Como precisamos vivenciar o mesmo espírito de Chanukkah!

Chanukkah é a festa das luzes, ou, também chamado festa da dedicação, da qual Yeshua participou em João 10:22.

Esta festa rememora os eventos dos Macabeus, e o milagre que aconteceu naqueles dias.

Israel estava dominado pelos Selêucidas (império grego-sirio), e o profano Antíoco IV Epifânio havia proibido os judeus de circuncidarem seus filhos, de guardarem o Shabat e de lerem a Torá, num esforço de fazê-lo assimilar a cultura grega.

Ele colocou uma imagem de Zeus dentro do Templo de Jerusalém, e fez sacrifícios de porcos no altar de Deus.

Um sacerdote chamado Matatias, pai de Judas, o Macabeu, iniciou a revolta, agrupando no deserto do Negev todos aqueles que estavam dispostos a lutar contra a assimilação e a profanação da Terra Santa.

Seu exército era composto de sacerdotes, levitas, artesãos e camponeses. Homens simples sem qualquer instrução em batalhas.

Em dois anos os judeus venceram o mais poderoso exército de seu tempo, Judas Macabeu reconquista Jerusalém, purifica o Templo, e prepara para rededicá-lo.

Mas, ao acender as luzes da Menorah, havia apenas um frasco de azeite santo, que tinha o selo do Sumo Sacerdote, e que duraria apenas um dia.

O tempo para a fabricação de um novo azeite seria de 8 dias. 

Eles decidiram ascender a Menorah com o óleo que tinham, e foram fazer novo óleo. No segundo dia o sacerdote percebeu que Deus havia multiplicado o azeite no frasco, e assim, a Menorah foi acessa pelos 8 dias que eles estavam fazendo novo azeite.

Como precisamos retornar a esse espírito de Chanukkah! Fazer o que é certo, o que é a vontade de Deus, mesmo que tenhamos que enfrentar exércitos. 

O milagre de Chanukkah nos ensina que devemos fazer sempre a vontade de Deus, e, naquilo que nos é impossível, haverá sempre o milagre de Deus.

Chag Chanukkah Sameach! Feliz festa de Chanukkah!

#chanukkah #macabeus #festadasluzes #milagre #fé

Comentários