E sede cumpridores da Palavra!

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22

No artigo anterior, http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2014/07/qual-importancia-da-biblia-para-fe.html falamos sobre a importância da bíblia para a Fé, pois a partir do conhecimento das escrituras é que a Fé pode ser gerada em nossos corações conforme o apóstolo Paulo ensinou:
“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17
Em outro artigo, http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2013/02/mediante-fe.html foi tratado da Fé como fruto do exercício da razão, fruto do convencimento acerca da Verdade.
Portanto, percebemos a importância do conhecimento no desenvolvimento da Fé, sabendo que a própria Salvação em Cristo é mediante a Fé, podemos relacionar a importância do conhecimento com a própria Salvação e seu desenvolvimento.
A Salvação que temos em Cristo é uma Salvação dinâmica, ou seja, deve ser exercida diariamente, edificada dia após dia, alicerçada no conhecimento da palavra, frutificando em obras na vida do crente.
“Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:12-14
Portanto o conhecimento da Palavra de Deus, principalmente dos mandamentos de Deus, é um aspecto crucial para o desenvolvimento da Fé, e por consequência da Salvação do cristão.
Foi tratado em outro artigo aqui neste blog sobre essa necessidade de conhecermos a Lei de Deus http://fesalvacaoeobras.blogspot.com.br/2014/03/se-sou-salvo-pela-graca-porque-devo.html, mostrando que através do entendimento da Lei, conhecemos a Vontade de Deus para nós e podemos então andar na Justiça do seu Reino.
No entanto é necessário entendermos que o conhecimento pelo conhecimento não pode operar nada na vida do crente, se não for acompanhada de uma disposição interior de mudança de mente, de comportamento e de retorno à Verdade.
Não adianta nada o conhecimento das escrituras, da história hebraica e eclesiástica, o conhecimento dos fundamentos da Fé, se esse conhecimento não estiver acompanhado do ARREPENDIMENTO!
Sobre este aspecto que Tiago fala em sua carta universal aos cristãos judeus que estavam na dispersão. Sim a carta de Tiago estava endereçada aos cristãos judeus que estavam fora dos termos de Israel como vemos em sua saudação:
“Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.” Tiago 1:1
No entanto esta carta nunca esteve tão próxima de nós, igreja gentílica, como em nossos dias.
O objetivo de Tiago em sua carta era chamar os cristãos judeus aos fundamentos da própria Lei, trazendo a aplicação prática daquilo que a Torá determinava, vivendo a Lei mediante a Fé em Jesus Cristo, e não apenas no ritualismo da liturgia hebraica.
Tiago vai falar em sua carta sobre a acepção de pessoas (cap. 2:1-12 = Dt 1:17), a caridade (cap. 2:14-25 = Dt 15:7-8), a maledicência (cap. 3:1-12 = Dt 5:20), a verdadeira sabedoria, da humildade e sujeição a Deus (cap. 3:13 – cap. 4 = Dt 6), a avareza e do direito dos trabalhadores (cap. 5:1-6 = Dt 24:14-15). Todos assuntos tratados claramente na Tora.
Para introduzir a todos esses assuntos Tiago chama seus leitores à necessidade de se PRATICAR aquilo que eles já conheciam a respeito da Lei. Tiago não estava escrevendo para gentios que não conheciam a Lei, mas estava escrevendo para Judeus, crentes em Jesus como o Messias, e que desde cedo haviam sido educados na Lei de Deus, no entanto não estavam observando a Lei de forma prática em suas vidas.
Aqui cabe uma importante reflexão sobre a religiosidade que é inerente ao ser humano. Os leitores da carta de Tiago eram homens que tinham CONHECIMENTO da Verdade, haviam sido instruídos na Lei de Deus, crido no Messias enviado conforme as escrituras, mas esse CONHECIMENTO não estava se transformando em mudança PRATICA de comportamento.
Quantas vezes nós como cristãos temos tido um bom conhecimento do EVANGELHO de Cristo, sabendo que devemos amar nossos inimigos, ser misericordiosos e compassivos como nosso Mestre, devemos perdoar os que nos ofendem. Mas esse conhecimento não tem se transformado em PRATICA nas nossas vidas?
Quantos se gabam de ser “evangélicos” desde o berço, mas têm práticas, posturas que são condenáveis diante da Palavra de Deus?
Vivemos dias em que “cristãos” dão “dízimos” para se tornarem “prósperos”, demonstrando o amor ao dinheiro e não o princípio bíblico do “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7
Dias em que “cristãos” oram por coisas que são abomináveis diante de Deus, pedem bênçãos para negócios escusos, pedem as bênçãos de Deus para relacionamentos pecaminosos, amaldiçoam em nome de Deus seus inimigos, esquecendo-se do que o Senhor disse: “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” Ezequiel 18:23
E não obstante a tantos pecados ainda confiam cegamente em sua salvação, arrogam pra si o nome do Senhor, e creem que por pertencerem a uma agremiação “evangélica” Deus está com eles. As palavras de Tiago nunca foram tão pertinentes como a nossa geração: “enganando-vos a vós mesmos”.
O mais intrigante de tudo isso é que nunca houve uma geração que tivesse acesso a tanta informação, que tivesse tanto conhecimento histórico e escriturístico como a nossa geração. Nunca houve tantas bíblias no mundo, tantos livros e vídeos religiosos, tanto conhecimento sendo propagado aos quatro ventos.
Mas porque essa realidade? Porque vivemos dias tão sombrios no meio daqueles que se dizem “igreja de Cristo”? Porque temos nos tornado religiosos, e temos apenas buscado inchar de conhecimento que não se transforma em mudança de vida?
O problema é que nossa geração não é uma geração que tem aplicado em seu coração o ARREPENDIMENTO.
O ARREPENDIMENTO é uma postura que deve nascer em nosso coração mediante o CONHECIMENTO da verdade, isso é fato, mas também é possível que o homem venha a conhecer a verdade sem que haja arrependimento em seus corações.
Portanto o arrependimento não é uma coisa que acontece automaticamente, mas está dentro do arbítrio do homem.
A bíblia diz que o Espírito Santo convence o mundo do PECADO, da JUSTIÇA e do JUÍZO. Isso acontece mediante o conhecimento da Palavra de Deus, principalmente da Lei. Pois a Lei define o Pecado, aponta para o que é Justo, e declara a condenação dos que transgridem.
Mas este CONHECIMENTO deve estar acompanhado de sujeição, de uma introspecção, para aplicar o CONHECIMENTO ao coração e deixar Deus mostrar nossos pecados para que nos arrependamos deles.
Infelizmente os cristãos da atualidade querem a vitória da ressurreição, mas não querem a vergonha da cruz. Não estão dispostos a serem SAL e LUZ para o mundo, querem ser filhos do Rei, mas não querem negar-se a si mesmo.
O evangelho de Jesus Cristo começou com uma única chamada: “Arrependei-vos”. Perceba que é uma ordem e não algo que vai acontecer sem sua participação, mas vai acontecer mediante a sua inclinação a arrepender-se.
Cristo veio para morrer na cruz pelos nossos pecados para nos libertar deles, e não para vivermos no pecado. A santificação, ou seja, o abandono do pecado, é a principal premissa para alcançar a GRAÇA conquistada por Cristo na cruz.
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Hebreus 12:14.
Onde os cristãos modernos aprenderam que podem viver de forma conivente com o pecado? Onde os cristãos modernos aprenderam que Deus não olha para suas práticas? Onde os cristãos modernos aprenderam que basta orar e louvar com fervor?
Sem arrependimento genuíno e contínuo dos pecados, da sua natureza pecaminosa, sem o abandono das práticas imorais, sem a busca pela NOVA NATUREZA, sem a busca pelo NOVO VIVER em Cristo NÃO HÁ ESPERANÇA de redenção!
Claro que enquanto estivermos em carne estaremos sujeitos ao pecado, mas o pecado nunca foi, e nunca será uma prática constante na vida do verdadeiro cristão.
Portanto o que quero trazer para sua meditação é que tão importante quanto CONHECER a Palavra de Deus é, diante de seu ensino, ARREPENDER-SE de seus pecados, buscando praticar aquilo que a bíblia ensina, e não ser apenas ouvinte religioso.





Comentários