Leitura de Efésios.


A carta do apóstolo Paulo aos Efésios tem uma narrativa bem interessante. É uma carta pequena, que trata a respeito da salvação que temos no Messias Yeshua, e trata da vida prática daquele que serve a Deus.

Mas, uma verdade que é pouco estudada pelos cristãos atualmente, e que é o foco inicial do apóstolo nesta carta, trata da relação entre gentios e judeus crentes.

Uma chave para compreendermos bem esta carta é darmos a devida atenção aos pronomes que o apóstolo usa durante toda a carta. Normalmente, quando Paulo usa o pronome “nós”, ele está referindo-se aos judeus discípulos de Yeshua, grupo do qual ele fazia parte. E quando ele usa o pronome “vós”, normalmente está se referindo aos gentios crentes em Yeshua.

Mas, antes de entrarmos na carta propriamente dita, é necessário atentarmos para Atos 19, que narra como foi a estadia de Paulo na cidade de Éfeso, e seu trabalho de divulgação do evangelho do Messias ali.

Em Éfeso Paulo não conseguiu levar muitos judeus à fé, o que o obrigou a utilizar um espaço na escola filosófica de certo grego chamado Tirano para improvisar uma yeshiva (escola rabínica). Lucas registra que Paulo esteve em Éfeso por dois anos inteiros. Isto se torna relevante quando entendemos que os judeus seguem um ciclo de estudo da Torá que dura um ano inteiro. Assim, Paulo se dedicou por dois ciclos de estudo da Torá a formar uma liderança em Éfeso, liderança esta formada por judeus e gentios crentes. E a principal característica da igreja na cidade de Éfeso era que, esta igreja era majoritariamente composta por gentios.

Este detalhe vai nortear nossa leitura da carta aos Efésios, e nos levar a compreender o porquê Paulo trata tanto nesta carta do relacionamento entre os gentios e judeus crentes.

O primeiro aspecto que vemos, já no início da carta, é a característica da eleição de Israel. Para facilitar esta leitura vou colocar na frente dos pronomes os substantivos referidos, ou seja, “nós” como “judeus crentes” e “vós” como “gentios crentes”:

“Nele, digo, em quem também fomos (judeus crentes) feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos (judeus crentes) para louvor da sua glória, nós (judeus crentes) os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós (gentios crentes) estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa (gentios crentes) salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Efésios 1:11-13

A Israel foi primeiro apresentado o evangelho, através da promessa feita a Abraão, e através das alianças. A Israel foi dada a Torá e o Messias. Portanto, Israel foi quem primeiro recebeu o evangelho para que eles fossem feitos herança, e alcançassem a predestinação de serem feitos conforme a imagem do Messias. Mas essas coisas não se limitam aos israelitas. Paulo afirma que os gentios crentes também estão firmados na mesma palavra, salvos pela fé no Messias, e selados pelo Espírito Santo prometido. Este ponto é tratado por Paulo como o mistério do evangelho, onde ele mesmo diz:

“Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho” Efésios 3:4-6.

Esta é a base pela qual Paulo intercede para que os gentios crentes sejam confirmados no seu interior, transformados conforme a imagem do Messias, tendo suas inclinações transformadas pela ação sobrenatural do Espírito Santo.

“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3:16-19.

O fato de gentios e judeus estarem unidos no Messias para serem apenas um só povo de Deus, um reino sacerdotal, deve ser a razão para nos empenharmos em servir ao nosso Deus com inteireza de coração, motivados a cumprir os mandamentos do Eterno, cumprindo o propósito da nossa criação:

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.

Por termos sidos salvos de nossos pecados, e de nossa vã maneira de viver, é que devemos honrar ao nosso Deus, obedecendo seus mandamentos, buscando ter a transformação interior, operada pelo Espírito Santo, a fim de cumprir o propósito de nossa eleição no Messias.

Infelizmente, este é outro tema que há muito erro nos meios cristãos, e Paulo fala muito disto nesta carta. A eleição apresentada nas Escrituras não deve ser entendida como apregoada pelo calvinismo, como uma escolha incondicional para salvação, mas sim como uma responsabilização.

O primeiro povo a ser eleito é Israel, mas a eleição de Israel não se refere à salvação incondicional de todos os israelitas, afinal, as escrituras demonstram vários israelitas que se perderam por causa da idolatria e impiedade ao longo dos séculos. Mas, independente de suas escolhas, todos os israelitas foram eleitos (responsabilizados) a viverem uma vida de santidade conforme a Torá.

Nós, gentios crentes, somos enxertados em Israel e recebemos do Messias essa mesma eleição (responsabilização) , de vivermos em santidade, testemunhando acerca do nosso Salvador praticando a justiça, vivendo em obediência ao nosso Deus.

A carta aos Efésios é muito interessante, e sua leitura deveria ser de cabeceira para todos os discípulos de Yeshua, tanto judeus como gentios. Que o Eterno nos abençoe.

#Efésios #Judeus #Gentios
#Eleição #Obediência
#BoasObras





Comentários