Como conseguir a tão desejada felicidade?


Todos nós desejamos ser felizes, segundo Freud a busca pela felicidade é o que motiva o homem. Durante os séculos muitos filósofos estudaram sobre o tema da felicidade, buscando entender o que nos torna felizes, e porque necessitamos tanto desse sentimento.
Epicuro, um filosofo grego do século 4 a.C. afirmava que a felicidade só pode ser alcançada através da satisfação dos prazeres. Para um individuo ser feliz ele deve buscar aquilo que lhe dá prazer, e satisfazer seus prazeres com moderação, para evitar sofrimentos, e dando mais destaque aos prazeres da mente do que os prazeres físicos.
Assim, segundo a filosofia de Epicuro, o homem deveria procurar com moderação, satisfazer suas vontades, buscar aquilo que lhe dava prazer e tranquilidade, e o libertasse do medo.
Não precisa de muito para vermos que vivemos em uma sociedade epicurista. O homem tem procurado a felicidade através da satisfação de seus prazeres. A sociedade apregoa que você deve buscar e fazer aquilo que te faz bem, com moderação, com responsabilidade, mas satisfazendo os seus prazeres sem repreensão.
No entanto o que temos assistido em nossa geração é que essa busca pela felicidade através da satisfação de seus prazeres, tem tornado o homem cada vez mais depressivo, mais necessitado de álcool, ansiolíticos e outras drogas.
Mas o que a bíblia tem a nos ensinar sobre a felicidade? Será que a bíblia tem orientações sobre este tema? O que é ser feliz de acordo com a bíblia?
Primeiramente a bíblia demonstra desde as primeiras páginas que Deus criou tudo bom, com o objetivo de que nós humanos, a excelência da criação de Deus na terra, não tivéssemos falta de nada, e vivêssemos em um estágio pleno de felicidade.
No entanto, desde que Adão pecou, vemos que certos sentimentos começaram a surgir no interior do homem. Assim que o homem comeu do fruto ele sentiu pela primeira vez a vergonha. Ao ouvir a voz de Deus o chamando pelo jardim do Éden, ele sentiu medo e escondeu-se. Durante sua expulsão do Éden foi proferido por Deus as conseqüências do pecado de Adão:
“E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:17
Assim podemos concluir que a infelicidade é uma das conseqüências do pecado do homem. Enquanto o homem estava em paz com Deus, vivendo no jardim do Éden, nada lhe faltava, mas agora que estava afastado de Deus, e longe do Éden, o homem passou a conhecer a infelicidade.
Porém, apesar de a bíblia nos explicar a origem da infelicidade do homem, ela fala mais sobre a felicidade do que se imagina.
O termo “Bem aventurado” que significa “felizes” aparece na bíblia 98 vezes. Vejamos algumas destas passagens:
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:1-2
“Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.” Deuteronômio 33:29
“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” Salmos 32:1-2
“Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.” Jó 5:17
“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:25
“Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” Lucas 11:28
Segundo a Palavra de Deus podemos perceber claramente que a fonte da felicidade do homem está no seu relacionamento de sujeição à Deus.
Desde que o homem pecou, foi necessário se fazer conhecida as Leis de Deus, que é a sua vontade para nós, e nessas Leis Deus dá o padrão que, se o homem perseguir, poderá desfrutar da felicidade:
“E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.” Ezequiel 20:11
“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmos 19:7
Também na Lei de Deus é apresentado o nosso Salvador Jesus Cristo, aquele que haveria de vir para nos redimir de nossos pecados, nos resgatando com seu sangue, e nos oferecendo gratuitamente o perdão.
“E a dareis a Eleazar, o sacerdote; ele a tirará para fora do arraial, e degolar-se-á diante dele. E Eleazar, o sacerdote, tomará do seu sangue com o seu dedo, e dele espargirá para a frente da tenda da congregação sete vezes. Então queimará a novilha perante os seus olhos; o seu couro, e a sua carne, e o seu sangue, com o seu esterco, se queimará.” Números 19:3-5
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:4-5
“Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial. E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.” Hebreus 13:11-12
Portanto, vemos que o pecado tem conduzido o homem à infelicidade, e erroneamente o homem tem procurado a felicidade através da satisfação de seus prazeres, o que por muitas vezes nos levam ainda mais próximos do pecado e distantes de Deus.
Somente através da reconciliação com Deus podemos de fato experimentar a felicidade, e essa reconciliação é possível através da obra de Jesus Cristo na cruz do calvário, onde Ele pagou o preço dos nossos pecados, e propiciou a nós um caminho de Salvação.
Mas para alcançar essa Salvação é necessário arrependemos de nossos pecados, o que implica em nos sujeitar à Lei de Deus, rejeitar as nossas vontades que contrariam a vontade de Deus, e buscar viver em obediência a Deus..
Portanto, se você quer ser feliz, a bíblia te ensina como isso é possível, arrependa-se de seus pecados, volte-se para Deus, busque conhecer sua Vontade, busque conhecer a Palavra de Deus, e então a felicidade estará mais perto de você.

Comentários