Desentulhando poços.

Na parashá desta semana (Toldôt Gn 25:19-28:9) encontramos um interessante relato de quando Isaque esteve peregrinando na região de Gerar. A Torá diz que, devido à fome que se instalou na terra de Canaã nos dias de Isaque, ele peregrinou na região de Gerar, que fica ao sul de Canaã, no território dos filisteus.

Isaque prosperou ali, cresceu em números de servos, em rebanho, e em riquezas, pois o Eterno era com ele e o abençoava no que fazia. O sucesso foi tanto que despertou a inveja dos filisteus, que, por pura inveja, entulhou alguns poços abertos por Abraão, e obrigaram Isaque a sair de Gerar.

Isaque se instalou no vale de Gerar, e ali se pôs ao trabalho de desentulhar os poços que seu pai Abraão havia cavado naquela região. É muito importante entender a importância destes poços. Isaque, assim como os filisteus, eram pastores. O rebanho de ovelhas era levado a percorrer longas distâncias para encontrar pasto. E era primordial que houvesse vários pontos com água para dar de beber ao rebanho.

Quando Isaque desentulhou o primeiro poço, os pastores filisteus contenderam com ele, e tomaram posse daquele primeiro poço. Isaque desentulhou um segundo poço, e por ele também os pastores filisteus contenderam contra Isaque. Isaque desentulhou o terceiro poço, e por este não mais contenderam os pastores filisteus. Isaque ainda cavou um quarto poço, e depois disto Abimeleque, rei dos filisiteus , com seus generais, foram a Isaque e fizeram uma aliança com ele.

Este relato da Torá nos trás ensinamentos poderosos que podem nos ajudar muito em nossa caminhada nesta terra.

Primeiro, é inevitável que o sucesso do servo de Deus desperte em outros a inveja. E por inveja pessoas são capazes de fazerem coisas que prejudicam não apenas nós como a eles próprios.

Por inveja os filisteus entulharam poços que cavados por Abraão. Quando alguém cavava um poço, o seu nome ficava vinculado a aquele poço. Ao entulhar os poços de Abraão, os filisteus quiseram apagar o nome de Abraão daquele lugar. Mas não se deram conta de que eles próprios também precisavam daqueles poços.

Assim, quando Isaque começou a desentulhar os poços, eles contenderam com Isaque pela posse dos poços. E aqui temos outro ensino muito importante. Pois Isaque não contendeu contra os filisteus, por mais razão que tivesse em ter a posse daqueles poços. Mas ele foi e continuou seu trabalho de cavar poços.

Um só poço não resolveria o problema de que os rebanhos precisariam de pontos estratégicos para ter água. Eram necessários outros poços para que os rebanhos pudessem sobreviver à escassez de água. Isaque desentulhou outros dois poços, e cavou um quarto poço que não era de seu pai Abraão.

Conforme Isaque continuou seu trabalho ele viu seus inimigos virem até ele pedindo paz.

“E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o Senhor é contigo, por isso dissemos: Haja agora juramento entre nós, entre nós e ti; e façamos aliança contigo. Que não nos faças mal, como nós te não temos tocado, e como te fizemos somente bem, e te deixamos ir em paz. Agora tu és o bendito do Senhor.” Gênesis 26:28-29 .

Isaque pode presenciar o reconhecimento de seus inimigos porque teve a paciência de esperar no Senhor, e continuou seu trabalho, independentemente das oposições que enfrentou.

É exatamente este ensino que nos deixou Yeshua quando disse:

“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” Mateus 5:39-42.

Confiar em Deus e seguir fazendo o que é necessário ser feito, fazendo o bem, independente de a quem. Isaque, com seu trabalho abençoou seus inimigos, que fizeram uso dos poços que ele cavou, e assim ajudou a tornar aquele local melhor do que era.

É interessante como que no contexto judaico, existe a importância de fazer do mundo um lugar melhor de se viver. Se considerarmos tudo o que o mundo tem feito a Israel desde o início, vemos o quão próximo de Isaque eles vivem.

Israel desde sempre foi perseguido, contenderam com eles por terras, por causa da sua prosperidade, por causa de sua religião. Perseguiram os judeus em todos os lugares do mundo, mataram judeus em todas as eras, e mesmo sendo perseguido pelo mundo, Israel ainda prioriza fazer do mundo um lugar melhor.

Como discípulos de Yeshua, nós devemos ter o mesmo princípio. Não importa o quão perseguido somos, nem o quão desprezado somos por nossos valores e por nossa fé. Devemos permanecer firmes no propósito que o Eterno nos chamou, e fazer do mundo um lugar melhor, como Yeshua nos ensinou:

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:44-48.

Que o Eterno nos abençoe!
#Parashá #Toldot
#Abençoar #CavarPoços
#ConfiarEmDeus

Comentários