Bemidbar! No deserto.

A parashá Bemidbar (Números 1:1-4:20) narra a formação dos exércitos de Israel, a separação das famílias dos levitas para o serviço sagrado, e a consagração destes levitas em resgate aos primogênitos de Israel.

Deus escolheu a tribo de Levi em substituição aos primogênitos de Israel. Eles foram separados para auxiliarem os sacerdotes na ministração do serviço do Tabernáculo. Eram homens destinados a viverem próximo da santidade, fazendo expiação pelo povo.

Já os exércitos de Israel acampavam no entorno do Tabernáculo, protegendo-o. Entre o acampamento dos exércitos e o Tabernáculo ficava o acampamento dos levitas. À frente da porta de entrada do Tabernáculo ficava o acampamento dos sacerdotes, Arão e seus filhos, e Moisés e seus filhos.

Durante a travessia no deserto eram os levitas quem desmontavam e montavam o Tabernáculo, enquanto apenas os sacerdotes podiam carregar a arca da Aliança. E os exércitos das tribos de Israel iam à frente e a trás protegendo os levitas e sacerdotes.

A parashá chama Bemidbar, que significa “no deserto”, tem ensinos importantes para nossa vida no período em que vivemos, atravessando o deserto da era atual, visando chegar à Terra Prometida da nossa esperança, a ressurreição dos mortos e o Reino de Yeshua.

Da mesma forma como o Eterno organizou seu povo no deserto, devemos ter também nossas vidas organizadas em duas frentes. Uma cuidando, como os levitas, do estudo das Escrituras, da oração, e da espiritualidade, e outra cuidando da prática da justiça, da batalha contra o pecado, do exemplo através do viver justo. 

É desta forma, cuidando do interior e do exterior, que teremos êxito em nossa caminhada, rumo à promessa. Que o Eterno nos abençoe!

#Parashá #Bemidbar #NoDeserto #Santidade

Comentários