A carta do apóstolo Paulo aos Efésios tem uma narrativa bem
interessante. É uma carta pequena, que trata a respeito da salvação que temos
no Messias Yeshua, e trata da vida prática daquele que serve a Deus.
Mas, uma verdade que é pouco estudada pelos cristãos
atualmente, e que é o foco inicial do apóstolo nesta carta, trata da relação
entre gentios e judeus crentes.
Uma chave para compreendermos bem esta carta é darmos a
devida atenção aos pronomes que o apóstolo usa durante toda a carta.
Normalmente, quando Paulo usa o pronome “nós”, ele está referindo-se aos judeus
discípulos de Yeshua, grupo do qual ele fazia parte. E quando ele usa o pronome
“vós”, normalmente está se referindo aos gentios crentes em Yeshua.
Mas, antes de entrarmos na carta propriamente dita, é
necessário atentarmos para Atos 19, que narra como foi a estadia de Paulo na
cidade de Éfeso, e seu trabalho de divulgação do evangelho do Messias ali.
Em Éfeso Paulo não conseguiu levar muitos judeus à fé, o que
o obrigou a utilizar um espaço na escola filosófica de certo grego chamado
Tirano para improvisar uma yeshiva (escola rabínica). Lucas registra que Paulo
esteve em Éfeso por dois anos inteiros. Isto se torna relevante quando
entendemos que os judeus seguem um ciclo de estudo da Torá que dura um ano
inteiro. Assim, Paulo se dedicou por dois ciclos de estudo da Torá a formar uma
liderança em Éfeso, liderança esta formada por judeus e gentios crentes. E a
principal característica da igreja na cidade de Éfeso era que, esta igreja era
majoritariamente composta por gentios.
Este detalhe vai nortear nossa leitura da carta aos Efésios,
e nos levar a compreender o porquê Paulo trata tanto nesta carta do
relacionamento entre os gentios e judeus crentes.
O primeiro aspecto que vemos, já no início da carta, é a
característica da eleição de Israel. Para facilitar esta leitura vou colocar na
frente dos pronomes os substantivos referidos, ou seja, “nós” como “judeus
crentes” e “vós” como “gentios crentes”:
“Nele, digo, em quem também fomos (judeus crentes) feitos
herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas
as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos (judeus
crentes) para louvor da sua glória, nós (judeus crentes) os que primeiro
esperamos em Cristo; em quem também vós (gentios crentes) estais, depois que
ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa (gentios crentes) salvação;
e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. Efésios
1:11-13
A Israel foi primeiro apresentado o evangelho, através da
promessa feita a Abraão, e através das alianças. A Israel foi dada a Torá e o
Messias. Portanto, Israel foi quem primeiro recebeu o evangelho para que eles
fossem feitos herança, e alcançassem a predestinação de serem feitos conforme a
imagem do Messias. Mas essas coisas não se limitam aos israelitas. Paulo afirma
que os gentios crentes também estão firmados na mesma palavra, salvos pela fé
no Messias, e selados pelo Espírito Santo prometido. Este ponto é tratado por
Paulo como o mistério do evangelho, onde ele mesmo diz:
“Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão
do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos
dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos
apóstolos e profetas; a saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo
corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho” Efésios 3:4-6.
Esta é a base pela qual Paulo intercede para que os gentios
crentes sejam confirmados no seu interior, transformados conforme a imagem do
Messias, tendo suas inclinações transformadas pela ação sobrenatural do
Espírito Santo.
“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda
que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que
Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e
fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual
seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o
amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda
a plenitude de Deus.” Efésios 3:16-19.
O fato de gentios e judeus estarem unidos no Messias para
serem apenas um só povo de Deus, um reino sacerdotal, deve ser a razão para nos
empenharmos em servir ao nosso Deus com inteireza de coração, motivados a
cumprir os mandamentos do Eterno, cumprindo o propósito da nossa criação:
“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as
boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10.
Por termos sidos salvos de nossos pecados, e de nossa vã
maneira de viver, é que devemos honrar ao nosso Deus, obedecendo seus
mandamentos, buscando ter a transformação interior, operada pelo Espírito
Santo, a fim de cumprir o propósito de nossa eleição no Messias.
Infelizmente, este é outro tema que há muito erro nos meios
cristãos, e Paulo fala muito disto nesta carta. A eleição apresentada nas
Escrituras não deve ser entendida como apregoada pelo calvinismo, como uma
escolha incondicional para salvação, mas sim como uma responsabilização.
O primeiro povo a ser eleito é Israel, mas a eleição de
Israel não se refere à salvação incondicional de todos os israelitas, afinal,
as escrituras demonstram vários israelitas que se perderam por causa da
idolatria e impiedade ao longo dos séculos. Mas, independente de suas escolhas,
todos os israelitas foram eleitos (responsabilizados) a viverem uma vida de
santidade conforme a Torá.
Nós, gentios crentes, somos enxertados em Israel e recebemos
do Messias essa mesma eleição (responsabilização) , de vivermos em santidade,
testemunhando acerca do nosso Salvador praticando a justiça, vivendo em
obediência ao nosso Deus.
A carta aos Efésios é muito interessante, e sua leitura
deveria ser de cabeceira para todos os discípulos de Yeshua, tanto judeus como
gentios. Que o Eterno nos abençoe.
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