Impuro para purificar.


A porção de Números 19 trata de um misterioso ritual, onde uma novilha vermelha era sacrificada, e toda queimada, fora do arraial. 
O Sacerdote misturava as cinzas desta novilha vermelha em água, e guardava essa água em um local especial. Esta água seria usada para purificação de pessoas, casas e objetos.

Apesar de causar estranheza, este relato contém verdades muito profundas, que falam diretamente à nossa fé.

Primeiro ponto que, o sacerdote, ao realizar este cerimonial, ficaria impuro até à tarde. Para prover purificação para o povo, o Sumo Sacerdote precisava ficar impuro pelo povo.

Conhece algum Sumo Sacerdote que se fez impuro para purificar?

As águas da purificação, produzidas pelo ritual da novilha vermelha, era específica para purificação de impurezas relacionadas à morte. 

Conhece um sacrifício capaz de tirar o peso da morte?

A novilha vermelha tinha que ser sacrificada e queimada fora do arraial, e na presença do Sumo Sacerdote. 

Conhece algum sacrifício feito fora da cidade de Jerusalém?

Sim, a mensagem transmitida através da cerimônia de Números 19 remete diretamente a Yeshua, e a sua obra na Cruz. 

Assim como a novilha vermelha, Yeshua foi sacrificado fora dos portões da cidade de Jerusalém. Yeshua, sendo puro, se fez pecador em nosso lugar. 

O evangelista João registra enfaticamente que, ao furar o lado de Yeshua com uma lança, saiu de sua ferida sangue e água. A água é um elemento intrinsecamente ligado à purificação. 

"Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que o viu, disso deu testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro. Ele sabe que está dizendo a verdade, e dela testemunha para que vocês também creiam." João 19:34,35.

O sacrifício de Yeshua possibilita-nos a purificação completa, tanto de nossos pecados, como de nossas impurezas.

O sacrifício de Yeshua remove o peso de morte que há sobre nós devido aos nossos pecados. E garante-nos a participação na sua ressurreição. Como diz Paulo: 

"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " 1 Coríntios 15:55.

Assim, diante de tão grande sacrifício, podemos ter a certeza de que, através de Yeshua, podemos ter acesso à ressurreição e à vida. Podemos ter a certeza da purificação de todas as nossas impurezas e pecados. E podemos ter a certeza do seu amor, que sendo puro, se fez impuro, para purificar-nos.

Que possamos valorizar este tão grande sacrifício com obediência e devoção ao Nosso Senhor.

Que o Eterno nos abençoe.

Comentários