de Deus.

É interessante como muitos testemunham das perversidades praticadas na vida, antes de se renderem a Yeshua. Mas pouco se testemunha da vida após a fé no Messias.

Nosso testemunho mais importante deve ser de como a Graça de Deus nos transforma de pecadores a pessoas que perseguem a justiça.

Que o Eterno nos abençoe!
#Fé #Fidelidade #Torá
#Testemunho #Justiça
#Yeshua

Comentários