A Graça do Eterno apresentada desde o início.

Hoje recomeçamos o estudo da Torá com a parashá Bereshit (Gênesis 1:1-6:8). É uma porção muito complexa, que trata de muitos assuntos deste a criação do homem até a corrupção geral da humanidade antes do dilúvio. Mas o que mais me chama a atenção nesta porção é a manifestação da Graça do Eterno.

Entendemos por "Graça" (Chessed em hebraico), a inclinação do Eterno em nos dar o seu favor. Esta graça começa a ser manifestada ainda na criação, onde tudo o que é criado é visto por Deus como "bom".

Toda a criação se deu para que o homem fosse criado, e uma vez o homem criado ele pudesse entender o quanto Deus o ama. A criação testemunha do Criador sobre sua bondade e benignidade, e também de sua ordem e sua perfeição.

Após o homem ser criado o Eterno dá a ele o Shabat, que é o memorial da criação, e o sinal de que o Eterno é quem criou e governa todas as coisas.

Como ensinou Yeshua (Jesus) o Shabat foi criado por causa do homem, e não o homem por causa do Shabat. O Shabat foi o segundo presente que o homem recém criado recebeu do altíssimo.

Depois temos o relato do pecado. O homem decide rebelar-se contra o mandado do Eterno, e adquire para si o conhecimento do mal. As conseqüências deste desvio são terríveis, do próprio Eterno o homem ouve a condenação por sua desobediência:

"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." Gênesis 3:17-19

Mas essas palavras duras não vieram sem antes haver uma promessa de restauração:

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3:15.

Mais a frente temos o episódio em que Caim assassina seu irmão Abel por inveja. De igual forma, seu pecado trás duras conseqüências para Caim:

"E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra." Gênesis 4:10-12.

Mas a Caim também é manifestado o favor do Eterno, colocando-lhe um sinal para que não fosse assassinado por alguém que desejasse vingar o sangue de Abel:

"O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse." Gênesis 4:15.

E esta parashá termina apresentando o terrível quadro de depravação moral que a humanidade atingiu, que trouxe para aquela geração a mais terrível condenação já manifestada pelo Eterno até os nossos dias: o dilúvio:

"E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito." Gênesis 6:7.

Mas de igual forma, nesta parashá, com a declaração da condenação, o Eterno apresenta também o seu favor:

"Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor." Gênesis 6:8.

É com este verso que termina a parashá Bereshit, e é com esta verdade que reiniciamos nosso estudo da Torá: Nossos pecados nos trazem conseqüências terríveis, e há uma condenação imposta a nós pelos nossos pecados. Não obstante, o Eterno oferece a sua Graça.

É através de Yeshua que a maneira como Deus redime o homem pecados se tornou conhecida. Yeshua assumiu nossas culpas e nos trouxe o perdão. Mas ainda cabe a nós aceitar o favor do Eterno, abandonando nossos pecados, e procurando viver na justiça que o Eterno apresenta através de sua Torá.

O Eterno nos abençoe!
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