O Reino Vindouro e a Torá.

 Em Mateus, nos capítulos 5, 6 e 7, nós temos o registro dos ensinos de Yeshua a respeito da prática da Torá, também conhecido como Sermão do Monte. É bem provável que este discurso seja uma compilação de vários sermões de Yeshua durante seu ministério, pois vemos fragmentos desses ensinos apresentados por outros evangelistas de forma não continuada como aparece nestes três capítulos de Mateus.

 

Mas também é possível que se trata-se de um único discurso, visto que não era incomum um rabino ensinar a mesma coisa em vários momentos para públicos diferentes. Afinal vemos o apóstolo Paulo, um importante rabino discípulo de Yeshua, usando a mesma técnica com suas cartas:

 

‘Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós.” Filipenses 3:1b

 

Mas, voltando ao evangelho de Mateus, há um detalhe que passa desapercebido quando estamos lendo as palavras de Yeshua a respeito da Torá. Principalmente nos versos 17 e 18 que dizem:

 

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17,18.

 

Sobre o verso 17, e o alerta claro de Yeshua de que Ele não veio anular a Torá, falamos recentemente no nosso vídeo, caso ainda não tenha assistido vale a pena, são apenas 10 minutos (https://www.youtube.com/watch?v=l2InMFNzfZo).

 

Mas neste artigo quero falar a respeito do verso 18, onde Yeshua diz que “até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da Lei, sem que tudo seja cumprido”.

 

No original grego, a expressão que aparece, e que é traduzido em “tudo seja cumprido” é “παντα γενηται”(panta genitai). O sentido de “genitai” é o mesmo que originou o termo “genital” na língua portuguesa, e tem a ver com “nascimento”. Em outras palavras, o que Yeshua está dizendo é que, nada da Torá passará, até que tudo o que esteja nela venha a nascer, ou, se concretizar em realidade.

 

Em um primeiro aspecto entendemos que Yeshua está ensinando sobre a Torá que ela não é apenas um conjunto de leis e regras, mas que ela também é profética, e que certamente as suas profecias irão se cumprir.

 

Isso nos desperta a olharmos para a Torá com outra perspectiva, não apenas com a mente de que ali estão regras morais e normas de condutas que devem ser obedecidas. Na verdade, a Torá é um livro profético, que anuncia sobre as coisas vindouras.  Mas há também outro sentido para o termo “profético” que se aplica bem à Torá. O sentido de que a profecia estabelece os planos e as diretivas de Deus para seu povo.

 

Quando falamos de profecia, não estamos falando apenas de previsão de acontecimentos futuros, mas especialmente de orientação quanto à vontade de Deus que irão impactar o nosso futuro.

 

Neste aspecto, olhando para a Torá e para os profetas, sabemos que o Eterno irá estabelecer um povo seu, que seguirá os seus mandamentos, e que estabelecerá uma terra muito diferente da que conhecemos, onde a justiça será estabelecida, e onde o conhecimento do Eterno cobrirá toda a terra como as águas cobrem o mar.

 

Yeshua está remetendo exatamente a essa verdade no verso 18, pois isto está de acordo com o que foi dito no verso 17: “não cuideis que vim destruir a Lei ou os Profetas”, “pois até que o céu e a terra passem, nenhum jota ou til cairá da lei até que tudo venha a se cumprir”.

 

O “até que o céu e a terra passem” está se referindo à nossa era, à ordem vigente na terra desde a queda de Adão no Éden. Essa ordem que estamos vivendo um dia passará, e Yeshua, quando retornar, estabelecerá uma nova ordem, onde todos os povos conhecerão ao Eterno, conforme profetizado em Jeremias 31 sobre a Nova Aliança:

 

“E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” Jeremias 31:34.

 

Este será o momento em que a Torá como um todo irá gerar os seus frutos de forma perfeita, pois estará escrita no coração e na mente dos servos de Deus, e todos os que habitarem a terra serão justos, e conhecerão ao Eterno. Este será o clímax da criação de Deus na terra, onde a glória do Eterno cobrirá toda a terra, como as águas cobrem o mar.

 

Voltando às palavras de Yeshua, ele diz “nem um jota ou um til jamais passará da Lei”. Toda a Torá irá florescer e fazer nascer o seu fruto. Nada da Torá será desprezada no Reino Vindouro. Por isso devemos estar atentos até mesmo aos menores mandamentos, pois no verso 19 Yeshua alerta:

 

“Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” Mateus 5:19.

 

Portanto, não olhemos para a Torá como um conjunto de regras e ordenanças, olhemos para a Torá como a Palavra Viva do nosso Deus, que nos ensina e tem o poder de produzir nem nós frutos de justiça. Afinal, a ação do Espírito Santo em nossas vidas é justamente produzir os frutos que estão em consonância com a Torá, como apóstolo Paulo ensinou aos Gálatas:

 

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23

 

Que o Eterno nos abençoe!

#Torá #Yeshua #Palavra #Vida #Reino




Comentários