A Graça e a Verdade

“E o Senhor desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome “יהוה” (Adonai).
Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: יהוה(Adonai), יהוה(Adonai)  אלהים(Elohim - governante), misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em חסד (chessed - Graça) e אמת (emet - Verdade); que guarda a חסד (chessed - Graça) em mil gerações; que perdoa a  עון (Avon – iniquidade), e a פשע (pesha – transgressão) e o  חטאה(hata’ah – pecado); que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.” Êxodo 34:5-7
“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17

Após o pecado do povo de Israel, na idolatria do bezerro de ouro, Moisés clama a Deus por seu povo, e clama por ver a glória de Adonai.
Deus então o ordena estar sobre um monte, e que ele passaria por Moisés toda a sua bondade. O texto nos diz que, ao passar por Moisés, Deus proclama o seu nome “יהוה” e Moisés então, ao ver a glória de Adonai, proclama o Nome do Senhor, proclama seus atributos, e proclama que com Ele está a “Graça e a Verdade”.
E mais, Moisés proclama que Adonai é quem “guarda” a “Graça” para perdoar a “iniquidade, transgressão e pecado” (em hebraico avon, pesha e hata’ah).
Interessante atentarmos para as palavras “avon, pesha e hata’ah”.
Avon que é traduzido por iniquidade, significa principalmente perversidade, depravação, pecado cometido com intenção, pois se sabia o que estava fazendo, mas foi incitado por sua inclinação carnal, carnalidade aflorada por impulso, paixões carnais que cegam o entendimento momentaneamente.
Pesha que é traduzido por transgressão, significa rebelião, crime; ofensa; pecado constante, no qual o pecador rejeita a soberania de Deus.
E hata’ah que é traduzido por pecado, significa simplesmente “errar o alvo”. Por hata’ah entendemos o erro consciente ou inconsciente.
Em outras palavras Moisés, ao ter a revelação da presença de Adonai, proclama as virtudes de Adonai, e profeticamente anuncia que Adonai é quem detém (guarda) a Graça capaz de perdoar desde o mais simples pecado, até a mais perversa rebeldia e transgressão.
Mais interessante ainda quando entendemos que “emet” que é traduzido por “Verdade” também está relacionado com “juízo”, pois o juízo para ser justo deve ser pautado pela “verdade”.
Assim, de acordo com a declaração de Moisés, além de guardar a Graça perdoadora, Adonai detém a autoridade para julgar e condenar o culpado, pois “ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração”.
Perceba que no verso 7 Moisés está detalhando a “Graça e a Verdade” anunciada no verso 6.
Assim não é errado entendermos que quando Moisés diz que em Adonai está a “Graça e a Verdade”, ele está falando de coisas antagônicas. Ou seja, em Deus está a capacidade de perdoar pecados, como também a autoridade para condenar os pecadores.
Essa declaração antagônica de Moisés nos parece estranha, pois como Deus pode perdoar pecadores e ao mesmo tempo condenar pecadores?
Mas o evangelista João, ao declarar sobre o Messias de Israel, nos traz luz sobre as declarações de Moisés.
O evangelista João nos diz que a “Graça” que estava guardada em Adonai foi manifestada aos homens, que esta Graça veio com Jesus, e juntamente com Ele veio a Graça e a Verdade.
“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” João 1:17
A Torah, a instrução de Deus para os homens veio por meio de Moisés, mas a Graça e a Verdade anunciada por Moisés na Torah veio, e se manifestou em nosso meio, através de Jesus, o Messias de Israel.
Nele está o perdão de todos os nossos pecados! Através de seu sacrifício expiatório, Jesus nos deu acesso ao perdão de Deus, nos livrou dos nossos pecados, e nos garantiu a aceitação diante do Pai, e o acesso às promessas de Deus a todos os fieis (mesmo tendo sido infiéis).
“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Hebreus 10:19-23
Ao mesmo tempo em que Jesus nos trouxe grande salvação, Ele também é Quem trará o juízo de Deus sobre a terra e sobre todos aqueles que rejeitaram a Graça de Adonai.
“Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; e deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.” João 5:21-27
Em outro texto de João, temos registrado as palavras de Jesus a Nicodemos, que nos detalha ainda mais o que Moisés disse, profeticamente, ao ver a Shekinah de Adonai:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:16-21
Que sua Fé esteja firmada no Messias de Israel, o Filho de Deus. Que você ouça o chamado de Jesus, arrependendo-se de seus pecados, e passe a viver em justiça, e que a sua poderosa Graça perdoe todos os seus pecados, iniquidades e transgressões.

Comentários