Justiça que vem da Fé - continuação

No estudo da parashá Nitsavim (http://fesalvacaoeobras.blogspot.com/2019/09/a-justica-que-vem-da-fe.html), iniciamos sobre o tema: A justiça que vem da fé. Esse termo foi usado por Paulo na carta aos Romanos capítulo 10 para contrapor ao que ele também denomina como "justiça que vem da Lei".

À luz da parashá Nitsavim vimos que esta "justiça que vem da fé" está na obediência que é fruto de uma conversão genuína ao Eterno, e não por imposição de normas e preceitos religiosos. É a circuncisão do coração que colocará a Torá no seu devido lugar, na mente e no coração do crente.

O momento que Paulo estava vivendo tem tudo a ver com essa argumentação feita no capítulo 10 de Romanos, pois o partido chamado "dos da circuncisão" insistia em fazer dos gentios crentes prosélitos do judaísmo, impondo sobre eles a obrigação de se tornarem judeus.

Lembre-se que o problema tratado pelos apóstolos em Atos 15 é justamente esta alegação dos religiosos: "se não circuncidar-vos, conforme o rito de Moisés, não podereis ser salvos" Atos 15:1.

Paulo critica a obediência legalista em contraste à obediência oriunda da fé. A obediência legalista não pode salvar, não pode transformar ninguém. Mas a Salvação opera no homem a transformação necessária para que ele seja inclinado para a obediência.

Nesta mesma linha, analisando agora o discurso de Yeshua a respeito de seu retorno, e de como julgará o mundo, vamos fortalecer o ponto mais importante desta narrativa: a Fé deve produzir obras de justiça, frutos de obediência aos mandamentos do Eterno.

Em Mateus 25:31-46 encontramos Yeshua ensinando que no seu retorno separará os bodes das ovelhas. As ovelhas entraram no Reino, pois foram solícitos aos seus semelhantes nas suas necessidades. Em outras palavras, trataram o próximo com justiça.

Lembremos que neste capítulo Yeshua trata em três parábolas diferentes, três níveis deste juízo.

As virgens loucas que não tiveram azeite suficiente. Elas foram displicentes para com a vida de santidade, não se preocuparam com acrescer à fé virtudes, e perderam-se nesta acomodação.

O servo infiel foi displicente para com aquilo que o Eterno deu em suas mãos para fazer, escondendo na terra seu talento, e vivendo de forma a desprezar sua condição de servo.

E os bodes e as ovelhas, que trata mais abertamente sobre como devemos agir para com nosso Senhor através do cuidado para com o próximo.

O segundo mandamento mais importante da Torá é: "amarás a teu próximo como a ti mesmo". Yeshua diz que deste mandamento depende toda a Torá e os profetas.

Uma rápida leitura sobre vários trechos da Torá e encontraremos mandamentos sobre como lidar com o próximo com justiça. Não desviando dos pobres sua ajuda, não defraudando ninguém, usando com sinceridade nos comércios e nos contratos, não mentindo e honrando seus compromissos.

Grande parte da Torá lida justamente em ensinar-nos a tratar nossos semelhantes de forma justa. E Yeshua deixa claro que nos julgará com base neste parâmetro.

Mas alguém pode argumentar: A salvação é pela fé e não por obras!

Sim, exatamente. A salvação é pela fé. Obras não podem perdoar pecados. Mas será que você leu atentamente o que Paulo diz sobre isso?

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, CRIADOS em Cristo Jesus PARA AS BOAS OBRAS, as quais Deus preparou para que ANDÁSSEMOS NELAS." Efésios 2:8-10.

A justiça que vem da fé é caracterizada pela obediência aos mandamentos e pela prática das boas obras não pela imposição, não por medo, mas por ter um desejo íntimo de praticar a justiça.

Fomos criados no Messias para essas boas obras. E nossa fé, caso seja verdadeira, deve levar-nos a praticar essas boas obras. Apóstolo Tiago também ensina:

"Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." Tiago 2:14-18.

Segundo Tiago, a fé é evidenciada por obras, e se não há obras, a fé está morta.

Yeshua não se agrada do legalismo. Mas isso não quer dizer que ele não procura em nós obediência. A rejeição ao legalismo se dá porque o legalismo oculta as reais intenções por trás de práticas religiosas. Não há perfeição no legalismo.

Mas a fé conduz ao Messias, e leva a Salvação. A Salvação uma vez operada transforma o coração e inclina o homem à obediência, como vimos no estudo "a justiça que vem da fé".

Portanto, procure com diligência encher suas botijas de azeite, a unção do Eterno que transforma nosso interior. Atenta-se para aquilo que o Eterno tem colocado em suas mãos para fazer, seus dons e talentos, para dar frutos a Deus abençoando a vida de seus irmãos, e então, no retorno de Yeshua você terá a alegria de fazer parte de seu Reino.

O Eterno nos abençoe!
#JustiçaDaFé #JustiçaDaLei
#FéEObras #AmarOPróximo
#MaranAta #Yeshua

Comentários