Na parashá Lech Lechá (Gênesis 12:1-17:27) temos o registro da aliança entre Abraão e Malki-Tzedek (Melquisedeque). Como falamos na parashá anterior, segundo a tradição judaica, este Melquisedeque é na verdade Shem, filho de Noé, que foi um sacerdote para as primeiras gerações após o dilúvio.
Já falamos da importância deste momento em que Abraão recebe de Shem o chamado sacerdotal para as nações, e como este chamado se cumpriu cabalmente em Yeshua (Jesus).
Mas, a parashá Lech Lechá vai expor o caminho que Abraão perseguiu para chegar neste momento. E ela começa com uma ordem para Abraão sair da sua terra e do meio de sua parentela.
É muito significativa a ordem de sair. A essência do termo "kahal" e "ecclesia" é justamente "tirados para fora". Podemos afirmar, sem nenhuma sombra de dúvidas, que a Igreja nasceu com o chamado de Abraão para "sair para fora" do meio em que vivia.
No deserto, quando Israel pecou com respeito ao bezerro de ouro, Moisés fez uma tenda fora do arraial, e a chamou "tenda da congregação":
"E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial." Êxodo 33:7.
Devido ao pecado cometido no deserto, os israelitas, para buscarem ao Eterno, tinham que sair do arraial até a tenda da congregação. Até que, em dado momento, a tenda da congregação foi mudada para o Tabernáculo, e passou a ficar no centro do acampamento Israelita.
"E porei o meu Tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará." Levítico 26:11.
O movimento de Abraão de sair do meio de sua parentela para cumprir o propósito do Eterno de ser bênção para todas as famílias da terra, através do chamado sacerdotal recebido de Shem, fez retornar a este caminho o seu testemunho, que até hoje fala a todos os povos acerca da fé no único Deus.
Da mesma forma como a tenda da congregação fez um movimento de saída do arraial pecaminoso, para levar fora aqueles que buscavam à Deus de fato, e então, santificados, receberam o Tabernáculo no seu interior.
Yeshua também foi crucificado fora das portas de Jerusalém, e em seu sacrifício santificou para si um povo, judeus e gentios que crêem no seu nome. E Ele mesmo retornará, para entrar triunfante em uma Jerusalém redimida, que clamará "Baruch haba b'shem Adonai"!
Da mesma forma, nós recebemos do Eterno o mesmo chamado: "E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério." Hebreus 13:12,13.
Lech Lechá é um mandamento: "vai, vai por ti". Nós, como crentes em Yeshua, devemos tomar a atitude de sair do pecado, sair das expectativas de uma vida natural, sair da falta de fé, e trilhar um caminho de santidade. E em dado momento, este caminho levará para onde saímos o nosso testemunho, dando glórias ao Eterno.
Que o Eterno nos abençoe!
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