O que é a Torá para nós?

Na parashá desta semana (Vaetchanán Deuteronômio 3:23-7:11) temos a repetição dos dez mandamentos, e a declaração do Shemá, que é apontado por Yeshua como sendo o maior de todos os mandamentos da Torá (Marcos 12:29).

Só por estes pontos, poderíamos considerar a porção desta semana especialmente importante, mas há outro aspecto que encontramos nesta parashá que a torna bastante especial.

É esta porção a responsável por quebrar todo e qualquer viés legalista que poderia ser dado erroneamente à Torá.

Nesta parashá encontramos Moisés declarando o viés pelo qual devemos observar os mandamentos da Torá. Ele diz:

"Vedes aqui vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor meu Deus; para que assim façais no meio da terra a qual ides a herdar. Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida. Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o Senhor nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?" Deuteronômio 4:5-7.

O legalismo acontece em qualquer sistema legal onde é dado à lei o objetivo em si mesma. Ou seja, obedecer ao mandamento pelo mandamento. Essa visão consiste em uma deturpação do objetivo de qualquer lei.

As leis são dadas com objetivos de estabelecer parâmetros para uma vida social correta, protegendo os direitos individuais, e estabelecendo as obrigações coletivas.

Assim, o objetivo das leis nunca é a lei em si. Quando isso acontece há uma deturpação do propósito da lei.

Com a Torá é a mesma coisa. Moisés destaca que a Torá foi-nos dada pelo Eterno para que pudéssemos ter vida. Assim, o princípio maior da Torá é a vida.

"Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes; para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR Deus de vossos pais vos dá." Deuteronômio 4:1.

Mas ele destaca que o guardar os mandamentos da Torá deve ter também o objetivo de produzir em nós sabedoria:

"Guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos" Deuteronômio 4:6.

Devemos ter a Torá como fonte de ensino, para obter de seus mandamentos os princípios eternos que nos revelam ao Pai, e a seu Filho Yeshua (Jesus).

As festas, o Shabat, os mandamentos éticos, os cerimoniais, toda a Torá nos ensina a respeito do Eterno e de Yeshua.

Não obedecemos aos mandamentos para sermos salvos, ou para aplacar a ira de Deus sobre nós, ou porque se não cumprirmos os mandamentos poderemos ser castigados.

Obedecemos aos mandamentos do Eterno porque temos conhecido o amor de Deus a nós, nos dando salvação pela sua graça, e por esta mesma graça nos ter dado mandamentos que nos ensinam a como viver justa, piedosa e harmoniosamente com o próximo e com Deus.

Da mesma forma como Israel recebeu os mandamentos após ter sido liberto do Egito, para que conhecessem a Deus e o servissem, assim nós, após sermos libertos do cativeiro do pecado, recebemos a instrução do Eterno, através do seu Espírito, escrevendo a sua Torá em nosso coração e em nossa mente, para que possamos ser aperfeiçoados, e possamos dar ao Eterno frutos de justiça.

Por isso, a Torá é muito importante para nós, e deve ser para todo o discípulo de Yeshua.

Que o Eterno nos abençoe!
#Parashá #Vaetchanán
#Torá #Sabedoria
#Legalismo #Graça

Comentários