No espírito de Elias


Elias foi um personagem interessante das Escrituras. A bíblia diz pouco sobre sua origem, apenas o chama de tisbita, o que pode indicar a sua naturalidade, e que ele era habitante de Gileade.

O seu fim também é muito interessante, as Escrituras afirmam que Elias foi arrebatado numa carruagem de fogo, e levado aos céus. Assim, segundo as Escrituras, Elias teria sido alguém que não passou pela morte.

Mas não para aí os fatos interessantes a respeito de Elias. No livro de Malaquias temos uma profecia que envolve seu nome:

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” Malaquias 4:5.

Por causa desta profecia, os rabinos indicam, desde há muito tempo, que Elias seria um precursor do Messias. Até hoje, o sêder de Pessach é terminado com o cálice de Elias, numa expectativa de sua vinda antes da vinda do Messias.

Os apóstolos questionaram Yeshua (Jesus) a respeito deste ensino, de que Elias viria antes do Messias, e sua resposta é muito interessante:

“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.” Mateus 17:10-12.

A resposta de Yeshua é muito intrigante, porque na mesma resposta Yeshua utiliza dois tempos verbais muito distintos: “Elias virá primeiro”, e depois “Elias já veio”.

É muito fácil identificar que o “Elias que já havia vindo” era João, o batista. Yeshua mesmo já havia dito isto em outras passagens. E aqui Yeshua não está dando nenhum suporte para o ensino da reencarnação, mesmo porque, como vimos, Elias não passou pela morte, ele foi arrebatado vivo aos céus.

Quando Yeshua associa João como sendo o Elias que havia de vir, Yeshua está associando a ação do Espírito de Deus sobre o ministério de João com a ação do Espírito de Deus sobre o ministério de Elias. E há muitas semelhanças entre os ministérios de ambos.

Elias viveu no tempo do rei Acabe, quando Israel estava mergulhado na idolatria. Elias aparece na bíblia trazendo uma terrível palavra de juízo, uma seca que durou três anos. Depois, no monte Carmelo, conclamou os israelitas a voltarem à adoração ao Deus verdadeiro.

Com mesmo poder e autoridade, João apareceu no Jordão chamando os judeus ao arrependimento e ao retorno ao Deus verdadeiro. A Judéia do primeiro século não estava mergulhada na idolatria como a dos tempos do rei acabe. Mas outro tipo de idolatria estava pervertendo os corações: a religiosidade.

Tanto Elias, como João, foram levantado pelo Eterno para exortar a Israel, e chamar o povo de Deus ao arrependimento, e ao retorno aos caminhos do Senhor.

Mas, apesar de ser bem sucedido em seu ministério, cumprindo a profecia de Isaías 40:6, João não pode ser encaixado no cumprimento de Malaquias 4:5. A profecia de Malaquias 4:5 não apenas aponta sobre o ministério de Elias, como diz que este se dará antes do Grande e Terrível dia do Senhor.

Este dia é bem conhecido nos profetas, e aponta para o dia da volta gloriosa de Yeshua. A profecia aponta para um ministério que será estabelecido antes da volta de Yeshua, que será nos moldes do ministério de Elias, que converterá os corações e que restaurará todas as coisas.

Não sabemos quando se dará este ministério de restauração plena, nem sabemos se este “Elias” será representado por alguém, ou se por alguns. Há muitas expeculações neste sentido, até mesmo a crença de que o próprio Elias aparecerá nos dias do fim. Mas há algo que é muito importante estarmos atentos, e do qual nós podemos fazer parte.

Devemos ter sempre em mente que a palavra “Ruach” (espírito) em hebraico significa vento, sopro, ou fôlego. Da mesma forma que o vento é uma força que move em determinado sentido, e que o fôlego é o que nos dá vida e energia, o Espírito de Deus nos direciona, guia-nos e capacita-nos a cumprir o seu chamado. Da mesma forma que o Espírito de Deus direcionou a vida e o ministério de Elias, ele tem agido, e agirá cada vez mais, no sentido de conduzir-nos à restauração plena.

Yeshua falou desta restauração: “Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas”. E a profecia de Malaquias também nos alerta:

“Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.” Malaquias 4:4.

Lembrar da Torá, restaurar seu ensino e praticar seus princípios é o inicio da restauração que irá preparar os corações para a volta de Yeshua. Nós, como discípulos de Yeshua, podemos e devemos entrar neste mover que o Espírito de Deus tem conduzido.

A restauração começa com a lembrança da Torá. O sábio Salomão entendeu este princípio de tal forma que associou a Torá à árvore da vida (Pv 3:18), e o salmista decretou que, aquele que tem o seu prazer na Torá, e nela medita dia e noite, é como árvore plantada junto a ribeiros de água. Suas folhas não caem, seus frutos vingam, e em tudo será próspero.

Que possamos fazer parte deste mover, sendo dirigidos pelo Espírito de Deus, tendo prazer na Torá, e fazendo dela nosso guia a caminho da Restauração.  Que o Eterno nos abençoe!
#Elias #GeraçãoDeElias #PreparemOCaminho
#Restauração #RestauraçãoJá
#Yeshua #Torá

Comentários