Promessas maiores!



A bíblia é clara quanto à situação do homem diante de Deus, desde o Éden a humanidade vive em constante rebelião contra seu criador. Essa rebelião tem custos altos para toda a humanidade, que aparentemente, está disposta a persistir em seu caminho, afastando cada vez mais de Deus, e vivendo conforme seus próprios conceitos, alheios à vontade de Deus.
Na bíblia encontramos várias passagens informando a respeito do que vem a ser o inferno e declara que este é o destino natural do homem se este não se arrepender de seus pecados e voltar para Deus.
Sabemos pela Palavra de Deus que Jesus Cristo morreu na cruz em nosso lugar, para que fosse aberta uma oportunidade de salvação para o homem. Através do sacrifício de Jesus na cruz, e somente por causa deste sacrifício é que podemos experimentar o perdão de nossos pecados e sermos salvos da perdição eminente, desde que nos arrependamos e voltemos para Deus.
Mas será que as promessas de Deus para o homem se resumem apenas em livrar-nos do inferno? Será que a salvação que nos está proposta é apenas um lugar celestial, longe do tormento eterno que significa o inferno? O que a bíblia declara sobre as promessas para aqueles que herdam a salvação?
Creio sinceramente que se Deus nos prometesse apenas nos livrar do inferno eterno, já seria algo muito além do que nós poderíamos merecer. Na verdade somos todos injustos, mentirosos, caluniadores, maldizentes, e nossa lista de pecados é imensa. Sinceramente se Deus nos lança-se a todos no inferno sem nenhuma possibilidade de salvação, Ele estaria sendo justíssimo!
Mas quando conhecemos melhor sobre as promessas que Deus nos faz, e olhamos para quem verdadeiramente somos, percebemos que estamos diante de um Deus infinitamente maior em amor e misericórdia, do que podemos imaginar.
Não são poucos os textos bíblicos que fazem menção das promessas de Deus para nós, na verdade vamos ver apenas algumas das promessas que a bíblia declara que pertence àquele que se render aos pés de Cristo. O que pretendo aqui é que você, vendo com melhor clareza o futuro glorioso que Deus lhe propõe, que você possa amar ainda mais esse Deus que não tem limite em seu amor.
“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Apocalipse 5:9-10
Este texto de apocalipse nos mostra uma visão que João teve, do momento em que Cristo, depois de ter sido morto, apresentou-se como sacrifício diante de Deus pelos pecados da humanidade. Aqui neste texto há muitas questões interessantes que falam acerca da justiça e do juízo de Deus que há de se manifestar, simbolizado neste livro tomado por Cristo. Mas o que quero enfatizar é uma verdade que este versículo trás à tona quando diz: “com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”. Primeira coisa que fica clara nesta declaração é o meio pelo qual fomos comprados, “com o teu sangue”, o sacrifício de Jesus na cruz foi o preço pago por nossas almas. Segunda coisa que notamos nesta declaração é que “compraste para Deus”, ou seja, não somos de nós mesmos, mas fomos comprados, pertencemos a Cristo, que pagou o preço de nossas almas, portanto agora pertencemos todos a Ele. Terceiro ponto desta declaração, e no meu ver a mais significativa, diz com respeito ao propósito de nossa aquisição, “e para o nosso Deus os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”
Percebemos claramente que há um propósito em nos tornar participantes do reino de Cristo. Não meros expectadores, mas agentes participantes de um governo eterno.
O próprio Cristo nos deu uma idéia deste propósito ao narrar a parábola do filho pródigo, onde ele afirma que mesmo o filho tendo desperdiçado tudo o que seu pai lhe havia dado, e mesmo ele voltando para ser apenas um de seus servos, o pai lhe pôs roupas novas e um anel em seu dedo, símbolo de autoridade; o pai restituiu seu filho a sua posição legítima, mesmo que imerecida, e passaram a festejar o retorno do filho perdido.
“E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés; e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos; porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:21-24
Apóstolo Paulo em suas cartas sempre deixou claro para as igrejas que existe um propósito em nos tornar participantes de um reino eterno com Cristo.
“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” 2 Timóteo 2:11-12
“Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?” 1 Coríntios 6:2
Jesus também, quando estava narrando como se dará a sua segunda vinda à terra, no momento em que julgará o mundo e estabelecerá o seu reino, ele diz para os seus:
“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;” Mateus 25:34
Neste versículo notamos dois pontos relevantes, primeiro que o reino é dado por herança aos salvos quando diz: “possuí por herança o reino”, e segundo que desde antes do pecado vir a existir, Deus já havia planejado este reino para que nós fizéssemos parte dele: “que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
Sabemos que Deus criou o mundo e todas as coisas que existem para o homem, porém o pecado do homem corrompeu toda a natureza. A bíblia nos declara que toda a natureza anseia pela revelação dos filhos de Deus, porque sabemos que neste tempo Deus restaurará toda a criação.
“Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” Romanos 8:20-21
Aprouve a Deus que todos aqueles que se arrependessem e voltassem para Ele, através do sacrifício de Jesus Cristo, fosse participante desta restauração, sendo eles mesmos restaurados.
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11
Vemos que o propósito inicial de Deus ao criar o mundo e o homem não se perdeu com o pecado, mas será novamente retomado, agora não mais com homens apenas criados, mas que optaram por servir a Deus. A estes estará reservado o melhor da criação, e um reino eterno, longe de todas as desgraças que o pecado produz, experimentando uma vida plena e em abundância. Nisso vemos que se cumpre o que Cristo disse:
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10
O ladrão no caso é satanás, que ofereceu a Eva a oportunidade de pecar, e desde então continua roubando a paz, a vida, e a eternidade de muitas pessoas. Mas Cristo veio para trazer vida e vida em abundância, essa vida em abundância pode começar a ser experimentada nesse presente momento, mas sem dúvida o melhor dela se revelará no dia do Senhor, quando ele voltar para reinar com os seus. Por essa convicção Paulo escreveu aos romanos:
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:18
Quando olhamos para todas essas promessas não há como não nos admirar com o amor demonstrado por Deus, visto que não merecemos nada da parte dEle e tudo o que Ele nos dá é por sua graça. Se não bastasse nos livrar da condenação imposta pelos nossos próprios atos, ainda nos eleva à condição de filhos, co-herdeiros, reis e sacerdotes de seu reino eterno!
Qual a dificuldade que te impede de abandonar os seus pecados e se agarrar à esse Deus que te prometeu coisas grandes e maravilhosas? Qual o prazer que o pecado te proporciona que pode ofuscar as promessas do Deus altíssimo? Será prudente dar as costas a um amor tão grande?
“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8:5-8

Comentários