Perseguidores da justiça!

צדק צדק תרדף

A expressão acima, escrita em hebraico, significa "justiça justiça perseguirás". É um mandamento da Torá, que está registrado no livro de Deuteronômio 16:20. 

Este mandamento é particularmente especial, pois expõe o âmago do que é servir à Deus.

Deus é Justo, e deu ao seu povo mandamentos para que a justiça fosse estabelecida em meio a uma sociedade que tinha a missão principal de levar ao mundo o conhecimento de Deus.

E de fato, os mandamentos da Torá são, até hoje, a base para o ordenamento jurídico de muitas nações, ao lado do direito romano.

Portanto, um dos grandes objetivos de quem teme a Deus é perseguir a justiça. Isso implica em não apenas praticar o que é justo, mas também de proclamar o que é justo, tendo por padrão a justiça de Deus expressa em seus mandamentos.

Em contraponto a isso vemos o apóstolo Paulo, no primeiro capítulo de sua carta aos romanos dizendo sobre os ímpios:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça." Romanos 1:18.

Segundo o apóstolo Paulo a obra do ímpio consiste em deter a verdade através da injustiça.

Esses versos se tornam mais sólidos nos dias atuais. O que temos visto à nossa volta, em nosso país e em todo o mundo, nada mais é do que homens ímpios se esforçando para deter a verdade por meio na injustiça.

Constroem narrativas para transformar a realidade e justificar suas atitudes injustas, na ânsia de conseguir calar a Verdade que acusa suas injustiças, e conseguirem usar do poder para praticarem ainda mais injustiças.

Hoje estamos vendo políticos sendo presos de forma arbitrária, e injusta. Mas o que está por trás disto não é apenas uma disputa política por poder. O objetivo é calar a Verdade. 

Em breve, estes mesmos que constroem narrativas usaram suas armas para calar (ou tentar calar) a Verdade do evangelho. Colocar em nossos lábios palavras que não dissemos, para condenar o nosso discurso, que não é nosso, mas da Lei de Deus.

Mas quantos estarão dispostos a continuar perseguindo a justiça? Quantos ainda estarão dispostos a exporem suas vidas por proclamar o que é Justo, Reto e Verdadeiro?

Os dias são maus, e tudo nos leva a crer que estamos nos aproximando do final dos tempos. São dias de tribulações, incertezas e aflições. Mas também são dias de perseguir ainda mais a justiça, e trazer luz a um mundo de trevas.

Comentários