Ser discípulo de Yeshua exige coragem!

 

Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos se levantarão contra os pais, e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 10:17-22

 

As palavras de Yeshua são atuais para todos os seus discípulos em todo o tempo. É uma mensagem atemporal, que reflete uma verdade patente e inexorável: “...todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 2 Timóteo 3:12.

Viver em Yeshua é uma declaração de guerra contra o mundo e sua ordem. A ordem natural do mundo é a busca pela vida independente de Deus. Uma vida que não se sujeita à Torá, onde o que importa é a felicidade a qualquer custo. Em todos os segmentos da sociedade vemos o mundo militando contra Deus, contra a justiça e contra a verdade.

Mas aqueles que vivem em Yeshua tem seus princípios e valores moldados pela verdade da Palavra de Deus. Seus anseios e propósitos são maiores do que sua própria vida ou felicidade. O objetivo do verdadeiro servo de Deus é cumprir a vocação daquele que o chamou. Verdadeiros discípulos de Yeshua não vivem buscando a felicidade, mas encontram a felicidade perdendo sua vida em favor do Reino Vindouro.

Nesta perspectiva, as palavras de Yeshua em Mateus 10:17-22 devem ser encaradas como um chamado à coragem. Não há espaço para covardes no Reino Vindouro. Yeshua deixa isto muito claro quando diz: “Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” Lucas 9:26. E depois: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8.

Estas palavras estão em linha com o que foi dito a Josué “Seja somente forte e muito corajoso. Tenha o cuidado de cumprir toda a lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela nem para um lado nem para o outro. Assim você será bem-sucedido em tudo que fizer.” Josué 1:7

Precisamos ter a coragem e a determinação de perseverar no caminho ao qual fomos postos pela graça de Deus, que perdoou nossos pecados e nos deu sua Torá para ser nossa regra de vida e prática. Não podemos vender nossos princípios e valores. Não podemos mercear com a corrupção e a mentira. Não podemos nos acovardar diante da oposição do mundo, mas estarmos conscientes de que servir a Deus é morrer para o mundo.

Estamos no mundo, mas vivemos por outras regras, por outras leis, por outros propósitos, e para mantermos firmes neste caminho, é necessário que tenhamos coragem. Ser discípulo de Yeshua é, acima de outras coisas, ter a coragem de viver hoje o Reino de Deus.

Ser discípulo de Yeshua é, acima de outras coisas, ter a coragem de viver hoje o Reino de Deus.

Que o Eterno nos abençoe.

#Coragem #Princípios #Valores #Fé #Devocional



Comentários