Oremos por líderes.


Em Números, capítulo 27, Moisés recebe da parte do Eterno a notícia a respeito de sua própria morte. 

"Então o Senhor disse a Moisés: Suba este monte da serra de Abarim e veja a terra que dei aos israelitas. Depois de vê-la, você também será reunido ao seu povo, como seu irmão Arão". Números 27:12,13

Diante de tal notícia, seria natural que Moisés fizesse algum pedido à Deus, como de fato fez. E o que Moisés pediu ao Eterno neste momento tem muito a nos ensinar.

"Moisés disse ao Senhor: Que o Senhor, o Deus que a todos dá vida, designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los em suas batalhas, para que a comunidade do Senhor não seja como ovelhas sem pastor". Números 27:15-17

Moisés não pediu nada por si, ou por sua família, ou seus descendentes. 

Moisés tinha consciência da responsabilidade que pesava sobre seus ombros, e da dificuldade que foi conduzir o povo de Israel durante os quarenta anos no deserto.

Sabia que ainda havia muito pela frente, a conquista da terra prometida não seria sem lutas. Moisés temeu pelo destino do povo de Israel após sua partida.

Em sua oração Moisés pede ao Eterno que não permitisse que Israel ficasse como ovelhas sem um pastor.

A realidade que a Igreja do Messias vive em nossos dias não é diferente daquela que Moisés viu sobre a congregação de Israel. 

Infelizmente vivemos dias em que muitos crentes vivem como ovelhas que não tem pastor. 

De fato, há muitos maus lideres que tem dado péssimo testemunho, machucado as ovelhas, ensinado mentiras e afastado muitos do reto caminho.

Com isso, muitas ovelhas tem rejeitado a possibilidade de estar debaixo de uma liderança, andando sozinhas e procurando alimentar-se por si próprias. 

Neste quadro em que vivemos, a oração de Moisés tem muito a nos ensinar: "designe um homem como líder desta comunidade para conduzi-los".

No Novo Testamento encontramos que o Eterno tem designado sobre a sua Igreja líderes: 

"Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas." 1 Coríntios 12:28.

E o propósito destes é justamente o aperfeiçoamento dos santos, para que a Igreja possa atingir plenamente o seu objetivo.

Diante do cenário atual da Igreja, precisamos orar para que o Eterno levante líderes vocacionados, cheios do Espírito Santo, tementes a Deus e capazes para ajudar o corpo do Messias a cumprir o seu propósito.

Que o Eterno nos abençoe.

#Parashá #Pinchas
#Liderança #Ovelhas #Pastores

Comentários