Elias foi um personagem interessante das Escrituras. A
bíblia diz pouco sobre sua origem, apenas o chama de tisbita, o que pode
indicar a sua naturalidade, e que ele era habitante de Gileade.
O seu fim também é muito interessante, as Escrituras afirmam
que Elias foi arrebatado numa carruagem de fogo, e levado aos céus. Assim,
segundo as Escrituras, Elias teria sido alguém que não passou pela morte.
Mas não para aí os fatos interessantes a respeito de Elias. No
livro de Malaquias temos uma profecia que envolve seu nome:
“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande
e terrível dia do Senhor” Malaquias 4:5.
Por causa desta profecia, os rabinos indicam, desde há muito
tempo, que Elias seria um precursor do Messias. Até hoje, o sêder de Pessach é
terminado com o cálice de Elias, numa expectativa de sua vinda antes da vinda
do Messias.
Os apóstolos questionaram Yeshua (Jesus) a respeito deste
ensino, de que Elias viria antes do Messias, e sua resposta é muito
interessante:
“E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem
então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo,
disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas
digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que
quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.” Mateus 17:10-12.
A resposta de Yeshua é muito intrigante, porque na mesma
resposta Yeshua utiliza dois tempos verbais muito distintos: “Elias virá
primeiro”, e depois “Elias já veio”.
É muito fácil identificar que o “Elias que já havia vindo”
era João, o batista. Yeshua mesmo já havia dito isto em outras passagens. E
aqui Yeshua não está dando nenhum suporte para o ensino da reencarnação, mesmo
porque, como vimos, Elias não passou pela morte, ele foi arrebatado vivo aos
céus.
Quando Yeshua associa João como sendo o Elias que havia de
vir, Yeshua está associando a ação do Espírito de Deus sobre o ministério de
João com a ação do Espírito de Deus sobre o ministério de Elias. E há muitas
semelhanças entre os ministérios de ambos.
Elias viveu no tempo do rei Acabe, quando Israel estava
mergulhado na idolatria. Elias aparece na bíblia trazendo uma terrível palavra
de juízo, uma seca que durou três anos. Depois, no monte Carmelo, conclamou os
israelitas a voltarem à adoração ao Deus verdadeiro.
Com mesmo poder e autoridade, João apareceu no Jordão
chamando os judeus ao arrependimento e ao retorno ao Deus verdadeiro. A Judéia do
primeiro século não estava mergulhada na idolatria como a dos tempos do rei
acabe. Mas outro tipo de idolatria estava pervertendo os corações: a
religiosidade.
Tanto Elias, como João, foram levantado pelo Eterno para
exortar a Israel, e chamar o povo de Deus ao arrependimento, e ao retorno aos
caminhos do Senhor.
Mas, apesar de ser bem sucedido em seu ministério, cumprindo
a profecia de Isaías 40:6, João não pode ser encaixado no cumprimento de
Malaquias 4:5. A profecia de Malaquias 4:5 não apenas aponta sobre o ministério
de Elias, como diz que este se dará antes do Grande e Terrível dia do Senhor.
Este dia é bem conhecido nos profetas, e aponta para o dia
da volta gloriosa de Yeshua. A profecia aponta para um ministério que será
estabelecido antes da volta de Yeshua, que será nos moldes do ministério de
Elias, que converterá os corações e que restaurará todas as coisas.
Não sabemos quando se dará este ministério de restauração
plena, nem sabemos se este “Elias” será representado por alguém, ou se por
alguns. Há muitas expeculações neste sentido, até mesmo a crença de que o
próprio Elias aparecerá nos dias do fim. Mas há algo que é muito importante
estarmos atentos, e do qual nós podemos fazer parte.
Devemos ter sempre em mente que a palavra “Ruach” (espírito)
em hebraico significa vento, sopro, ou fôlego. Da mesma forma que o vento é uma
força que move em determinado sentido, e que o fôlego é o que nos dá vida e
energia, o Espírito de Deus nos direciona, guia-nos e capacita-nos a cumprir o
seu chamado. Da mesma forma que o Espírito de Deus direcionou a vida e o
ministério de Elias, ele tem agido, e agirá cada vez mais, no sentido de
conduzir-nos à restauração plena.
Yeshua falou desta restauração: “Elias virá primeiro, e
restaurará todas as coisas”. E a profecia de Malaquias também nos alerta:
“Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em
Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos.” Malaquias 4:4.
Lembrar da Torá, restaurar seu ensino e praticar seus
princípios é o inicio da restauração que irá preparar os corações para a volta
de Yeshua. Nós, como discípulos de Yeshua, podemos e devemos entrar neste mover
que o Espírito de Deus tem conduzido.
A restauração começa com a lembrança da Torá. O sábio
Salomão entendeu este princípio de tal forma que associou a Torá à árvore da
vida (Pv 3:18), e o salmista decretou que, aquele que tem o seu prazer na Torá,
e nela medita dia e noite, é como árvore plantada junto a ribeiros de água. Suas
folhas não caem, seus frutos vingam, e em tudo será próspero.
Que possamos fazer parte deste mover, sendo dirigidos pelo
Espírito de Deus, tendo prazer na Torá, e fazendo dela nosso guia a caminho da
Restauração. Que o Eterno nos abençoe!
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