O Tikun Olam, e a esperança de nossa fé.

É muito comum vermos cristão suspirando pela esperança de ir para o céu. Outros, diante das circunstâncias sociais, onde o mal se mostra excessivamente mal, anseia por logo deixar este mundo de dores, e habitar nas moradas celestiais.

O problema desta expectativa, é que ela acaba por ocultar a verdadeira esperança de nossa fé. Quando o salmista ordenou que cantássemos um cântico novo, no Salmos 96, ele ordenou que fosse proclamado uma boa notícia aos gentios:

“Dizei entre os gentios que o SENHOR reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.” Salmos 96:10.

A boa notícia, que é o sentido literal da palavra “evangelho”, é a de que o mundo será firmado, para que não mais seja abalado, neste dia o Eterno julgará os povos com retidão. O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, declara abertamente que na ressurreição dos filhos de Deus, toda a criação será também resgatada.

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. (...) Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.  Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:11,19-23.

Desde o pecado de Adão, a terra foi amaldiçoada, passando a produzir espinhos e abrolhos, mas, com a redenção da humanidade através da ressurreição, também a terra será redimida, sendo estabelecido um novo sistema, onde toda a terra será transformada como era no princípio.

Diante desta perspectiva, há duas verdades importantes aqui. A primeira é a de que esse sistema atual em que o mundo está inserido, onde há pestes, terremotos, catástrofes, este sistema será sim abalado. A segunda notícia é a de que, após essa transformação, o mundo será firmado.

Tendo em mente essas verdades, o judaísmo desenvolveu a ideia do “Tikun Olam” que é a redenção do mundo. Nesta visão, é responsabilidade de cada judeu trabalhar ativamente para que o mundo seja restaurado, e isso se dará a partir da prática da justiça do Reino Vindouro. Assim, o judeu é estimulado a viver em obediência aos mandamentos do Eterno aqui na terra, não com o intuito de ganhar os céus, mas de influenciar e transformar o mundo à sua volta.

Não há como negar que essa é uma boa premissa, e bastante fundamentada na verdadeira esperança de nossa fé. E deveríamos abraçar esta mesma ideia tendo como base não só a expectativa de nossa fé, como também o conhecimento que a profecia nos proporciona.

Sabemos que antes do retorno de Yeshua, muitos sinais e maravilhas, e acontecimentos grandiosos acontecerão nos céus e na terra. Yeshua mesmo nos alertou sobre essa realidade que se aproxima:

“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade bramando o mar e as ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.” Lucas 21:25-26.

Mas sabemos que essas coisas deverão acontecer para que, após estas coisas, o mundo seja firmado sob um Reino Eterno, como escreveu o autor da carta aos Hebreus:

“Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; a voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hebreus 12:25-29.

Assim, diante das palavras do autor da carta aos Hebreus, deve ser nossa responsabilidade não rejeitar as palavras de Yeshua, andarmos conforme seus mandamentos, influenciando outros à viverem na fé no Filho de Deus, confiando na redenção de todas as coisas por meio daquele pelo qual todas as coisas existem, e para o qual todas as coisas foram criadas.

Devemos viver nesta expectativa e esperança, aguardando o Reino Vindouro que descerá do céu, onde a vida matará a morte, onde não haverá mais choro, e onde o Eterno habitará conosco.

“E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, preparada como uma esposa adornada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21:1-5

O Eterno nos abençoe!
#TikunOlam #ReinoVindouro #NovaTerra

Comentários